Executiva Nacional do União Brasil autoriza coligação majoritária com o Avante

Decisão da Executiva Nacional do União Brasil condiciona o apoio a Ione Barbosa à indicação do vice

Por Paulo Cesar Magella

A Executiva Nacional do União Brasil,.após análise de uma comissão opinativa criada para avaliar uma possivel coligação com o Avante em Juiz de Fora, considerou que essa possibilidade é viável, desde que o partido indique o candidato a vice na chapa encabeçada pela candidata Ione Barbosa.Assinado por todos os membros da Executiva Nacional, o documento foi encaminhado na noite desta quarta-feira ao presidente do diretório municipal, vereador Antônio Aguiar. O nome do vice continua indefinido, mas o advogado Fernando Fagundes Reis – o mais cotado – tem participado de todas as reuniões, inclusive a que foi realizada neste fim de semana em Belo Horizonte envolvendo lideranças dos dois partidos.

Abaixo a íntegra do documento

Comissão Opinativa criada por força da Resolução CN 02 de abril de 2024

Parecer sobre a Viabilidade da Coligação em Juiz de Fora/MG – Julho, 2024

1. Introdução
A presente análise visa avaliar a viabilidade político-eleitoral da coligação formada pelo União Brasil e o Avante para a campanha municipal de 2024 em Juiz de Fora. Destaca-se que não houve mais de um pré-candidato disputando a vaga pelo partido e nem impugnação à escolha, o que demonstra a viabilidade da coligação e a ausência de razões para oposição do diretório nacional.

2. Relato sobre os Valores do Partido conforme o Estatuto

O União Brasil conforme disposto em seu estatuto aprovado em Convenção do dia 6 de outubro se declara um partido social liberalista defensor dos direitos humanos e das liberdades civis. O partido acredita que o Estado deve atuar como regulador da economia para garantir à população acesso de qualidade a serviços públicos essenciais e fundamentais como saúde, educação, segurança, liberdade, habitação e saneamento.A estrutura interna e os fundamentos do partido baseiam-se no respeito à soberania nacional, ao regime democrático, ao pluripartidarismo e aos direitos fundamentais da pessoa humana, observando as normas constitucionais e legais (Art. 2º e Art. 3º do Estatuto). Os princípios do União Brasil incluem a valorização da justiça social, da igualdade de oportunidades e da transparência nas ações políticas. O partido compromete-se com a ética, a honestidade e a eficiência na administração pública (Art.4º do Estatuto).

3. Contexto

O União Brasil decidiu apoiar a candidatura da Delegada Ione, confirmada pelo Avante, para a prefeitura de Juiz de Fora. A Delegada Ione é conhecida por sua atuação destacada na segurança pública e possui forte apoio de lideranças políticas de ambos os partidos. A ausência de disputas internas e a trajetória política da Delegada Ione são fatores que fortalecem a coligação.

4. Viabilidade Político-Eleitoral

Apoio Político Sólido: A união entre União Brasil e Avante pode atrair um eleitorado amplo e diversificado. A presença de lideranças influentes de ambos os partidos fortalece a coligação. A combinação de bases eleitorais complementares pode consolidar um apoio robusto. Ausência de Disputas Internas: A candidatura da Delegada Ione foi confirmada sem impugnações ou disputas significativas, demonstrando uma unidade interna em ambos os partidos.

Cenário Favorável: A capacidade da Delegada Ione de responder às demandas sociais emergentes, como saúde pública e segurança, aumenta seu apelo junto ao eleitorado, criando um cenário favorável para sua candidatura.
.
5. Compatibilidade de Valores com o Avante

Objetivos Alinhados: A coligação compartilha valores e objetivos comuns, como a melhoria da gestão pública e o desenvolvimento urbano, fundamentais para Juiz de Fora.

Histórico de Colaboração: A integração de esforços entre os partidos aliados facilita a harmonização de valores e propostas. Fortalecimento da Base: A inclusão do União Brasil fortalece a base eleitoral da coligação, ampliando seu alcance.

6. Conclusão

Após análise criteriosa dos aspectos mencionados, a Comissão Executiva Nacional não identifica razões para se opor à coligação entre União Brasil e Avante, considerando sua viabilidade político-eleitoral, desde que o União Brasil indique o candidato(a) à VicePrefeito. A decisão visa fortalecer a presença do União Brasil nas eleições e garantir a implementação eficaz de suas propostas e programas de governo. A coligação deve ser coerente com os princípios e valores do partido conforme estabelecido no estatuto e promover uma administração pública ética, transparente e eficiente.

Comissão Executiva Nacional
Antônio Eduardo Gonçalves de Rueda
Antônio Carlos Magalhães Neto
Maria Emília de Rueda

Elmar Vieira Nascimento
Efraim de Araújo Morais Filho
David Samuel Alcolumbre Tobelem

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também