A Copa do Mundo Feminina 2023 foi, de fato, uma revelação de estrelas. Se o Brasil conhecia o futebol das mulheres apenas até determinado ponto, agora, com certeza, os brasileiros conhecem muito mais.
Em parte, isso foi graças aos incentivos do poder público em tornar o mundial feminino mais popular.
Por outro lado, foi ainda, claro, o talento das jogadoras, que só cresce com o passar dos anos – o que faz com que tenham mais visibilidade.
Então, para ajudar também no crescimento do futebol feminino, reunimos aqui os times e jogadoras com os melhores status na Copa do Mundo de Futebol Feminina desse ano.
Na análise dos times, citamos os finalistas. E, na apresentação das atletas mais significativas para o torneio, você vai poder conhecer um pouco dos nomes mais relevantes da lista de artilheiras da Copa do Mundo Feminina 2023 do G1.
Pronto para embarcar nessa aventura?
Espanha
Para iniciar a lista com os melhores times e jogadoras da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023, temos a Espanha.
A seleção espanhola foi, afinal, a grande vencedora do torneio! Aliás, essa foi a primeira vez que as espanholas disputaram uma decisão do Mundial, tendo como adversárias as inglesas, que foram vencidas pelo placar de 1 a 0.
E, com a vitória, as espanholas puderam também se unir à Alemanha na lista de países que conseguiram o título tanto no mundial masculino como no feminino.
Inglaterra
Bom, se a atual edição da Copa do Mundo Feminina foi histórica para a Espanha, da mesma forma o foi para a Inglaterra.
Pois também as inglesas nunca alcançaram antes uma final ou mesmo uma semifinal do campeonato.
Classificada em primeiro lugar na rodada de grupos com nove pontos, a Inglaterra possui Hemp Alessia Russo e Lauren James como as suas grandes referências do ataque, todas com três gols cada marcados durante a Copa do Mundo.
Austrália
A Austrália acabou perdendo nas semifinais para as inglesas, mas mesmo assim foi capaz de deixar uma significativa contribuição para o esporte pela sua excelente atuação em campo.
A seleção coanfitriã da Copa do Mundo Feminina foi a única a ter vencido a Inglaterra.
Além do mais, as australianas têm a sorte de ter na sua equipe Hayley Raso, que integra a lista de artilheiras da competição.
Jogadoras com os melhores status na Copa do Mundo de Futebol Feminina 2023
Hinata Miyazawa
A artilheira japonesa conseguiu marcar cinco gols em quatro jogos do mundial, o que surpreendeu a todos.
Afinal, ela estava longe de ser cotada como uma das jogadoras mais relevantes da competição e também por nem ser atacante, mas sim meia.
Além disso, pela Seleção do Japão, única campeã de um mundial viva na atual edição da Copa do Mundo, Hinata havia feito apenas quatro gols em 30 jogos desde 2018.
Infelizmente, não foi dessa vez que a atleta pôde mostrar tudo que sabe, pois o Japão acabou sendo eliminado nas quartas pela Suécia, com um gol da japonesa Honoka Hayashi no 2 x 1.
No entanto, Miyazawa venceu o Mundial Sub-20, fazendo o seu primeiro gol no 3 a 1 contra a Espanha na final, além de ter sido eleita a melhor jovem jogadora do Campeonato Japonês.
Na Copa do Mundo Feminina 2023, a camisa sete do Japão marcou dois gols na estreia contra a Zâmbia; dois contra a Espanha na fase de grupos; e um contra a Noruega nas oitavas de final.
Alexandra Popp
A atleta alemã fez dois gols na vitória de estreia do 6 a 0 contra o Vietnã; e fez mais um na derrota por 2 a 1 contra a Colômbia; além do gol de empate no jogo com a Coreia do Sul.
E, mesmo que tantos gols não tenham sido suficientes para classificar a Alemanha para as oitavas de final, ainda assim a atacante do Wolfsburg é uma das candidatas a craque da Copa.
Afinal, é preciso valorizar tanto esforço. Quem sabe, no futuro, Alexandra Popp encontre a oportunidade que precisa para brilhar ainda mais além do tanto que já brilhou.
Kadidiatou Diani
Diani marcou três vezes na goleada de 6 a 3 sobre o Panamá, o que classificou a França às oitavas.
O gol marcado nas oitavas contra a Colômbia também foi da francesa, que atualmente joga no Paris Saint-Germain e está cotada como uma das vice-artilheiras da Copa do Mundo de 2023.
Além dessas três jogadoras, outras dez atletas figuram na lista de artilheiras do G1: Ary Borges do Brasil; Lauren James da Inglaterra; Amanda Ilestedt da Suécia; Hayley Raso da Austrália; Sophie Haug da Noruega; Eugénie Le Sommer da França; Jill Roord da Holanda; e o trio Jennifer Hermoso, Alba Redondo e Aitana Bonmatí da Espanha.