Mercado da beleza em crescimento: como fazer parte?

O mercado de beleza está crescendo a cada ano. Saber como fazer parte desse setor é o caminho para um futuro de imenso sucesso profissional

Por Marketing e Negócios

O mercado da beleza, especificamente o ramo da estética é um dos que mais cresce em âmbito mundial, e não seria diferente no Brasil.

O setor movimenta alguns bilhões de reais por ano, e apresenta crescimento considerável, se comparado ao mesmo período de anos anteriores.

Além disso, o país conta com indústrias próprias e conhecidas mundialmente. As exportações no setor de cosméticos apresentaram crescimento de mais de 17% no ano de 2023.

É justamente por esse sucesso nacional e internacional, que o mercado de beleza demanda de novos profissionais todos os anos.

Como conquistar um emprego no mercado da beleza

O mercado de beleza é bastante abrangente, engloba higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. E, não se trata apenas de produtos, mas de serviços, como tratamentos estéticos.

Assim, profissionais que querem atuar nesse mercado devem possuir conhecimento contínuo, dedicação, habilidades técnicas e entusiasmo.

Por sua abrangência, para atuar no mercado de beleza o profissional deve definir a sua área de interesse e buscar qualificação necessária. Por exemplo, uma esteticista precisa ter curso técnico ou superior. Já uma maquiadora pode realizar cursos livres para se aperfeiçoar.

Com novas técnicas surgindo, é imprescindível que o profissional se mantenha atualizado quanto às tendências.

Ter um bom portfólio, uma página nas redes sociais e networking ajudam no crescimento dentro do mercado de beleza. Uma esteticista, por exemplo, consegue elaborar seu currículo em poucos passos se usar um currículo de esteticista exemplo.

O currículo de esteticista para o mercado de beleza

Como o mercado está em franco crescimento, é necessário elaborar um bom currículo para se destacar e conquistar uma vaga. Até profissionais que não possuem muita experiência podem se sobressair se souberem como apresentar seus conhecimentos e habilidades.

Enviar currículos e se disponibilizar para fazer testes ou trabalhar por diária são maneiras eficazes de adentrar no mercado da beleza.

De maneira geral, o currículo para essa profissional deve ser composto de:

  • Informação pessoal;
  • Objetivo profissional;
  • Experiência profissional;
  • Educação e cursos profissionalizantes;
  • Habilidades e conhecimento; e,
  • Informações adicionais que forem necessárias.

É fundamental que para cada vaga, posição ou empresa que for se candidatar, o currículo seja modificado. Principalmente, para incluir as palavras-chave apresentadas no anúncio da vaga.

Geralmente as esteticistas possuem muitas habilidades e conhecimentos. Nesse sentido, inclua apenas aquelas que são relevantes para a oportunidade em questão.

Entenda a estética como sinônimo de bem-estar e saúde, demonstrando isso em seu currículo.

Para o documento, opte por um formato combinado e cronológico, onde as informações são apresentadas das mais recentes às mais antigas. Um design tradicional de fácil leitura demonstra ao recrutador seu senso estético aprimorado.

O que incluir nas seções principais do currículo

Antes de pensar no que acrescentar, tenha em mente que esse documento precisa ser enxuto. Mesmo que você tenha realizado muitos cursos em sua trajetória profissional, o documento deve possuir, no máximo, duas folhas.

Nas informações pessoais, inclua seu nome completo e dados de contato. Caso tenha um portfólio online ou uma página profissional em alguma rede social, pode acrescentar nesse espaço.

No objetivo profissional você deve, em poucas palavras, justificar sua candidatura. Explique em duas linhas o que te fez procurar essa clínica estética e como contribuirá com o negócio.

Em relação às experiências, detalhe as atividades realizadas, responsabilidades e resultados obtidos. Inclua as datas de início e fim e o nome da empresa, ou centro estético.

Por exemplo, inclua funções como hidratação capilar, técnicas de bronzeamento artificial, especialista em peeling, experiência como maquiadora de eventos, etc.

A educação é um ponto chave, principalmente para quem ainda não possui experiência. Inclua os cursos, especializações, seminários e congressos realizados na área da estética. Sempre inicie com o ensino mais avançado e recentes.

As habilidades são essenciais para o mercado de beleza, principalmente para as esteticistas. Assim, inclua as habilidades técnicas, como técnicas de maquiagem, uso de utensílios, drenagem linfática, endermoterapia, entre outras.

Não esqueça que o mercado de beleza trabalha com pessoas. Então, liste suas qualidades interpessoais, como comunicação, atenção, colaboração, simpatia, etc.

As informações adicionais são abrangentes, é uma seção onde você pode adicionar os equipamentos estéticos que já trabalhou, idiomas, métodos estéticos ou conhecimento em tecnologia.

Tendências e desafios do mercado da beleza

Por estar em expansão, o mercado da beleza traz cada vez mais inovações e tendências que os profissionais devem estar atentos.

Para começar, temos um mercado composto, em sua maioria, pelo público. Minas Gerais, que possui o segundo maior número de mulheres empreendedoras, tem neste segmento o grande foco das empresárias. Isso é uma tendência que deve se manter.

Os produtos veganos e orgânicos estão em alta pela importância em manter a sustentabilidade e bem-estar dos animais. Feitos com outros tipos de materiais, refletem um estilo de vida mais consciente, e é preferência da maioria do público.

Outra tendência é a personalização dos produtos para que atendam as especificidades de cada cliente. Novas formulações, tipos de embalagem e técnicas aplicadas devem ter como base as necessidades do consumidor. Assim como, ser inclusiva para tons de pele, tipos de cabelo, diversidade de corpos, e muito mais.

A concorrência é um dos maiores desafios do mercado da beleza, além da exigência do cumprimento de regulamentações e normas rígidas sobre a segurança dos produtos, rotulagem e publicidade.

Assim, para conquistar uma vaga no mercado de beleza, se mantenha atualizado quanto às tendências e os desafios da área. Construa um currículo atrativo e que demonstre todo seu histórico e potencial profissional.

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