A uma semana do fechamento da janela partidária, políticos fazem os últimos acertos

A maioria dos vereadores já se definiu, mas como ainda há tempo, não se descartam possibilidades de novas mudanças na janela partidária

Por Paulo Cesar Magella

O fechamento da janela partidária, na próxima sexta-feira (5), fará desta semana um momento de idas e vindas de candidatos, já que nem todos estão com legendas definidas e alguns, mesmo já confirmados em novos partidos, continuam fazendo contas ante a movimentação de pares. No MDB há expectativa sobre os efeitos da filiação do ex-deputado Júlio Delgado, para disputar a Prefeitura, mas a questão é saber se ele levará alguém de seu grupo para o campo de disputa.

Maurício Delgado ainda avalia seu rumo político

Um dos nomes citados é do primo de Júlio, o vereador Mauricio Delgado, hoje filiado ao Rede e prestigiado pela direção nacional, que veio em peso para sua filiação partido. Ele ainda tem questões a definir: se vai disputar para prefeito, como chegou a ensaiar, ou se tentará a reeleição. Para a primeira pergunta tem como certa a sua desistência ante a candidatura de Júlio. Quanto a reeleição, ele ainda não dá garantias de buscar um novo mandato. Justiça seja feita, desde o ano passado ela já vem se manifestando insatisfeito com o cargo legislativo.

Detoni na lista dos pré-candidatos a vice-prefeito

Com Júlio no páreo, o jogo eleitoral passa, agora, para a escolha dos vices, já que o posto é fruto, na maioria das vezes, de composição com outras legendas ou segmentos. Quem será o número dois dos candidatos, a começar pela prefeita Margarida Salomão, é a questão. Ela não abre o jogo nem para os mais próximos, mas o nome do empresário Marcelo Detoni está em todas as mesas de discussão. Ele se filiou ao PSB, dentro do prazo de seis meses para o pleito, embora tenha respaldo também do PSD do deputado Luiz Fernando Faria, a quem prestigiou no sábado, dia 23, quando o partido fez um evento no Ritz Hotel.

Tucanos se juntam ao MDB e podem até indicar o vice

Os demais candidatos também se fecham em copas quando se fala em vice, mas as conversas, agora, passam a andar, já que, a partir do dia 6, não haverá mais prazo para mudanças de partido. Todos estarão no mesmo lugar. Júlio Delgado, por exemplo, deve deixar para o PSDB a indicação do vice. E provavelmente será uma mulher.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também