Betway mostra que prêmio do BBB não é o mais importante para participantes

Valor do prêmio não tem sido atualizado com a inflação

Por Marketing e Negócios

Juliette, Gil do Vigor e Sabrina Sato têm mais em comum além de terem participado do Big Brother Brasil. Os três mantiveram a fama mesmo depois de terem saído da casa mais vigiada do país. Juliette assumiu a carreira de cantora e tem participado de várias publicidades. Gil se tornou comentarista de economia, sua área de formação, e também representa várias marcas. Sabrina é apresentadora, empresária e até madrinha de escola de samba.

Para esses e outros participantes, o BBB foi mais do que uma oportunidade de ganhar dinheiro. Até porque, como apontou este levantamento sobre os prêmios nos reality shows, os R$ 1,5 milhões que serão pagos ao próximo vencedor estão defasados. Entenda por quê!

R$ 1,5 milhões deveria ser R$ 3 milhões

Como os brasileiros estão acompanhando nos últimos dois anos especialmente, o preço de nada permanece igual. Tanto produtos quanto serviços sofrem reajustes frequentes, por conta da variação cambial ou de outros fatores econômicos e políticos.

Consequentemente, o poder de compra vai sendo prejudicado. Afinal, a renda não costuma acompanhar o aumento dos valores. Então, uma pessoa que ganha R$ 2 mil e passa a ganhar R$ 2,1 mil depois de três anos, por exemplo, ainda está em desvantagem. Em 2021, a inflação chegou a mais de 10%, quase o dobro do que havia sido previsto pelo governo.

Para piorar, no dia a dia, a inflação pode ser ainda maior. “Às vezes, a população tem a sensação de que a inflação foi superior à verificada e divulgada – e na maioria das vezes essa premissa é verdadeira”, explica o economista e analista do IBGE Jefferson Mariano.

Para o prêmio do BBB vale o mesmo. O valor pago ao vencedor não é reajustado há 12 anos, e de lá para cá muita coisa mudou quando o assunto é preço. Ou seja, antes, R$ 1,5 milhões comprava mais do que os R$ 1,5 milhões de hoje.

De acordo com o site Betway, de apostas no BBB, o valor atualizado deveria ser de R$ 3 milhões. Assim, o ganhador teria o mesmo poder de compra do que quem ganhou R$ 1,5 milhões em 2010.

Prêmio maior é a visibilidade

Porém, o dinheiro não é mais o grande prêmio que os participantes almejam. Na era das selfies e do Instagram, a maior motivação para entrar na casa do BBB é “dar a cara a tapa” e sair com trabalhos.

Foi isso o que fez o lendário Gil do Vigor. Participante da mesma edição da vencedora Juliette, ele não chegou à final, mas fez história entre o público. Por conta do jeito irreverente, Vigor foi convidado para várias ações publicitárias de grandes empresas, como Santander e Amstel. O resultado? Segundo ele mesmo, já foi possível ganhar cerca de dez vezes o valor do prêmio.

Além do mais, durante a participação no programa, o elenco tem a oportunidade de ganhar vários outros prêmios, incluindo geladeira, máquina de lavar e até carros zero quilômetros. Ou seja, os R$ 1,5 milhões são apenas a cereja do bolo.

Para quem sabe aproveitar a oportunidade, o Big Brother Brasil pode ser só o começo de uma carreira bem sucedida. Independentemente de ganhar ou não o valor final, é possível se manter na mídia e ganhar mais dinheiro bem longe da casa mais vigiada do país, como fez Gil do Vigor e Sabrina Sato.

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