Minas Gerais possui o segundo maior número de mulheres empreendedoras

Minas Gerais é destaque no empreendedorismo feminino, atrás apenas de São Paulo. Entre os nichos de atuação, o setor da beleza é um dos que mais cresce entre as mulheres mineiras

Por Marketing e Negócios

beautician doing filler injection female client scaled e1651754045893
Filler photo created by freepik – www.freepik.com

Em meio a crise, o mercado da beleza se mantém firme e com um faturamento bilionário, segundo a Euromonitor, em 2020 o setor de higiene e beleza cresceu 4% e em 2021 com projeção em 128 bilhões no Brasil. Em Minas Gerais, especificamente, não é diferente. Mulheres empreendedoras recorrem a esse mercado como um caminho para uma mudança de vida e incentivar a economia do país.

Fato é que mesmo em meio a situações econômicas adversas, pessoas estão cada vez mais dispostas a investir em tratamentos estéticos. Assim, nichos de crescimento que no passado eram de aumento sazonal, por exemplo a estética corporal são beneficiados por essa mudança de comportamento dos consumidores.

Contudo, atualmente os tratamentos de beleza vão além dos cuidados para o verão. A busca por procedimentos como o design de sobrancelhas e alongamento de cílios estão no topo do interesse em se tratando de estética facial não invasiva.

Afinal, o procedimento de design de sobrancelhas, por exemplo, é como uma maquiagem e quem faz uma vez normalmente fará constantemente. Com o alongamento de cílios não é diferente, o que levou a um crescimento nas franquias especializadas nesses serviços.

O aumento das franquias especializadas em cuidados com sobrancelhas e extensão de cílios

De acordo com o Portal Top Franquias, o nicho de franquias de design de sobrancelhas cresceu 3.1% em 2020, comparado com 2019, ou seja, no auge da pandemia, o setor continuou em expansão.

Trabalhar como franqueado ainda reduz riscos para as empreendedoras. Considerando que uma franquia é um negócio já testado, validado e inclui suporte e treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Serviços de alongamento de cílios são uma tendência e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado se mostrando uma área de atuação bastante lucrativa.

Durante a pandemia, os olhos ganharam destaque e as franquias voltadas à beleza dos cílios registraram recorde de crescimento mês a mês. A rede mais popular do setor fechou o ano de 2021 com projeção de crescimento superior a 70%.

Primeiros degraus para o empreender no setor da estética facial

É possível abrir uma franquia de alongamento de cílios com investimentos a partir de R$14.000,00.

Contudo, é comum empreender de forma totalmente independente e essa é uma possibilidade para reduzir o valor inicial. Para um espaço de atendimento básico sem custos de aluguel e apenas os materiais essenciais para os primeiros atendimentos é possível investir em torno de R$500,00.

No Brasil estima-se o número de 52 milhões de empreendedores, destes, 30 milhões são mulheres à frente de negócios. Entre os brasileiros cadastrados no MEI (microempreendedor individual), 48% são mulheres atuando em sua maioria no segmento de serviços nas áreas de beleza e alimentação.

Para se cadastrar no MEI como profissional extensionista de cílios, é possível acessando o Portal do Empreendedor, durante o processo é preciso escolher o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Economicas) adequado a prestação do serviço.

Uma opção é o CNAE 9602-5/02 – Destinado às atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza.

O fornecedor certo é tão importante quanto a técnica

 

A empresa João da Beleza é o ecommerce que disponibiliza matéria prima e equipamentos para profissionais do setor da estética.

É referência no fornecimento de materiais para alongamento de cílios e outros procedimentos estéticos para o rosto e corpo. Além de ofertar os melhores preços, trabalha com produtos de uso profissional testados e aprovados por órgãos de regulamentação como a Anvisa.

A empresa nasceu de uma ideia compartilhada entre amigos. A ideia era a venda e distribuição de produtos para o embelezamento do olhar e de venda exclusiva para profissionais.

O objetivo da João da Beleza é atender todas as lash designers (especialistas em alongamento de cílios) do Brasil e de toda a América Latina, sempre com o melhor atendimento e preço do mercado.

Qualificação online e gratuita para empreender na área da beleza

Instituições como o Sebrae oferecem cursos online para aspirantes e empreendedores. Para verificar quais cursos estão em oferecimento acesse https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

A ESCON – Escola de Cursos Online de MG também oferece cursos online e gratuitos.

No momento, a instituição possui um curso de especialização em alongamento de cílios totalmente gratuito. Para mais informações, acesse https://cursosescon.com.br/cursos e escolha entre os disponíveis.

Segundo Schumpeter, “Os requisitos principais para empreender são a habilidade para saber agir nos momentos de incerteza, a capacidade de trabalhar com as preocupações do cotidiano, como, por exemplo, tempo, renda, a resistência e as imposições do contexto social”.

 

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também