Dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa

A gestão financeira tem um papel fundamental no sucesso ou insucesso da empresa, é preciso ter um conhecimento amplo e profundo do negócio para que possa ser identificado falhas e oportunidades que são decisivas para o posicionamento do negócio no mercado.

Por Letícia Leite

Garantir uma gestão financeira de uma empresa é uma das principais preocupações dos empreendedores que buscam garantir o sucesso de seu negócio. Uma gestão financeira executada com disciplina, organização, planejamento, criação de indicadores, monitoramento de resultados e controle do fluxo de dinheiro traz resultados muito positivos e satisfatórios para o negócio, mas muitos empresários ainda têm dificuldades com o assunto.

Mas o que é uma gestão financeira? Nada mais é que procedimentos administrativos que envolvem as análises e decisões estratégicas relacionados aos recursos financeiros disponíveis na organização. Com ela é possível avaliar as oportunidades de crescimento e os pontos de alerta do negócio. É importante obter uma gestão financeira eficiente para as empresas, para que se possa manter competitividade no mercado e viabilizar o crescimento.

Assim, o setor de finanças tem um papel fundamental no sucesso ou insucesso da empresa, é preciso ter um conhecimento amplo e profundo do negócio para que possa ser identificado falhas e oportunidades que são decisivas para o posicionamento do negócio no mercado.

Portanto, uma gestão financeira assertiva permite que a empresa fique menos exposta a riscos para um crescimento contínuo e organizado, para verificar se está sendo assertivo nas ações planejadas para o crescimento da empresa segue algumas dicas importantes.

 

  • Acompanhe diariamente o seu fluxo de caixa

São fundamentais os acompanhamentos e as análises diárias do fluxo de caixa, para que se possa evitar prejuízos e gastos desnecessários, ficando mais fácil identificar oportunidades de crescimento.

  • Acompanhe indicadores de resultados

Analisar o comportamento de todos os componentes de resultados da empresa é fundamental para que o negócio prospere, histórico de receitas e despesas, relatórios com números que permitam fazer uma avaliação, análises de entrada e saída são exemplos que auxiliam em uma avaliação aprofundada sobre as finanças auxiliando nas tomadas de decisões.

  • Adote ferramentas tecnológicas

A utilização de softwares específicos para o segmento auxilia a centralizar as informações garantindo uma visão ampla sobre as finanças, existem tecnologias para controle de fluxo de caixa, pagamentos, conciliações, mas é preciso encontrar o que vá de encontro com as necessidades da empresa.

  • Faça análises de resultados

Mensalmente, reserve um tempo para olhar com cuidado os números da empresa e verificar o que aconteceu dentro do mês, para que se possa identificar possíveis erros e pensar em possibilidades que faça não os repetir nos próximos meses.

  • Faça um orçamento anual

As projeções de receitas, despesas e o balanço patrimonial do seu negócio devem compor seu orçamento, cujos objetivos devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa. Através do orçamento é possível mapear a origem, o destino e a movimentação dos recursos do negócio.

  • Revise seu planejamento

Para uma boa gestão financeira é preciso reavaliar periodicamente o que foi determinado e perceber se ainda está adequado às necessidades atuais do mercado. É sempre importante ter planejamentos para quando o cenário for diferente do esperado. Em um mercado acelerado, ter flexibilidade e postura inovadora são ações necessárias para crescer mesmo nas adversidades.

LETICIA OP

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também