Escola sem partido
Presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Mattos (PSDB) recebeu ontem representantes da Frente Escola sem Mordaça, formada em Juiz de Fora por integrantes de sindicatos, entidades estudantis e movimentos sociais. Antes, o grupo fez uma manifestação em frente ao Palácio Barbosa Lima contra o projeto “Escola sem partido”. Recentemente, a proposição chegou a tramitar na Câmara por iniciativa do vereador André Mariano (PSC), mas foi retirada temporariamente de tramitação pelo próprio autor, após uma série de polêmicas. Aos manifestantes, Rodrigo defendeu o viés democrático do Poder Legislativo e afirmou que todos os movimentos “Fora” sempre terão voz, “seja por meio de instrumentos legais, como Audiência Pública e Tribuna Livre, previamente agendadas, ou por meio de reuniões, como a que aconteceu nesta terça”.
Prefeitos eleitos
Aproximadamente 50 prefeitos eleitos e representantes de cerca de 80 municípios da Zona da Mata se reuniram ontem em Juiz de Fora. Em encontro na Fiemg, acompanharam palestras que poderão lhes garantir ainda mais embasamento para os mandatos, como tratamento de resíduos sólidos, governança municipal, além de gestão pública e da saúde. O VI Encontro de Prefeitos Eleitos da Zona da Mata foi organizado pela Planejar Consultores Associados, com o apoio da Ampar. “Em um momento de grande preocupação com a crise financeira, a gestão de recursos e de pessoal foi algo bastante debatido”, ponderou Carlos Henrique Leal, diretor da Planejar.
Morre Geraldão
Foi sepultado ontem o ex-vereador Geraldo Pereira, que todos conheciam como Geraldão, falecido na noite de segunda-feira, aos 81 anos. Ele participou de três legislaturas: 1983-1988, 1989-1992 e 1993-1996. O primeiro mandato ocorreu quando o PMDB também chegou à Prefeitura, na gestão Tarcísio Delgado, de seis anos. Tinha seu principal reduto eleitoral nos bairros de Lourdes e Santo Antônio. Deixa esposa, Margarida Paula Pereira, e três filhas: Márcia, Rejane e Cida, e nove netos.
Há 40 anos
No dia 26 de outubro de 1976, a cidade também estava prestes a ir às urnas para eleger o prefeito. Não havia segundo turno, e o pleito ocorria no dia 15 de novembro. Nesta data, o então presidente Ernesto Geisel veio à cidade para lançar a pedra fundamental da Siderúrgica Mendes Júnior. A Avenida Rio Branco parou para o desfile das máquinas, e o palanque ficou cheio de candidatos. Afinal, ao contrário de hoje, eram poucos os partidos, mas permitiam-se sublegendas. Desta forma, foi preciso um exercício para abrigar, ao lado do presidente, os candidatos da Arena: Mello Reis (que venceria as eleições), Waldir Bessa e Oscar Surerus. O MDB só apresentou dois candidatos: Tarcísio Delgado e Sérgio Olavo Costa.
*COM RENATO SALLES