Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Coluna 31 06:00:00-08-2014

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

31/08/2014 às 06h00 - Atualizada 31/08/2014 às 06h00

PERPLEXIDADE NOS COMITÊS

Os comitês de Dilma e Aécio passam o fim de semana avaliando o efeito Marina na campanha eleitoral. Se em 2010 esse fenômeno ocorreu a 20 dias do pleito, este ano chegou mais cedo. A discussão, agora, é se ele vai se sustentar. Por conta disso, as próximas pesquisas serão emblemáticas, embora o grau de perplexidade já esteja dentro das instâncias tucanas e petistas, sobretudo após os números do Datafolha de ontem, pelos quais Marina subiu 13 pontos percentuais. Quando a avaliação vai para os estados, a preocupação aumenta mais ainda – a candidata do PSB cresce em redutos estratégicos como São Paulo e Minas Gerais, enquanto o PT se mantém estável no Rio, embora haja na base da presidente uma luta fratricida na disputa estadual. Aécio Neves deve ampliar suas ações em Minas, pois sua base será vital para contrabalançar sua performance em outros estados. Ele deve visitar Juiz de Fora no dia 19 de setembro.

Aqui também

Os próximos números irão dar o tom também na campanha de Minas. Enquanto os petistas comemoraram as recentes pesquisas, entre os tucanos o que se diz é que a história não é bem assim. Os trackings de campanha (acompanhamento diário por telefone) indicariam uma diferença bem menor do que a que tem sido divulgada pelos institutos. Estes, por sua vez, à medida que a disputa se aproxima, trabalham menos com as margens de erro. A aposta está nos indecisos. De acordo com o DataTempo/CP2, eles saltaram de 25% para 28%, em vez de caírem.

O conteúdo continua após o anúncio

Prudência

O prefeito Bruno Siqueira usou a prudência durante a passagem de Pimenta da Veiga por Juiz de Fora. Recebeu a comitiva no Aeroporto da Serrinha, com voto de boas-vindas – especialmente o ex-governador Antonio Anastasia, por suas ações na cidade -, e não ficou, sequer, para o encontro com lideranças políticas e candidatos da região. A comitiva do tucano desceu em seguida para o Calçadão da Rua Halfeld. Já de volta para o aeroporto, Pimenta e Antonio Anastasia disseram que gostaram da recepção dos juiz-foranos.

Sem referência

O ponto cego da campanha deste ano tem sido na disputa pelo Legislativo, exceção para o Senado – na qual apenas dois nomes sobressaem e o ex-governador Antonio Anastasia lidera com folga. Os candidatos à Câmara e à Assembleia atuam com pesquisas internas, mas estas fornecem apenas cenários localizados em determinadas regiões. Em Juiz de Fora, o que se diz é que pode ocorrer surpresa na ordem dos votos, mas tais observações são feitas com base em números cedidos pelos próprios partidos.

Descolados

Em reta final de campanha, a busca do voto tornou-se um projeto quase que pessoal, com os postulantes a cargos legislativos procurando se descolar dos candidatos à Presidência da República e governos estaduais. A prova material está nos cartazes e santinhos, nos quais a citação envolve apenas o candidato e o seu partido. Essa omissão, no entendimento dos analistas, facilita a adesão de eleitores comprometidos com candidaturas de diversas legendas. Essa prática consolida também a preferência pessoal em detrimento do voto ideológico.

Tribuna

Tribuna

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Coluna 31 06:00:00-08-2014

Por Tribuna

- Atualizada 31/08/2014 às 06h00

Ana Karoline Coutinho Barros pelas lentes do Studio Aluízio

Ana Karoline Coutinho Barros pelas lentes do Studio Aluízio

 

TRIBUNA E SOLAR DE CASA NOVA

Projetado pelo arquiteto Álvaro Gianini, o arrojado prédio na entrada do Estrela Sul, será a nova sede da Tribuna e das rádios Solar FM e AM. Com três pisos, sendo um de estacionamento, o amplo espaço vai abrigar a redação do jornal, os novos estúdios panorâmicos das rádios, os departamentos administrativos e financeiros, além da diretoria da Solar Comunicações. Toda a ambientação é da arquiteta de interiores Priscila Bastos Netto.

 

TEMPO DE FESTA

Além da sede nova, a Tribuna tem mais o que comemorar em setembro. Dia 2, o jornal estreia o moderno site, mais interativo, ágil e fácil, no mês em que também completa 33 anos proporcionando um jornalismo imparcial e de alta qualidade.

 

BIKES & MOTOS

Terça-feira, às 8h, no Premier Hotel, a Done promove café da manhã para o lançamento da Feira 2 Rodas, exclusiva do mercado de ‘bikes e motos. Será entre os dias 7 e 9 de novembro, no Independência Shopping.

 

MOEDA DIGITAL

Pesquisador do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio, o juiz-forano Gabriel Aleixo vem se dedicando ao estudo do Bitcoin. Vale a pena conferir seu artigo "Bitcoin – O que uma moeda digital tem nos ensinado – Lições sobre descentralização e inovação aberta", no blog do ITSrio.

 

ESTILO NÉOCLÁSSICO

Bem nos moldes dos edifícios neoclássicos de São Paulo, a Vieira Araujo inaugura, nos próximos dias, o edifício "Manhattan Residence", em ponto nobre da Avenida Rio Branco. Segundo os diretores Rogério Adum Araujo e Samir Vieira "é o mais moderno prédio construído pela empresa, dotado de sistema de automação e elevadores com supervelocidade, acionados pelas digitais dos futuros moradores".

 

PROJETO EXCLUSIVO

O "Manhattan Residence" tem projeto dos arquitetos Hélio Fádel Araujo e Fábio Garcia, que priorizaram um pavimento bem no estilo de um clube, com piscina, churrasqueira gourmet, ‘fitness’, sauna, ofurô, massoterapia, sinuca, enoteca, mesa de jogos e amplo salão de festas. São 16 apês de 300 m2 cada, com acabamento personalizado pelos proprietários; não existindo sequer duas unidades semelhantes.

 

PARA POUCOS

Interessado em dar um ‘up grade’, um bem sucedido profissional liberal de Juiz de Fora andou visitando concessionárias de carros da linha Premium, em São Paulo. Na agência da Mercedes, se encantou com uma AMG SL 65, de oito cilindros. Apesar de ser um modelo 2009, qual não foi sua surpresa ao saber o preço. A "bagatela" de R$ 550 mil.

 

TRADIÇÃO QUE SE RENOVA

A Tivoli Joias ‘by’ Eames, que mantém uma tradição de 45 anos, inaugura sofisticada loja nesta segunda-feira, na Galeria paminondas Braga. Com seu apurado bom gosto, Fernanda Falabella, do escritório Falabella Arquitetura, assina o projeto da Tivoli, que tem no comando Vânia de Landa e a filha Thaís de Landa Gonçalves.

 

ALTAR DE SÃO GERALDO

Maria Tereza e Tarcísio Picorelli Gonçalves estão convidando para o casamento da filha Fernanda e Alexandre Conceição, dia 27 de setembro, na Paróquia de São Geraldo.

 

A TODO VAPOR

Paralelamente à carreira do humorista Gustavo Mendes, Alex Monteiro está produzindo a exposição de Rio das Flores (RJ), de 4 a 7.

Entre as atrações, a dupla Henrique & Juliano, Aline Barros, Oba Oba Samba House e a banda juiz-forana Onze:20.

 

NO NORDESTE

Em Petrolina (PE), Aline Bastos participa de ‘workshop’ com o premiado fotógrafo Rafael Benevides. Será uma experiência de cinco dias reclusos em um local sem telefone e internet, utilizando todos os sentidos para uma fotografia mais rica.

 

NEGÓCIOS A MIL

Depois de iniciar suas operações na Europa com um escritório em Portugal, o Qranio (fundado pelo juiz-forano Samir Iásbeck) firmou parceria com a China Móbile.

 

FILOSOFIA DE TRABALHO

Interessante a mensagem de abertura do site da Transur, assinada por seu diretor Zezinho Mansur. "Quem aqui trabalha, do faxineiro ao diretor, não pode ter sangue nas veias, mas sim óleo diesel e tem que dar tudo de si para servir bem o nosso maior patrimônio que são os passageiros".

 

EXPÔ NA BAHIA

Um grupo de 16 alunos do atelier Pedro Guedes vai marcar presença na abertura da exposição do artista, "Múltiplos Olhares", quinta-feira, no Espaço Cultural dos Correios, em pleno Pelourinho, em Salvador.

 

EM DEFESA DE AÉCIO

Há vários anos morando em Belo Horizonte, Thaís Costa Bonato evidenciou o DNA político – seu avô era o ex-prefeito Olavo Costa e seu saudoso pai, o deputado Sérgio Olavo Costa. Ela postou aos amigos que "estamos com Aécio sempre! Não vamos deixar nos enganar por pesquisas. Força, luta… a batalha vai valer à pena. Eu acredito em Aécio".

 

SOBRE O PERDÃO

Orador espírita e autor de diversos livros, o baiano Divaldo Franco volta a Juiz de Fora. Ele vai falar sobre a "Psicologia do perdão", terça-feira, às 20h, no MHall. O convite é um quilo de alimento não perecível (colaboração espontânea).

 

EM FORMA

Atletas do Sport Club, Arthur Rizzo Duarte, Samuel Silva, Jefferson Britto, Douglas Leal, Ângela Macedo, Renata Barros e Antônio Bravo disputam o Circuito Rei e Rainha do Mar, hoje, no Rio. Sarah Lucas, Alessandra Brum, Márcia Coelho, Simone Turolla confirmaram participação na 5ª Corrida Camilo dos Santos/Associação dos Cegos. Hionara Botti, Eumar Werneck, Giovana Caruso, Eliane Dutra, João Rodrigues Bispo, Luis Fernando Bartholomeu, Marcius Itaborahy, Daniel dos Santos, Ângela Caixeiro e Cláudio Scaldini participam hoje da Meia Maratona Internacional do Rio.

 

AUTÓGRAFOS

Divaldo, que chega aos 55 anos de palestras na cidade, também vai autografar dois lançamentos: "Compromisso de amor" e "Sexo e consciência".

O conteúdo continua após o anúncio

 

TEMPORADA NA ITÁLIA

Nesta segunda, o jornalista Flávio Lins embarca para temporada de estudos na Università La Sapienza, sobre megaeventos contemporâneos como plataformas de comunicação. Ele vai dividir o tempo entre Roma e Milão, onde irá acompanhar os preparativos da Exposição Universal, em maio de 2015.

 

PAPO 10

Alunos da UFJF que integram o Programa de Educação Tutorial apresentam as seis modalidades de engenharia a um grupo de alunos, em final de curso, orientando sua escolha profissional. O ‘workshop’ será quarta-feira agora, no Apogeu – Santo Antônio.

 

CASA NO CAMPO

José Rocha, empresário bem sucedido da construção civil, está finalizando as obras do novo reduto rural, perto de Coronel Pacheco.

A inauguração será na festa de seu aniversário, dia 27 de setembro.

 

HOTEL NOVO

Numa roda de amigos, José Rocha confirmou para novembro a inauguração do Independência Trade – Hotel & Eventos, com 268 apartamentos e suítes. O seu terceiro (e maior) empreendimento hoteleiro na cidade tem singularidades, como o heliponto, cinco andares de garagem, escada rolante para a área de eventos com 2.650 metros quadrados (pé direito de 5,5 metros) e capacidade para 1.500 convidados. Além de bares, restaurante, área de lazer com piscina, sala de ‘fitness’ e sauna.

 

REGISTRO

A coluna se associa às manifestações de pesar ao arcebispo dom Gil Moreira pelo falecimento de sua mãe, Maria Tereza Mendes Moreira, em Itapecerica.

 

MARATONA DE DANÇA

Vivian Mockdece empolgadíssima com a maratona "Quem dança, quer dança" que realiza no próximo sábado. Serão 12 horas consecutivas de aulas de diversas modalidades, finalizando com uma eletrizante discoteca.

 

TOQUE SOLIDÁRIO

A maratona de dança será em prol dos Seguidores do Bem – Sebe, com arrecadação de leite para as 195 crianças assistidas pela instituição, que no próximo dia 21 completa sete anos.

 

VOO LIVRE

Gesane Lucchesi provocou ‘frisson’ na apresentação do projeto de expansão do Independência Shopping.

Dilva Porto nos preparativos para o 8º Encontro da Melhor Idade, que a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos realiza entre os dias 5 e 7 de setembro.

As agências Support, Trópico e Buena Vista representam Juiz de Fora na final do Prêmio de Tubal Siqueira, em Uberlândia.

Como aumentar os honorários médicos" será o tema da palestra do professor da UFMG Renato Camargos Couto, no Encontro de Cooperados da Unimed, dia 13 de setembro, no Premier Hotel.

Privilège e Miroir assinam o camarote do Neon Future Festival, sábado que vem, na Marina da Glória, no Rio.

Hoje, a partir das 16h, no Museu Mariano Procópio, acontece a terceira edição do JF Vijazz & Blues. No palco, Instrumental Nota Jazz, Trio O’ Clock e Shawn Holt with the Teardrops.

A Agrotela e a Toca dos Bichos são postos de arrecadação da campanha "Doe Amor Doe Ração", em benefício da Associação Vida Protegida – Avip, que dá assistência a cães e gatos abandonados.

Hoje, no Clube Dom Pedro, durante a final da Copa Estácio de Tênis, a Sudeste VW vai disponibilizar a nova Saveiro, com cabine dupla, para ‘test-drive’.

Noivado no circuito: Laura Nardelli Aráujo e Leonardo Baptista. O casamento será dia 4 de outubro.

Entre os aniversariantes deste domingo, Elizabette Julio, Hamlet Pernisa, Claudinéia Tereza da Silva, Álvaro Rosa, Cláudia Miranda, Ricardo Malhado e o fotógrafo da Tribuna Olavo Prazeres.

Amanhã é a vez de Ricardo Zacaron, Luis Alberto Gonçalves, Simone Souza Gomes, Betinho Calixto, Rogério Terra Jr., Breno Mendonça, Nanando Calixto e o hoteleiro Marco Antônio Coelho

O publicitário Nivaldo Alvarenga participou da inauguração da montadora chinesa Chery, em Jacareí (SP). Entre presenças ilustres, o vice-presidente Michel Temer (representando Dilma), vários ministros e o governador Geraldo Alckmin.

Skunk, Priscilla Stiebler, Bruna, Lápis de Cor e Loja Oficial Botafogo vão participar do Guest Fashion Inverno, a partir do dia 5, no Victory Hotel.

Depois de passar pela Redação da Tribuna, TV Alterosa e Panorama, Marcel Ângelo agora é jornalista da UFV.

Os 57 anos da Casa da Amizade serão comemorados com chá e ‘coq’ dia 11, nos Marcellu’s Recepções. Na coordenação, a presidente Sandra Machado Cordeiro.

Em Santos Dumont, repercute o lançamento do livro "Poesia é tudo", de Thiago Romano (14 anos). De família humilde, ele escreve desde os 9 e já tem mais de 500 poesias.

Camadas" é a mostra que o fotógrafo Marcus Leoni inaugura terça-feira, no Forum da Cultura. Suas lentes retratam o Reino Unido.

De Sagrado Lamir David: "Richelieu, famoso cardeal francês, afirmou: ‘Fazer uma lei e não fazer com que seja cumprida é autorizar a coisa que se quer proibir". Cai como uma luva nessa tal de lei chamada de Ficha Limpa"…

A banda Estação Blues é a atração do Som de Domingo, hoje, na concha acústica da UFJF.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Ascomcer, pelo telefone 3311-4000.

 

TOQUE

De Pablo Picasso: "Quando me dizem que sou muito velho para fazer uma coisa, procuro fazê-la imediatamente".

 

ANTENADO

Os muitos acidentes já registrados no trecho entre Juiz de Fora e Santos Dumont – o último deles fechando totalmente a BR-040 por mais de 20 horas – devem ser colocados nas agendas dos deputados federais Margarida Salomão, Júlio Delgado, Marcus Pestana e Luiz Fernando Faria. Com a prioridade que merece uma das mais importantes rodovias do país. Pelo menos duas pacientes de Santos Dumont, com cirurgias marcadas para a noite de quinta-feira em Juiz de Fora, tiveram que retornar, do meio do caminho, depois de um jejum de mais de oito horas.

Tribuna

Tribuna

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia