Debate no 2º turno
A Rádio CBN e a Tribuna irão retomar a série de entrevistas com os candidatos, neste segundo turno, e realizar um debate no dia 27, nos próprios estúdios da emissora. Os detalhes foram acertados ontem, com a presença de representantes das candidaturas de Bruno Siqueira (PMDB) e Margarida Salomão (PT). No dia 18, entre 10h30 e 11h30, o entrevistado será o candidato do PMDB, enquanto no dia 20, no mesmo horário, será a vez da representante do PT. Como ocorreu no primeiro turno, o debate terá duas horas de duração, desta vez, entre 9h e 11h, com participação dos ouvintes, que terão direito a perguntas num dos blocos. Os candidatos serão sabatinados por jornalistas da rádio e do jornal, mas também terão espaço para fazerem perguntas entre si, com direito a réplica e tréplica.
Propaganda
Os candidatos voltaram ontem ao rádio e à televisão com a programação eleitoral gratuita e inserções de 30 segundos ao curso das programações. Como são apenas os dois finalistas, a Justiça Eleitoral ampliou o tempo. Agora, são 20 minutos, divididos em tempos iguais de dez minutos no primeiro bloco e tempo semelhante numa segunda jornada. Nas emissoras de rádio, eles se apresentam das 7h às 7h20 e de 12h às 12h20. Na televisão, os programas vão ao ar às 13h, até 13h20, e, à noite, entre 20h30 e 20h50. Em algumas regiões, os candidatos pediram menos tempo, em função do custo dos programas, mas em Juiz de Fora não houve essa concessão.
Pela segurança
Com seu período de reuniões ordinárias de outubro prestes a começar, a Câmara já tem marcada a sua primeira audiência do mês. A pedido do vereador Roberto Cupolillo (PT), entra em pauta a “violência sofrida por trabalhadores rodoviários no exercício da função em Juiz de Fora”. O texto se refere, principalmente, aos assaltos que têm ocorrido na cidade em que motoristas e trocadores têm sido vítimas. Para discutir o tema, foi convocado o secretário de Segurança Pública e Cidadania, José Armando da Silveira, e convidados representantes de Settra, PM, Polícia Civil, Ministério do Trabalho e Astransp.
Presidência da Câmara
Segunda maior bancada na próxima legislatura, o PTC também vai entrar no debate sobre a presidência da Câmara, na qual pelo menos dois nomes já trabalham duro nos bastidores: Rodrigo Mattos (PSDB) e Ana Rossignoli (PMDB). Na noite de segunda-feira, uma reunião entrou por noite adentro na casa do coordenador político da legenda, José Ferreira, com a presença dos três vereadores que irão representar a sigla: Delegada Sheila, a mais votada em Juiz de Fora, Luiz Otávio Coelho (Pardal) e José Fiorillo. O partido estuda a possibilidade de um deles ser lançado candidato, mas o martelo só será batido depois do segundo turno das eleições majoritárias. Se não houver esse entendimento, uma nova etapa seria avaliar qual dos dois projetos (Rodrigo ou Ana) irão apoiar.