Encontro regional do PMDB será no dia 7 de outubro

Por Paulo Cesar Magella

Nova data

O PMDB passou para 7 de outubro o encontro regional que faria no dia 30 de setembro, em Juiz de Fora, por recomendação do próprio presidente do diretório estadual, Antônio Andrade. A nova data foi definida por ser também a que marca o último prazo para mudanças de partido dos interessados em disputar as eleições em 2018. Além disso, de acordo com o princípio da anterioridade, é quando também encerra o prazo para mudanças na legislação com vistas ao pleito do ano que vem. Com todo esse material em mãos, Andrade entende ser possível fazer um encontro mais consistente, pois alguns nomes – de acordo com seu movimento – poderão indicar que tipo de disputa irão enfrentar. A reunião será na sede do PMDB, na Praça da República, e deverá contar com dirigentes de toda a região.

Novos rumos

O 7 de outubro será emblemático, sobretudo, para os políticos que ainda pensam em buscar novos rumos na temporada pré-eleitoral. Com problemas dentro de suas próprias legendas, ou atraídos por convites tentadores, terão até o início de outubro para se definirem. Um desses casos é o do presidente da Câmara, Rodrigo Mattos. Embora seja uma das principais lideranças do PSDB na região – tendo sido, inclusive, presidente do diretório municipal -, ele foi cortejado por outras legendas, como o PHS, sob a garantia de pleno apoio e menos concorrência interna. Não deu resposta, mas também não fechou as portas.

Convivência

Entre os deputados federais, o socialista Júlio Delgado deve continuar no PSB, mas ele também chegou a ser assediado para mudar de partido ante o embate quase que permanente com o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, virtual nome da legenda para disputar o Governo de Minas ou uma cadeira no Senado. Júlio não esconde a dificuldade na convivência, mas não avançou no tema com outros partidos. Os demais deputados – incluindo os estaduais – devem permanecer no mesmo partido, a despeito de pontuais dificuldades internas.

Conferência Regional

A secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento, Rosilene Rocha, tem agenda em Juiz de Fora na segunda-feira, para participar da Conferência Regional de Assistência Social, na etapa juiz-forana do trabalho que está sendo desenvolvido em todo o estado. Uma das questões é o que o Governo mineiro considera “desmonte do SUAS” – programa de capacitação -, que estaria na pauta do Governo federal, “por meio do congelamento dos investimentos na área social por 20 anos, da reforma da Previdência, dos cortes no programa Bolsa Família e da reforma trabalhista”. Desde agosto, os técnicos da secretaria fazem caravanas pelo interior para cumprir a agenda de debates. Em Juiz de Fora, o evento está previsto para o Gran Victory Hotel, das 8h às 17h.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também