É fácil confundir, mas também é simples reconhecer. O crochê é o trabalho manual feito com uma única agulha de gancho, diferente do tricô, que demanda uma dupla de agulhas lisas como ferramenta. Ele também pode ser identificado pela trama, em geral mais aberta, a linha que pode ser mais grossa ou a gama maior de pontos possíveis de se fazer – cinco, para ser mais preciso, com os quais uma infinidade de variações são permitidas. Por isso, é tão comum ver crochês com diferentes desenhos e texturas em uma única peça, e não apenas liso, como é frequente no tricô.
Apesar das características próprias, há um fator essencial em comum nesses artesanatos, que explodiram em popularidade nos últimos meses: trata-se de um trabalho feito à mão. Com uma forcinha das redes sociais, como o TikTok e o Instagram, atividades como o crochê, o tricô e o macramê caíram como uma luva para os momentos de maior restrição, como quando estávamos isolados em nossas casas à procura de um hobby, um novo ofício para aprender.
A tendência foi impulsionada realmente pelos mais jovens, por meio das redes sociais, mas vale dizer que ela está dentro de uma movimentação mais ampla, de resgate de técnicas manuais. É uma arte passada de geração em geração, que remete a afetividade, e representa o trabalho dos artesãos, que está cada vez mais valorizado no mundo da moda em releituras do artesanato.
Muitas variantes determinam o que faz de um item luxuoso. A moda já demonstrou isso de diversas formas e, agora, parece se voltar ao trabalho, ao tempo e ao conhecimento usado na construção de um produto como um fator principal. E a valorização do artesanal, seja por alguém que reproduz um tutorial no TikTok ou por uma grande grife, é sempre um importante reconhecimento desse tipo de ofício historicamente menos prestigiado.
Para quem deseja aderir a essa tendência, pode apostar em conjuntos de short e top, ambos de crochê ou usar e abusar das blusas combinadas com calças ou short jeans. O mais importante é pensar dentro do seu estilo pessoal como adaptar a tendência e se sentir bem com ela.
Ficha Técnica:
Fotos: Zara