Como criar estratĂ©gias e se destacar da concorrĂȘncia?

É importante olharmos para os concorrentes com calma e atenção, pois sabemos que para a saĂșde e oxigenação de toda empresa Ă© necessĂĄrio acompanhar as tendĂȘncias de mercado, assim como as melhores prĂĄticas, para que com um toque de criatividade possa trazer inovaçÔes e novas estratĂ©gias ao negĂłcio. Analisar a concorrĂȘncia tambĂ©m pode ajudar a conhecermos mais sobre nossa prĂłpria empresa.

Por JĂ©ssica Martins

Todo empresĂĄrio sabe que deve ter um olhar atento Ă  sua concorrĂȘncia,  sempre tem aquele concorrente que incomoda, que parece estar em todos os lugares. É importante olharmos para os concorrentes com calma e atenção, pois sabemos que para a saĂșde e oxigenação de toda empresa Ă© necessĂĄrio acompanhar as tendĂȘncias de mercado, assim como as melhores prĂĄticas, para que com um toque de criatividade possa trazer inovaçÔes e novas estratĂ©gias ao negĂłcio. Analisar a concorrĂȘncia tambĂ©m pode ajudar a conhecermos mais sobre nossa prĂłpria empresa.

 

Dessa forma, conhecer o mercado e os concorrentes Ă© o ponto de partida para a criação de uma estratĂ©gia. Mesmo jĂĄ tendo experiĂȘncia de mercado Ă© sempre vĂĄlido listar aqueles concorrentes com os quais vocĂȘ mais se depara e realizar uma pesquisa com o intuito de identificar os seguintes pontos:  

 

  • Quais sĂŁo as estratĂ©gias de divulgação que eles utilizam?
  • Quais os canais de comunicação que eles utilizam e como Ă© realizado o atendimento?
  • Quais os diferenciais e vantagens do serviço ou produto que eles oferecem?
  • Como ele reforça sua autoridade?
  • O que os clientes falam sobre ele?
  • Eles sĂŁo mesmo meus concorrentes? O serviço ou produto ofertado por eles Ă© o mesmo que eu proponho?

 

O segundo passo é olhar para dentro da sua empresa. Um excelente exercício é realizar uma anålise SWOT (levantamento dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças).  Leve em consideração na sua anålise os seguintes questionamentos:

 

  • Quais os diferenciais do seu produto ou serviço? O que oferecem que nĂŁo se encontra com facilidade no mercado? O que fazem de diferente?
  • Quais aspectos da histĂłria, produto ou serviço reforçam a autoridade da sua empresa?
  • Como quer se comunicar com o seu cliente ou como seu cliente gosta de ser atendido? 
  • Quais sĂŁo as suas personas? Do que elas gostam? Onde elas estĂŁo? O que agrega valor para elas?
  • Como estĂĄ seu preço em comparação ao que pode gerar de valor ao seu cliente? 

 

Com todas as informaçÔes dos seus concorrentes em mãos e feita essa reflexão interna, com certeza jå terão surgido alguns insights e então é a hora de criar a sua estratégia. Algumas dicas båsicas para auxiliar nesse momento são:

 

1 – Aposte na experiĂȘncia do seu cliente

O seu diferencial pode estar no como e nĂŁo no o quĂȘ vocĂȘ faz. Entenda quais aspectos do seu serviço sĂŁo inegociĂĄveis para o seu cliente, esteja o mais prĂłximo possĂ­vel deles, invista no pĂłs-venda, colha feedbacks, se adapte e fidelize.

 

2 – Comunique seus diferenciais

Estejam seus diferenciais ligados diretamente ao seu produto, ao seu serviço ou Ă  sua autoridade, comunique-os. Faça questĂŁo de ressaltĂĄ-los em seu discurso de venda, em suas redes sociais, site … Faça com que eles estejam presentes na sua estratĂ©gia.

 

3 – Conheça seu cliente ideal

Se o seu negĂłcio ainda nĂŁo tem, faça o exercĂ­cio de desenhar detalhadamente as personas e caso jĂĄ tenha, revisite-as. Reflita sobre seus hĂĄbitos, o meio em que vivem, as pessoas que convivem, do que elas gostam
 Ao montar a estratĂ©gia sempre se pergunte como suas personas reagiriam Ă  ela.

 

4- Se posicione 

Confie no potencial da sua empresa, nĂŁo dispute preços. Se baseie nos preços praticados no mercado, mas nĂŁo abra mĂŁo da saĂșde do seu negĂłcio para ter mais clientes. Se preocupe em ter bons clientes, clientes que irĂŁo ficar satisfeitos com seu serviço ou produto, que saberĂŁo reconhecer o valor do que foi entregue e que se fidelizarĂŁo e promoverĂŁo sua marca. Sempre venda o valor do seu produto ou serviço e nĂŁo o preço.

 

6 – Se mantenha em constante evolução

Se mantenha sempre informado das tendĂȘncias e boas prĂĄticas do mercado, realize estudos de concorrĂȘncia periĂłdicamente, invista em treinamentos e capacitaçÔes. NĂŁo hĂĄ estratĂ©gia que nĂŁo precise ser revisitada, esteja sempre aprimorando, trazendo inovaçÔes e recalculando a rota se necessĂĄrio.

 

Tenho certeza que reservando um tempo para realizar os exercĂ­cios propostos vocĂȘ irĂĄ identificar açÔes simples, fĂĄceis de serem colocadas em prĂĄtica, mas que jĂĄ irĂŁo ajudar a  dar um passo adiante no posicionamento da sua empresa. 

 

CREDITOS LARCHCOMPARTILHAJESSICA MARTINS

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Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

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