Estilo de vida: alimentação saudável!

A procura por alimentos mais leves e sem conservantes tem um aumento significativo durante o ano.

Por Patrícia Alvim

      A alimentação é, antes de tudo, um estilo de vida, faz parte de nossas escolhas pessoais. Optar por alimentos saudáveis mostra preocupação com o bem-estar físico e mental. Muitas pessoas estão preferindo consumir produtos da maneira mais natural possível, assim é mais fácil alcançar qualidade de vida. O abuso de comidas ricas em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças. No entanto, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade.

       A dica dos nutricionistas é seguir uma alimentação equilibrada e tentar fugir de refeições com muitos produtos industrializados. Se comer um macarrão industrializado, faça você mesmo um molho caseiro. Se quiser tomar um suco de frutas, tente tomar o natural, pois os alimentos industrializados contêm muitas substâncias, como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar doenças.

       Tente substituir alimentos mais pesados e gordurosos por versões mais leves sempre que possível. Podemos citar alguns tipos de alimentação que seguem essa linha: natural, orgânica, vegetariana, sem glúten e lactose. Em virtude da busca pela saúde, a comida japonesa é um dos cardápios que estão sendo muito procurados. “Estamos vivendo um processo de transformação dos hábitos alimentares. As pessoas estão mais preocupadas com a qualidade dos alimentos, com a origem, com a forma de preparo e até mesmo com o impacto causado no meio ambiente. E nesse processo de busca por uma alimentação mais saudável e natural, a culinária japonesa se destaca pela ampla gama de combinações e produtos”, destaca Gabriela Fernandes, proprietária do Arigatô.

       De acordo com Gabriela, “o salmão cru, conhecido como sashimi, ainda é o prato mais procurado pelo sabor e pelas propriedades nutricionais, já que é muito rico em proteínas, vitaminas D e complexo B e ômega 3, que é bom para a cérebro, sistema nervoso e cardiovascular”. Conta também que, por conta da dieta vegetariana, a busca pela culinária japonesa teve um aumento significativo nos últimos anos.

       O segredo da boa alimentação está em combinar todos os tipos de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água. A regra geral é que não há um tipo de alimento que deva deixar completamente a sua dieta, mas sim quantidades de nutrientes que devem ser controladas. Tudo é uma questão de variar o cardápio, não deixar de fora qualquer tipo de alimento e sempre comer em pequenas porções ou quantidades.

Sashimi

Sashimi2

Ficha técnica

Fotografia Henrique Mangeon e acervo Arigatô

Legenda da foto Gabriela Fernandes no restaurante Arigatô

 Leia mais em www.blogdapatriciaalvim.com.br

Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também