Painel 06-10-2016

Por Michele Meireles

Propaganda política

A pedido dos comitês dos dois candidatos, a Justiça Eleitoral, por meio do juiz Edson Geraldo Ladeira, homologou a alteração do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, antes previsto para começar hoje. As inserções vão entrar no ar somente na próxima terça-feira, dia 11. A novidade é o tempo para cada candidato. Se no primeiro turno era proporcional ao tamanho da coligação, desta vez, ambos têm o mesmo período para apresentar suas propostas. E aí também há inovação. A propaganda irá direto até o dia 28, inclusive aos domingos, com duração de 20 minutos, dez para Bruno Siqueira e outros dez para Margarida Salomão. No rádio, será das 7h às 7h20 e das 12h às 12h20.  Na TV, será das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50. Eles ainda terão direito a inserções de 30 segundos durante a programação das emissoras. A propaganda nas ruas já está autorizada.

Só amanhã

O candidato Noraldino Júnior, terceiro colocado nas eleições para prefeito, marcou para amanhã uma entrevista coletiva para definir a sua posição no segundo turno. Em nota, ele antecipou que estará atuando. “Política não se faz com rancor, mas sim com amor, pensando nas pessoas. Agradeço à população que acreditou no nosso projeto pelos 47.110 votos. Estamos conversando com o nosso grupo e vamos tomar a decisão que considerarmos a melhor para Juiz de Fora.” Também por meio de nota, o candidato Lafayette Andrada disse que está discutindo sua posição com suas bases.

Redução

O Senado abriu consulta pública para saber a opinião das ruas sobre proposta de emenda constitucional, de autoria do senador petista Jorge Vianna, reduzindo o número de deputados e senadores no Congresso Nacional. O texto, que dá nova redação aos artigos 45 e 46 da Constituição Federal, estabelece que o número de deputados deve cair dos atuais 513 para 386, enquanto o de senadores, hoje estabelecido na média de três por estado, deve passar para dois por ente federado. Como são 26 estados e um Distrito Federal, a composição do Senado cairia dos atuais 81 para 54. Nas redes, a maioria é a favor, mas não se sabe se o Senado irá aceitar a mudança.

Multa eleitoral

Multado em R$ 5 mil por uma denúncia de postagem no Facebook, que a Justiça Eleitoral considerou propaganda, o ex-vereador Vanderlei Tomaz não esconde sua indignação. Pelas redes sociais, ontem, postou nota sobre a denúncia anônima e a consequente multa. Segundo ele, no dia 30 de julho, quando aconteceu uma reunião de pré-convenção do PSC, ele falou do evento em sua página, dizendo que tinha sido apresentado como pré-candidato. Um cidadão, que ele cita o nome e diz conhecer, fez um comentário falando sobre o seu trabalho na Prefeitura, e esse redarguiu, dizendo apenas que ficaria honrado em merecer o voto do comentarista, quando fosse confirmada a sua candidatura. Vanderlei recorreu, mas perdeu e já pagou a primeira parcela.

Michele Meireles

Michele Meireles

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também