Como aumentar as vendas com um sistema de gestão

Descubra como um sistema de gestão pode melhorar seus rendimentos e aumentar as suas venda

Por Marketing e Negócios

25644130 7076235 scaled e1666782811538
Foto: freepik

Trabalhar com vendas no contexto atual é um desafio diário que exige criatividade, inovação e ferramentas de qualidade. Para entregar produtos satisfatórios, que criem boas experiências, é preciso contar com métodos disponíveis em um sistema de gestão eficiente, software para gerir as métricas de sucesso e melhoria de qualquer negócio.

De fato, a venda é o resultado de um conjunto de fatores que precisa ocorrer de maneira equilibrada com os processos de fabricação, produção, marketing e vendas, tudo funcionando corretamente. Para isso, é importante que se tenha uma gestão empresarial efetiva. O objetivo não só na venda, mas também a experiência do consumidor com a marca.

A automação de processos surge como uma solução para melhorar a produtividade das empresas e aumentar seus rendimentos em meio a um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Neste post, entenda como utilizar um sistema ERP e aumentar vendas. Boa leitura!

O que faz um sistema ERP?

Um sistema ERP tem como objetivo automatizar processos da empresa para integrar as áreas e resultar em mais controle e produtividade das equipes. A sigla significa Enterprise Resource Planning, Sistema de Gestão Empresarial, justamente porque essa é a sua função: auxiliar na gestão empresarial de empresas de diversos nichos.

Ainda, atua na rotina das empresas, otimizando processos de produção, coleta de dados, tarefas demoradas e processos burocráticos que levam tempo e disponibilidade de funcionários. Desse modo, ao realizar as atividades relevantes das equipes, garante maior tempo para o desenvolvimento humano e da tecnologia dentro das organizações.

O sistema ERP é fundamental para melhorar as tomadas de decisão dentro das lideranças de médias e grandes empresas, já que compilam informações de todas as equipes de maneira online e facilitada.

Em grandes empresas, inclusive, é muito eficiente para a comunicação entre colaboradores da mesma equipe, mesmo que estes trabalhem em setores distintos, como é o caso do marketing e do comercial.

Como aumentar as vendas com o sistema ERP?

Para entender como o sistema ERP pode aumentar as suas vendas, basta pensar em como a integração das áreas de uma empresa é fundamental tanto para uma comunicação efetiva quanto para o engajamento dos colaboradores.

Com as informações alinhadas e um sistema de gestão eficiente, o resultado não pode ser outro: suas vendas aumentam de maneira exponencial. Confira!

Agilidade na tomada de decisões

Ser ágil na tomada de decisões é um fator fundamental para garantir a satisfação dos clientes. O software reúne as informações relevantes em um só lugar para facilitar a análise dos dados e sua interpretação.

Além disso, é possível prever sazonalidades de produtos e serviços, auxiliando no planejamento de promoções e campanhas de marketing.

Vendedores informados

O vendedor que está por dentro das informações do cliente, e de toda a trajetória dele, até aquele momento tem uma vantagem muito maior. Com o sistema ERP, até mesmo os vendedores que atuam longe dos demais setores conseguem acessar informações relevantes sobre os clientes com quem entrarão em contato.

Além disso, a equipe de marketing pode qualificar os leads e alimentar o software com esses possíveis clientes já qualificados, o que aumenta as chances do vendedor conseguir chegar ao objetivo final: a venda.

Simplificação de processos

Muitas vezes, as empresas utilizam vários documentos para armazenar informações relevantes, entretanto, não possuem nenhum tipo de integração. Ou seja, as informações se dispõe em locais diferentes, dificultando uma visão conjunta de todas as ações.

Ao simplificar os processos da empresa em um único lugar, pode-se realizar uma gestão empresarial mais eficiente e ágil, onde todas as informações podem ser encontradas e analisadas no mesmo local.

Gestão integrada e ampla das áreas

A gestão integrada e ampla das áreas é o resultado dos itens anteriores. Isso porque, com o sistema ERP, manter uma gestão transparente e integrada é muito mais fácil. Dessa forma, todos os colaboradores podem ter acesso às informações sobre a etapa do cliente.

Essa possibilidade cria uma vantagem no mercado contra empresas que não reúnem suas informações em um único lugar. Inclusive, esse acesso facilitado melhora o tempo de atendimento e resolução de problemas.

Cuidados ao escolher um sistema ERP

Na hora de escolher o melhor sistema ERP para a sua empresa, é importante considerar algumas características do seu negócio. Isso porque, como pode ser utilizado por diversos nichos, cada um apresenta uma demanda diferente.

Portanto, é preciso estar atento às demandas e observar se o sistema escolhido supre todas as necessidades. Veja!

Funcionalidades básicas

É fundamental verificar se o sistema ERP escolhido para a sua empresa realiza funcionalidades básicas, como:

  • Emissão de notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços diretamente no SEFAZ;
  • Controle financeiro de projetos e clientes;
  • Integração com as linhas de produção;
  • Compras de fornecedores;
  • Gerenciamento de estoque on-line;
  • Gestão comercial — CRM;‍
  • PDV on-line.

Desenvolvedor responsável

A empresa que fornece o sistema de gestão deve garantir manutenção, tecnologia e interface facilitada, para que todos sejam capazes de acessar de qualquer lugar onde estiverem.

Ainda, é preciso disponibilizar manutenção e serviços real time para não comprometer a rotina da empresa e nem gerar prejuízos – até porque essa não é a intenção do sistema.

Tipo de implementação

A implementação não ocorre do dia para a noite, portanto, é necessário preparar a empresa e a equipe. Os pilares do sistema ERP são: tecnologia, processos e pessoas, ou seja, é necessário reorganizar todos os processos, garantir o acesso das pessoas e optar pela melhor tecnologia.

Para isso, escolha um desenvolvedor confiável, entenda a complexidade da implementação (tempo e disposição) e a segurança dos dados.

Momento da empresa

O momento da empresa permite entender e analisar qual sistema de gestão será o mais eficiente no seu caso. Isso porque ele apresenta diversos tipos e funcionalidades.

Se a empresa for de pequeno e médio porte, talvez necessite da integração de poucas áreas e setores internos; mas, se for o caso de uma grande empresa, o sistema ERP deverá ser mais elaborado para integrar espaços diferentes e grandes quantidades de dados armazenados. Esses detalhes interferem diretamente no custo do sistema.

A venda é o resultado final

Na gestão empresarial consciente e efetiva, a venda é apenas o resultado de todo um trabalho realizado previamente. Isso porque muitas pessoas estão envolvidas nesse objetivo e, além de garantir o aumento dessas vendas, a satisfação do cliente também é um ponto importante.

Ao promover uma experiência de compra diferenciada, o pós-venda fica mais fácil e aumenta a certeza de que o cliente voltará a consumir. O uso de um sistema ERP garante que todos os processos acontecerão corretamente para criar uma equipe mais acolhedora e preparada.

Se você ainda não conhece um sistema de automação de processos eficiente, veja o que a Omie tem a oferecer. Referência no segmento de softwares empresariais, a Omie disponibiliza informações sobre todos os seus sistemas! Mantenha-se informado!

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também