Todo empresĂĄrio sabe que deve ter um olhar atento Ă sua concorrĂȘncia, sempre tem aquele concorrente que incomoda, que parece estar em todos os lugares. Ă importante olharmos para os concorrentes com calma e atenção, pois sabemos que para a saĂșde e oxigenação de toda empresa Ă© necessĂĄrio acompanhar as tendĂȘncias de mercado, assim como as melhores prĂĄticas, para que com um toque de criatividade possa trazer inovaçÔes e novas estratĂ©gias ao negĂłcio. Analisar a concorrĂȘncia tambĂ©m pode ajudar a conhecermos mais sobre nossa prĂłpria empresa.
Dessa forma, conhecer o mercado e os concorrentes Ă© o ponto de partida para a criação de uma estratĂ©gia. Mesmo jĂĄ tendo experiĂȘncia de mercado Ă© sempre vĂĄlido listar aqueles concorrentes com os quais vocĂȘ mais se depara e realizar uma pesquisa com o intuito de identificar os seguintes pontos: Â
- Quais são as estratégias de divulgação que eles utilizam?
- Quais os canais de comunicação que eles utilizam e como é realizado o atendimento?
- Quais os diferenciais e vantagens do serviço ou produto que eles oferecem?
- Como ele reforça sua autoridade?
- O que os clientes falam sobre ele?
- Eles são mesmo meus concorrentes? O serviço ou produto ofertado por eles é o mesmo que eu proponho?
O segundo passo Ă© olhar para dentro da sua empresa. Um excelente exercĂcio Ă© realizar uma anĂĄlise SWOT (levantamento dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças). Leve em consideração na sua anĂĄlise os seguintes questionamentos:
- Quais os diferenciais do seu produto ou serviço? O que oferecem que não se encontra com facilidade no mercado? O que fazem de diferente?
- Quais aspectos da história, produto ou serviço reforçam a autoridade da sua empresa?
- Como quer se comunicar com o seu cliente ou como seu cliente gosta de ser atendido?Â
- Quais sĂŁo as suas personas? Do que elas gostam? Onde elas estĂŁo? O que agrega valor para elas?
- Como estĂĄ seu preço em comparação ao que pode gerar de valor ao seu cliente?Â
Com todas as informaçÔes dos seus concorrentes em mãos e feita essa reflexão interna, com certeza jå terão surgido alguns insights e então é a hora de criar a sua estratégia. Algumas dicas båsicas para auxiliar nesse momento são:
1 – Aposte na experiĂȘncia do seu cliente
O seu diferencial pode estar no como e nĂŁo no o quĂȘ vocĂȘ faz. Entenda quais aspectos do seu serviço sĂŁo inegociĂĄveis para o seu cliente, esteja o mais prĂłximo possĂvel deles, invista no pĂłs-venda, colha feedbacks, se adapte e fidelize.
2 – Comunique seus diferenciais
Estejam seus diferenciais ligados diretamente ao seu produto, ao seu serviço ou Ă sua autoridade, comunique-os. Faça questĂŁo de ressaltĂĄ-los em seu discurso de venda, em suas redes sociais, site … Faça com que eles estejam presentes na sua estratĂ©gia.
3 – Conheça seu cliente ideal
Se o seu negĂłcio ainda nĂŁo tem, faça o exercĂcio de desenhar detalhadamente as personas e caso jĂĄ tenha, revisite-as. Reflita sobre seus hĂĄbitos, o meio em que vivem, as pessoas que convivem, do que elas gostam⊠Ao montar a estratĂ©gia sempre se pergunte como suas personas reagiriam Ă ela.
4- Se posicioneÂ
Confie no potencial da sua empresa, nĂŁo dispute preços. Se baseie nos preços praticados no mercado, mas nĂŁo abra mĂŁo da saĂșde do seu negĂłcio para ter mais clientes. Se preocupe em ter bons clientes, clientes que irĂŁo ficar satisfeitos com seu serviço ou produto, que saberĂŁo reconhecer o valor do que foi entregue e que se fidelizarĂŁo e promoverĂŁo sua marca. Sempre venda o valor do seu produto ou serviço e nĂŁo o preço.
6 – Se mantenha em constante evolução
Se mantenha sempre informado das tendĂȘncias e boas prĂĄticas do mercado, realize estudos de concorrĂȘncia periĂłdicamente, invista em treinamentos e capacitaçÔes. NĂŁo hĂĄ estratĂ©gia que nĂŁo precise ser revisitada, esteja sempre aprimorando, trazendo inovaçÔes e recalculando a rota se necessĂĄrio.
Tenho certeza que reservando um tempo para realizar os exercĂcios propostos vocĂȘ irĂĄ identificar açÔes simples, fĂĄceis de serem colocadas em prĂĄtica, mas que jĂĄ irĂŁo ajudar a dar um passo adiante no posicionamento da sua empresa.Â