Mocha Mousse, a cor do ano 2025

O marrom suave reflete a sensação de conforto, conexão e harmonia, capturando o ânimo global pela busca de tranquilidade e bem-estar

Por Patrícia Alvim

Há algo fascinante no poder das cores em capturar o espírito de uma época. Para 2025, o Pantone Color Institute nos convida a mergulhar na essência do momento com a Pantone 17-1230 Mocha Mousse, um marrom quente e sofisticado que traduz o ‘zeitgeist’ global: o desejo coletivo por conexão, conforto e harmonia, simbolizando a busca universal por equilíbrio em tempos de complexidade.

A Mocha Mousse foi escolhida como a Cor do Ano 2025 após um detalhado processo de análise conduzido por uma equipe global, que analisou novas tecnologias, valores sociais, coleções de arte, destinos de viagens e o estado de espírito de ‘designers’ e consumidores ao longo do ano.

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“Para definir a Pantone Cor do Ano 2025, buscamos um tom marrom suave com uma riqueza inerente e um calor sensorial e reconfortante que captura ainda mais o nosso desejo por conforto e a indulgência por prazeres simples que podemos presentear e compartilhar com os outros.” Laurie Pressman – Vice-presidente do Pantone Color Institute

O tom rico inspira a valorização dos momentos simples da vida, despertando o olfato e o paladar. Evoca conforto e a indulgência pelos prazeres do cotidiano e a qualidade deliciosa do cacau, chocolate e café. Prazeres que nutrem não apenas o corpo, mas também a alma.

A tonalidade sugere conexão com o ambiente natural e a busca pelo equilíbrio neste mundo tão acelerado que vivemos. Está associada à honestidade e à autenticidade. Remete simplicidade, mas carrega uma riqueza visual que traduz elegância discreta, conectando com o luxo minimalista. O luxo simples, ligado a experiências e ao bem-estar.

O Pantone Color Institute destaca que esta escolha representa mais do que apenas um tom visualmente agradável. Laurie Pressman, vice-presidente do instituto, enfatiza que a Mocha Mousse foi pensada para ser usada tanto em pequenos detalhes quanto como protagonista, adaptando-se a diversas escalas e aplicações, na moda ou no ‘design’.

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No universo da moda

A Mocha Mousse desponta como um novo neutro, substituindo o bege e o cinza, trazendo uma nova sofisticação às composições.  É uma cor versátil e prática, que expressa uma elegância sutil, um glamour discreto e sofisticado, se adapta a diferentes estilos e contextos.

Funciona como protagonista em paletas monocromáticas, super chic! Ou como uma base neutra que eleva cores vibrantes, como o azul-gelo ou o rosa vintage.

Para ‘looks’ de inverno, é a base ideal para destacar tons intensos e profundos, enquanto, no verão, harmoniza perfeitamente com paletas claras, criando um efeito fresco e elegante.

A tonalidade é um convite ao ‘quiet luxury’, a tendência do luxo silencioso que celebra peças atemporais e bem elaboradas. Combine-a com tons clássicos de jeans ou preto para um visual sofisticado. Já para produções mais delicadas, aposte em paletas claras, ressaltando sua suavidade.

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“Expressando o desejo por prazeres cotidianos, a Pantone 17 -1230 Mocha Mousse reflete uma indulgência bem pensada. Sofisticada e exuberante, mas ao mesmo tempo um clássico despretensioso, a Mocha Mousse expande nossas percepções dos tons marrons, sejam humildes e estruturados ou aspiracionais e luxuosos. Infundida com uma elegância sutil e refinamento terroso, evoca um gosto discreto, com um glamour chique.”

Leatrice Eiseman – Diretora-executiva do Pantone Color Institute

 FICHA TÉCNICA

Fotos: site Pantone/Canva/internet

Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

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