Como o deputado Bruno Engler (PL) não se elegeu para a prefeitra de Belo Horizonte, a Assembleia fará apenas três mudanças na sua composição, a partir de 2025, em decorrência das eleições municipais. Três deputados estaduais foram eleitos prefeitos ainda no primeiro turno e serão substituídos pelos respectivos suplentes. Douglas Melo (PSD) vai comandar a Prefeitura de Sete Lagoas (Região Central) após receber 43,23% dos votos. Como o primeiro suplente do PSD, Makoto Sekita, foi eleito prefeito de São Gotardo (Triângulo Mineiro), o segundo suplente, Adalclever Lopes, retorna ao Legislativo a partir de janeiro de 2025. Deputado estadual por quatro mandatos, ele presidiu a Assembleia de 2015 a janeiro de 2019.
Fábio Avelar (Avante) venceu em Nova Serrana (Centro-Oeste) com 60,85% dos votos. Assim, a advogada Carol Caram, primeira suplente do Avante, pode assumir uma cadeira na Assembleia. Já o deputado Coronel Sandro (PL) se elegeu em Governador Valadares (Vale do Rio Doce) com 52,95% dos votos. Com isso, Amanda Teixeira Dias, primeira suplente do partido de Coronel Sandro, será efetivada como deputada. Até o momento, ela está substituindo Alê Portela (PL), licenciada para exercer o cargo de secretária de Estado de Desenvolvimento Social. A outra vaga aberta na ALMG, em função dessa substituição, pode ficar com Lincoln Drumond, segundo suplente do PL, atualmente vereador em Coronel Fabriciano (Vale do Aço).
Apenas três deputados estaduais são eleitos para prefeituras municipais
Como Bruno Engler não teve êxito na disputa em Belo Horizonte, apenas três deputados estaduais serão mudados a partir do ano que vem