Custo da limpeza
Por iniciativa da vereadora Ana Rossignoli, a Câmara deve discutir um projeto polêmico, sobretudo na ótica dos proprietários de casas noturnas. Trata-se da obrigatoriedade de tais estabelecimentos ficarem com parcela de responsabilidade pela preservação do meio ambiente, da limpeza urbana e da saúde pública, evitando que plásticos, vidros, metais, restos de alimentos e bebidas fiquem dispostos nas vias públicas, “trazendo aos munícipes e a toda a coletividade danos desnecessários e evitáveis”. Por isso, as casas noturnas ou estabelecimentos congêneres ficam obrigados a proceder à limpeza da área pública externa, após a realização de eventos. Os empresários argumentam que já pagam impostos, pressupondo que tais custos já estão embutidos, considerando a ideia uma bitributação.
Emendas
O deputado Isauro Calais está comemorando a liberação de emendas, cujo montante chega à casa dos R$ 700 mil, para distribuição para escolas públicas municipais e estaduais. “Os recursos resolvem pequenas, mas importantes demandas, como compra de equipamentos. Já atendemos casos em que a escola precisava de bebedouro, outro de um projetor, que levava até os professores a fazer rifa para conseguir recursos. Com as emendas, é possível ajudá-los, sobretudo por entender que a educação é a principal arma contra a violência e as injustiças sociais”, destacou.
Reajuste
O Atos do Governo, “Diário Oficial” do município, publicou na edição de quinta-feira a sanção de mensagem oriunda da Mesa Diretora da Câmara concedendo reajuste salarial para os servidores efetivos e em comissão do Legislativo Municipal. A recomposição ocorreu com base no IPCA de 4,95%. O mesmo benefício será concedido também aos inativos e pensionistas, todos retroativos a 1º de janeiro. O reajuste, no entanto, não alcança os funcionários comissionados, de livre nomeação e exoneração e, muito menos, os diretores administrativo, jurídico e legislativo da Câmara.
Zico cidadão
Já está em tramitação nas comissões técnicas da Câmara projeto do vereador Adriano Miranda concedendo o título de cidadão honorário de Juiz de Fora ao ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira Arthur Antunes Coimbra (Zico). Na exposição de motivos, o vereador destaca que o atleta tem laços profissionais e afetivos com Juiz de Fora. O primeiro, por conta da franquia de um centro de treinamento que leva o seu nome, enquanto o segundo por sua decisão de encerrar sua vitoriosa carreira esportiva na cidade, num memorável Fla Flu, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em 1989.