Painel 07-06-17

Por Paulo Cesar Magella

Ação no TCU

Assinando o documento em parceria com o líder do PT na Câmara, Carlos Zaratini, a deputada Margarida Salomão ingressou ontem no Tribunal de Contas da União com uma representação contra a privatização do satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas. Idealizado ainda na gestão Lula para massificar o acesso à banda larga e promover a inclusão digital, o equipamento perderá o caráter público “e grandes empresas de telecomunicação se beneficiarão, sem exigência de qualquer meta de universalização ou preço mínimo de venda”. Neste novo modelo, segundo os signatários, o edital de privatização da capacidade em Banda Ka do satélite lançado pela Telebras em março, deixa inúmeras brechas e dúvidas sobre o processo e possuiu irregularidades a serem questionadas.

Idoso na pauta

Ainda em recesso, a Câmara já definiu o calendário de audiências públicas de junho, que começam no dia 19. A primeira, a pedido da Comissão Permanente dos Direitos dos Idosos, terá como tema o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra os idosos. Os números são perversos, pois revelam que as agressões são praticadas, na maioria das vezes, por parentes. Já no dia 20, a audiência vai tratar da criação do Departamento de Necropsia Animal, a pedido do vereador Vagner Oliveira (PSC).

Minha casa…

Os vereadores farão cinco audiências este mês. A terceira será no dia 21, por requerimento do vereador Luiz Octavio Coelho (Pardal – PTC), para discutir assuntos relacionados à Cesama. Já no dia 27 a pauta envolverá a prestação de serviços da Cemig, por sugestão da vereadora Sheila Oliveira (PTC). O ciclo termina no dia 29, quando, a pedido conjunto dos vereadores Marlon Siqueira (PMDB), Charlles Evangelista (PP) e Sargento Mello (PTB), será avaliado o programa Minha Casa Minha Vida em Juiz de Fora.

Novo comando

O governador Fernando Pimentel deu posse, na terça-feira, ao novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros. Trata-se do coronel BM Cláudio Roberto de Souza, que substitui o coronel Luiz Henrique Gualberto, no posto desde janeiro de 2015. Com a posse, o governador trocou os dois comandantes militares, uma vez que, depois de também ter assumido o cargo no início da atual gestão, o coronel Marco Antonio Bianchini foi substituído pelo coronel Helbert Figueiró de Lourdes no final de janeiro deste ano.

Juliana Netto

Juliana Netto

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também