Cientista político avalia as consequências do Governo Trump para o Brasil

O governo Trump pode impor pressões políticas ao Brasil, mas tudo dependerá de suas prioridades

Por Paulo Cesar Magella

Governo Trump. Eleito para um segundo mandato, embora não consecutivo, Donald Trump terá um Congresso menos hostil, já que deve conquistar maioria, e uma Suprema Corte bem mais conservadora, fruto, inclusive, de suas indicações. Com tamanho respaldo, ele deverá implementar uma agenda bem mais agressiva no viés moral e ampliar as ações contra os imigrantes. Para o cientista político Paulo Roberto Figueira, é razoável supor que a agenda trumpista tenha também grande impacto nas relações comerciais de todo o mundo – entre ele os exportadores brasileiros – caso se cumpra a promessa de aumento das tarifas de exportação.
Instituições pressionadas

Na questão política, o professor Paulo Roberto acentua que é de se supor que “as alas mais ideologicamente extremadas do trumpismo, façam movimentos para que o novo governo pressione as instituições brasileiras nos casos que envolvem a extrema-direita brasileira (julgamentos relativos ao 8 de janeiro ou inelegibilidade de Bolsonaro, por exemplo). O quanto a nova gestão abraçará esta demanda por pressão sobre o Brasil dependerá da correlação de forças que vier a se estabelecer no governo americano – certamente haverá também setores mais pragmáticos que podem ver esse movimento como dificultador da relação com nosso país (que é uma nação relevante, no papel de líder regional e economia emergente)”. Paulo Roberto está convencido de que os setores da extrema-direita americana vão tentar levar Trump a pressionar o Brasil. “Se conseguirão, só saberemos adiante”, finalizou.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também