Jardim: dicas de cuidados e decoração

Os jardins são lugares muito especiais. Isso porque nesses espaços as pessoas podem descansar, respirar o ar puro e confraternizar com familiares e amigos em momentos únicos

Por Patrícia Alvim

Os jardins são lugares muito especiais. Isso porque nesses espaços as pessoas podem descansar, respirar o ar puro e confraternizar com familiares e amigos em momentos únicos

Além da estética, as plantas trazem diversos benefícios quando utilizadas em espaços públicos, jardins, varandas e até interiores. Entretanto, para conceber um belo arranjo da vegetação com o espaço livre, é preciso um projeto de paisagismo. O paisagismo vai muito além das plantas e organiza a paisagem, em qualquer escala, com elementos funcionais e estéticos. É uma arte que visa ao projeto e à composição de um espaço livre com diversas espécies de vegetações e equipamentos.

As plantas são uma parte importante da composição da paisagem, e a escolha adequada das espécies faz toda a diferença no paisagismo. É importante levar em consideração as principais características do local, como quantidade de luz solar e o espaço disponível para o cultivo. Para compreender mais sobre esse assunto entrevistei o Eduardo Nalon, que é paisagista e proprietário da Cultivar Paisagismo.

PATRICIA FOTO 5

PATRICIA FOTO 6

Patrícia Alvim: Como é feito o planejamento de um jardim?

Eduardo Nalon: Primeiramente é feita uma visita no local onde será jardinado. Na visita observamos o ambiente por um todo, como sol, sombras, clima, tipo de solo, arquitetura do local e até o estilo de quem está contratando o serviço. A partir desse ponto nós elaboramos uma planta baixa do jardim, onde especificamos as espécies e detalhamos quantidades, espaçamentos, padrão das plantas a serem utilizadas. E a partir desse ponto chegamos a um orçamento.

Quais principais questões o cliente deve levar em consideração para ter um jardim?

O cliente deve sempre levar em consideração que ele está adquirindo um bem, que no caso é vivo e precisa de certos cuidados, tais como: rega periódica, principalmente nos primeiros meses, manutenção, adubação e às vezes controle de pragas. Para quem nunca teve e vai viver a primeira experiência, muda a rotina, mas por um bom motivo.

Quais plantas você indica para quem não quer ter muito trabalho com manutenção?

Hoje em dia temos muitas opções de plantas que necessitam de pouco cuidado. Por conta da rotina atarefada de algumas pessoas, os jardins vão se moldando de acordo com essas necessidades. Por exemplo: plantas que exigem pouca água, pouca poda e que não soltam muitas folhas são as “queridinhas”. Temos algumas opções como dassilirio, cicas, philodendros… a família das dracenas também teve um grande crescimento no mercado atual.

PATRICIA FOTO 3

PATRICIA FOTO 2

PATRICIA FOTO 4

PATRICIA FOTO 1

Ficha técnica:

Fotos: Cultivar Paisagismo

Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também