Tribunal recomenda prioridade para questões envolvendo as mulheres

Por Paulo Cesar Magella

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais também aderiu às comemorações do Dia Internacional da Mulher. Nessa segunda-feira, seu presidente, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, e a representante da ONU Mulheres, entidade da Organização das Nações Unidas para a igualdade de gênero, Nadine Gasman, assinaram um memorando de entendimento para implementar diretrizes para investigar, processar e julgar crimes de violência contra as mulheres, criar balizas para que esses atos sejam julgados sob a perspectiva de gênero e incrementar a divulgação de ações de enfrentamento à impunidade, de prevenção e de combate a todas as formas de violência contra as mulheres. Em Minas Gerais, além das quatro varas especializadas na Lei Maria da Penha na capital, todos os juízes criminais no interior do estado darão atenção especial para os casos de violência doméstica e familiar durante a realização e da mobilização.

Homenagens

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, através do projeto Bem Comum, também irá desenvolver ações especiais nesta semana. No dia 8, entre 9h e 13h, será realizada uma ação social voltada para o público feminino, na Rua São João, no Centro. Serão oferecidos diversos serviços como cuidados com a pele, maquiagem, corte de cabelo, entre outros. Já a Câmara Municipal começou nessa segunda-feira uma semana inteira de eventos. O primeiro deles foi uma panfletagem, em frente ao Cine-Theatro Central, com o intuito de divulgar toda a legislação municipal que trata de proteção à mulher existente em Juiz de Fora.

Outra inauguração

Depois da inauguração do Teatro Paschoal Carlos Magno, após 37 anos de espera, o prefeito Bruno Siqueira se prepara para outra solenidade não só importante, mas simbólica, neste mês de março. Até o final do mês, vai entregar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto União-Indústria. Trata-se da primeira etapa concluída do esperado projeto de despoluição do Rio Paraibuna. A estação será responsável pelo tratamento de até 50% do esgoto da cidade nos próximos anos e terá impacto na coleta feita nos principais córregos da cidade.

Perdas e ganhos

A janela partidária, que se abre na quinta-feira, dia 8, terá sérias implicações para diversos partidos, forçando até mesmo na mudança de estratégias. Pelas primeiras contas, o que se diz é que o PSDB será o partido com maior número de baixas, fruto das dificuldades encontradas para convencer o eleitor após o episódio Aécio. Os parlamentares estariam pagando um preço muito alto pela proximidade com o senador, sobretudo por defenderem suas ideias. Mas essa conta é nacional. Quem deve ganhar mais é o DEM, que pode ter candidatura própria com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e ainda conta, em Minas, com o fator Rodrigo Pacheco. O deputado pelo MDB deve assinar sua ficha de filiação entre os dias 15 e 20 deste mês. Na próxima quinta-feira, aliás, ele estará em Juiz de Fora para receber o título de cidadão honorário concedido pelo vereador Antônio Aguiar.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também