Com a aproximação do final do ano, o pagamento do 13° salário se torna uma preocupação para as empresas. Para que uma empresa chegue ao final do ano e fique despreocupado com o pagamento do 13° salário, o ideal é que esta obrigação e os encargos que a envolve tenha sido contemplado no planejamento orçamentário. Sabemos que esta não é a realidade da maioria das empresas.
Mais e agora? O que podemos fazer faltando poucos meses para o pagamento 13° salário?
1. CERTIFIQUE-SE DAS DATA DE CUMPRIMENTO DESTA OBRIGAÇÃO
O 13° salário é um direito trabalhista garantido a todos os trabalhadores com registro em carteira no Brasil. O pagamento é feito em até duas parcelas, sendo o pagamento da primeira parcela até 30 de novembro e o pagamento da segunda parcela segunda até 20 de dezembro.
O valor do 13° salário corresponde a 1/12 da remuneração total do empregado durante o ano. Para calcular, somam-se os salários de todos os meses trabalhados e divide-se por 12.
Solicite a contabilidade uma previa dos valores a serem pago aos colaboradores e também uma prévia dos encargos advindos do pagamento, para facilitar assim a projeção dos pagamentos e de seus encargos.
2. ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA
O fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro em uma empresa ao longo de um determinado período. Ele reflete a saúde financeira do negócio, mostrando se a empresa tem recurso suficiente.
Acompanhar a entrada e saída de recursos permite identificar períodos de alta e baixa liquidez, facilitando o planejamento dos próximos passos.
- Após analisar como está o fluxo de caixa, podemos buscar alternativas para melhorar o caixa, conforme abaixo:
Uma decisão a ser tomada é sobre o pagamento Integral ou parcelado esta obrigação. Esse pagamento pode ser dividido em duas parcelas, conforme a legislação vigente. - Entradas ou recebimentos: Após analisar o fluxo de caixa e entender qual é o prazo de recebimento que a maioria dos clientes possuem com sua empresa, podemos tentar viabilizar condições de pagamentos um pouco mais atrativa para os clientes que pagar avista, assim estimulados o cliente a pagar avista e temos recursos disponíveis mais rápido.
- Saídas ou pagamentos: Assim como as contas a receber, as contas a pagar também requer uma analise para entender os prazos de pagamento.
deve-se tentar viabilizar junto ao fornecedor um prazo de pagamento maior e se possível diluir em mais parcelas se não tiver acréscimo de juros.
3. CORTE DE DESPESAS
Despesas Supérfluas: Identifique e reduza gastos não essenciais.
4. ALAVANÇAR AS VENDAS
Promoções: Lance promoções para aumentar rapidamente a receita.
Venda de Estoques: Considere vender produtos ou ativos não utilizados ou pense em como fazer para que este ativo volte a trazer receita
5. PLAN.EJAMENTO ORÇAMENTÁRIO PARA O PROXIMO CICLO
O planejamento orçamentário é fundamental para a saúde financeira, porque oferece uma visão clara de como as receitas e despesas serão geridas ao longo do ano. Por tanto, reserve um tempo para planejar o próximo ano e ficará tranquilo no próximo ciclo pois todos os gastos estarão contemplados no seu planejamento anual.