Metodologia OKR e a gestão dos indicadores

Construir um planejamento estratégico é a base de um negócio bem sucedido. Mas tão importante quanto definir essas estratégias é entender como colocá-las em prática de forma efetiva.

Por Luciano Larcher

Você já ouviu falar no OKR, a metodologia queridinha de grandes empresas como Google e Intel?

Construir um planejamento estratégico é a base de um negócio bem sucedido. Mas tão importante quanto definir essas estratégias é entender como colocá-las em prática de forma efetiva.

Desenvolver uma maneira de cobrar os colaboradores e analisar seus resultados tem sido um verdadeiro desafio no mundo corporativo.

Talvez por isso a procura por ferramentas de gestão esteja crescendo constantemente.

Especialmente neste momento de turbulência, uma dúvida vem perseguindo empresários e gestores: Como definir metas e indicadores que possam mensurar o trabalho da minha equipe?

A resposta é simples: através da metodologia OKR. E é justamente sobre ela que vamos conversar neste artigo.

Afinal, o que é o OKR?

É um modelo de gestão empresarial focado em resultados.

Negócios bem sucedidos são aqueles que focam em metas e objetivos que realmente fazem a diferença.

Com a metodologia OKR, você consegue fazer justamente isso: definir prioridades e analisar as métricas mais relevantes.

Vale lembrar que essa metodologia é usada pelo Google desde 1999, quando a empresa contava apenas com 40 funcionários.

Isso mostra a capacidade de realmente mudar o rumo de um negócio que o OKR possui, seja em pequenas empresas ou multinacionais.

Como essa metodologia é utilizada no mundo empresarial

A sigla OKR é uma abreviação da frase Objectives and Key Results, que em português significa Objetivos e Resultados-chave.

Como o próprio nome já indica, esta metodologia é dividida em dois elementos principais:

Objetivos

Os objetivos são todas as coisas que uma empresa deseja conquistar. Eles devem ser apresentados de forma curta, inspiradora e que motive os colaboradores.

Bons exemplos de objetivos que seu negócio pode traçar são:

  • Encantar os clientes;
  • Aumentar as vendas em X%;
  • Conquistar autoridade em seu nicho de mercado;
  • Lançar um novo produto;
  • Aumentar o número de leads na base de contatos.

Na hora de definir seus objetivos, sempre use verbos. Essa linguagem direta ajuda sua equipe a ter essas metas sempre em mente.

Resultados-chave (Key Results)

Depois de definir os objetivos, é hora de pensar em maneiras de atingi-los. E este é o momento em que os Resultados-Chave se tornam importantes.

Basicamente, os Resultados-Chave são métricas que te permitem analisar o quão próxima sua empresa está de alcançar os objetivos traçados.

Em outras palavras, eles são metas menores que influenciam diretamente sua jornada até conquistar o objetivo principal.

Para facilitar seu entendimento, vou te dar um exemplo tendo um objetivo como base:

Objetivo: Encantar os clientes

Resultado-chave #1: Possuir um bom NPS (Net Promoter Score)

Resultado-chave #2: Manter uma taxa de resolução de problemas de pelo menos 95%.

Com esses Resultados-Chave, você analisa cada objetivo tendo como base números concretos e métricas.

Isso faz com que suas metas sejam mais objetivas e possíveis de serem cumpridas.

Aqui no Grupo Larch, nós recomendamos que para cada objetivo você tenha de 2 a 5 Resultados-Chave que possam ser quantificados e mensuráveis.

Benefícios do OKR

diagrama de metodologia okr

A metodologia OKR, além de resolver quaisquer problemas de gestão empresarial, também oferece outros inúmeros benefícios, como:

Utilização em diversos setores da empresa

Quando aplicado de forma eficiente, o OKR pode ser usado tanto em um contexto geral (da empresa como um todo) quanto de forma individualizada.

Este segundo caso diz respeito à definição de objetivos específicos para cada departamento da empresa, o que permite analisar e metrificar o papel individual de cada colaborador.

Planejamento a médio prazo

Outra característica que permite ao OKR se destacar de outras metodologias é sua abordagem das estratégias e metas.

Uma vez que nos orienta a traçar objetivos para um período de 3 meses, essa metodologia permite que as empresas tenham mais foco e agilidade na busca por seus objetivos.

Isso também estimula uma maior flexibilidade por parte dos colaboradores, que precisam estar constantemente se adaptando a novos cenários.

Transparência

Uma vez que os OKRs devem sempre ser disponibilizados a todos os colaboradores da empresa, essa metodologia tem como base a transparência.

Com ela, as equipes sempre estão atualizadas e conseguem entender o rumo que a empresa está tomando.

Possibilidade de transformar os objetivos em atitudes

Quando se tem a possibilidade de metrificar os objetivos, a tendência é que todas as ideias saiam do papel e sejam, de fato, colocadas em prática.

Dessa forma, ao aplicar o OKR e perceber exatamente o que é preciso para atingir os objetivos empresariais, seus colaboradores vêm mais valor no trabalho e ficam mais motivados.

O OKR é uma boa ideia para sua empresa?

Agora que você já conhece a fundo o OKR, é hora de analisar os frutos que essa metodologia pode trazer ao seu negócio.

Sem dúvidas, esse é um assunto que vale a pena se preocupar. Afinal, uma boa gestão estratégica é o diferencial de grandes empresas.

Caso você tenha qualquer dúvida, conte conosco do Grupo Larch.

TESTE LUCIANO

Grupo Larch

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Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

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