Eleições de 2026 já estão na agenda dos políticos

Mesmo empossados há menos de cinco meses, diversos vereadores já planejam candidaturas nas eleições de 2026

Por Paulo Cesar Magella

Embora a atual legislatura esteja apenas com quatro meses de mandato, já se especula quantos vereadores tentarão um mandato de deputado nas eleições de 2026. Em uma Câmara com 23 representantes, as listas iniciais chegam a pelo menos dez postulantes. Mas, com tamanho prazo, são apenas especulações, porque muitas dessas intenções precisam passar pelo crivo dos diretórios estaduais ou até mesmo pela cúpula nacional.
Outro fator são as composições partidárias que virão pela frente. Várias legendas deverão se unir em federação, o que pode ser, dependendo da situação, uma vantagem ou problema para os candidatos. O Cidadania viveu a experiência negativa ao se aliar ao PSDB. Não conseguiu eleger um representante sequer no último pleito. Os tucanos também continuaram fora da Câmara, e não se sabe se terão algum quadro na disputa pela Assembleia ou Congresso por Juiz de Fora. O partido primeiro precisa definir sua eventual fusão com o Podemos.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também