Crochê: a técnica hit da próxima temporada!

Na quarentena, o antigo trabalho manual ressurgiu como viral nas redes sociais e como um dos artesanatos preferidos pelas grandes grifes

Por Patrícia Alvim

É fácil confundir, mas também é simples reconhecer. O crochê é o trabalho manual feito com uma única agulha de gancho, diferente do tricô, que demanda uma dupla de agulhas lisas como ferramenta. Ele também pode ser identificado pela trama, em geral mais aberta, a linha que pode ser mais grossa ou a gama maior de pontos possíveis de se fazer – cinco, para ser mais preciso, com os quais uma infinidade de variações são permitidas. Por isso, é tão comum ver crochês com diferentes desenhos e texturas em uma única peça, e não apenas liso, como é frequente no tricô.

FOTO 1 FOTO 3

Apesar das características próprias, há um fator essencial em comum nesses artesanatos, que explodiram em popularidade nos últimos meses: trata-se de um trabalho feito à mão. Com uma forcinha das redes sociais, como o TikTok e o Instagram, atividades como o crochê, o tricô e o macramê caíram como uma luva para os momentos de maior restrição, como quando estávamos isolados em nossas casas à procura de um hobby, um novo ofício para aprender.

A tendência foi impulsionada realmente pelos mais jovens, por meio das redes sociais, mas vale dizer que ela está dentro de uma movimentação mais ampla, de resgate de técnicas manuais. É uma arte passada de geração em geração, que remete a afetividade, e representa o trabalho dos artesãos, que está cada vez mais valorizado no mundo da moda em releituras do artesanato.

Muitas variantes determinam o que faz de um item luxuoso. A moda já demonstrou isso de diversas formas e, agora, parece se voltar ao trabalho, ao tempo e ao conhecimento usado na construção de um produto como um fator principal. E a valorização do artesanal, seja por alguém que reproduz um tutorial no TikTok ou por uma grande grife, é sempre um importante reconhecimento desse tipo de ofício historicamente menos prestigiado.

FOTO 4 FOTO 5 FOTO 2

Para quem deseja aderir a essa tendência, pode apostar em conjuntos de short e top, ambos de crochê ou usar e abusar das blusas combinadas com calças ou short jeans. O mais importante é pensar dentro do seu estilo pessoal como adaptar a tendência e se sentir bem com ela.

Ficha Técnica:

Fotos: Zara

Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também