Tribunal de Contas avalia eficiĂȘncia de portais de transparĂȘncia

Por Paulo Cesar Magella

O Tribunal de Contas de Minas Gerais publicou em sua pĂĄgina o relatĂłrio final do levantamento feito em portais eletrĂŽnicos de transparĂȘncia dos ĂłrgĂŁos estaduais e municipais do estado. Na fiscalização, constatou-se que os 150 portais selecionados mantinham site oficial prĂłprio na internet. O desempenho variou. Na mĂ©dia, o Executivo estadual teve uma mĂ©dia de atendimento de 92,80%; o Legislativo, de 49,21%; JudiciĂĄrio, 85,71%; Defensoria PĂșblica, 31,1%; MinistĂ©rio PĂșblico, 86,73%; Tribunal de Contas, 100%; Prefeituras Municipais, 70,14% e CĂąmaras Municipais, 58,52%. A mĂ©dia geral foi de 64,73%.

O relatĂłrio tambĂ©m revela que, na esfera estadual, os poderes Executivo e JudiciĂĄrio, bem como o MinistĂ©rio PĂșblico e o Tribunal de Contas divulgam as pessoas fĂ­sica ou jurĂ­dica beneficiĂĄrias dos pagamentos. Nos 67 municĂ­pios pesquisados, 93,1% das prefeituras e 90,3% das cĂąmaras municipais disponibilizam essa informação.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, jĂĄ tendo exercido as funçÔes de editor de polĂ­tica, editor de economia, secretĂĄrio de redação e, desde 1995, editor geral. AlĂ©m de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. TambĂ©m sou radialista Meus hobbies sĂŁo leitura, gastronomia - nĂŁo como frango, pasmem - esportes (Flamengo atĂ© morrer), encontro com amigos, de preferĂȘncia nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas nĂŁo se responsabiliza por este conteĂșdo e pelas informaçÔes sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentĂĄrios nĂŁo representam a opiniĂŁo do jornal; a responsabilidade pelo seu conteĂșdo Ă© exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injĂșrias e agressĂ”es a terceiros. Mensagens de conteĂșdo homofĂłbico, racista, xenofĂłbico e que propaguem discursos de Ăłdio e/ou informaçÔes falsas tambĂ©m nĂŁo serĂŁo toleradas. A infração reiterada da polĂ­tica de comunicação da Tribuna levarĂĄ Ă  exclusĂŁo permanente do responsĂĄvel pelos comentĂĄrios.



Leia também