Amigurumi: os bonequinhos de crochê

Técnica artesanal é tendência de decoração e de brinquedos para as crianças

Por Patrícia Alvim

rodape patricia alvim 700x280 1 e1586542866263Você já ouviu falar na técnica artesanal amigurumi? O termo pode até não ser conhecido, mas fazer crochê é uma arte antiga que muitas avós aprenderam e passaram para suas filhas. No caso do amigurumi, a técnica é de origem japonesa e seu significado é “bichinho de pelúcia de crochê”. No entanto, outros formatos como corações, flores e frutas podem ser feitos com a técnica. Por conta disso, a técnica se tornou uma grande tendência de decoração e brinquedos lúdicos.

Amigurumi possui diversos significados. Isso acontece porque a palavra é formada por outras palavras. “Ami” significa “tricô” ou “malha”, e “nuigurumi” possui o significado de “bichos de pelúcia”. Entretanto, o amigurumi não é apenas feito com crochê ou tricô, já que para fazer diferentes partes do corpo do bichinho ou personagem é necessário usar outros materiais como algodão, botões, arames, entre outros. Portanto, não dá para levar o nome “ao pé da letra”, porque você pode usar a técnica para fazer muito mais do que apenas ursinhos de pelúcia.

PATRICIA Imagem1

Algumas marcas estão apostando na técnica para criar os produtos. Em Juiz de Fora, podemos destacar a AmalveAmigurumi. De acordo com Flávia Oliveira, proprietária da marca: “sou apaixonada por artes manuais, comecei a fazer amigurumis como uma forma de terapia. Essa arte, tão antiga e tão atual ao mesmo tempo, acabou me encantando. Crianças e adultos também amam o resultado. Passou a ser uma parte importante da minha vida”. Na AmalveAmigurumi há opções tanto para serem utilizadas como objetos decorativos quanto brinquedos para crianças. É um trabalho artesanal que envolve persistência e bastante criatividade.

A melhor parte dessa técnica é que atualmente é possível encontrar vários tutoriais disponíveis para fazer os mais belos bonequinhos. Além disso, você pode fazer amigurumis sob encomenda e vender para amigas, dando uma complementada na sua renda. Gostaram? Hora de colocar a imaginação para funcionar!

PATRICIA Imagem2 PATRICIA Imagem3 PATRICIA Imagem4 PATRICIA Imagem5

Ficha técnica:
Amigurumis: AmalveAmigurumi (@amalveamigurumi)

Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também