A cultura organizacional confere identidade às empresas. É um dos elementos mais importantes dentro de uma organização. Quando ela é forte, entendida, aceita e praticada por todos os membros, cria um bom ambiente de trabalho e influencia os resultados.
Cultura, de modo geral, acontece por meio da relação entre pessoas que, por sua vez, passam a compartilhar crenças, valores e hábitos. Trata-se do resultado dessas interações em um dado ambiente e como esse ambiente responde a essas interações. No meio organizacional, vale destacar que a cultura recebe influência direta da mentalidade de seus fundadores. O empreendedor começa a construir, de modo consciente ou não, a cultura de seu negócio por meio de sua própria personalidade. Aquele ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” quase nunca funciona, já que a liderança é um exemplo forte dentro de uma empresa.
Começar o desenvolvimento de uma cultura organizacional efetiva não é uma tarefa simples, especialmente, quando a empresa já está em funcionamento e, com o passar do tempo, naturalmente, foi adquirindo uma maneira de ser. Antes de se pensar na cultura é necessário que se tenha de forma bem estruturada sua missão, visão e valores, já que eles são os pilares da cultura organizacional de qualquer empresa. Além disso, precisam ser claros, transparentes e inspiradores. Alinhar às expectativas dos gestores com o que é realizado na prática pode ser um grande desafio, mas que precisa ser superado.
A cultura organizacional real é aquela praticada no dia a dia: na linguagem que as pessoas usam (entre si, com os clientes…), nos rituais realizados (reuniões, eventos…), nos símbolos adotados (logos, decoração…), nos tipos de recompensas oferecidas (dinheiro, viagens, elogios…), entre outros. A falta de uma cultura organizacional bem estruturada e compreendida pelos colaboradores pode impactar negativamente em vários aspectos como alta rotatividade de funcionários, baixa produtividade e falta de credibilidade no mercado.
Diferença entre cultura organizacional e clima organizacional
Estes são dois conceitos que costumam ser confundidos – cultura organizacional e clima organizacional. Em síntese, podemos dizer que a cultura é formada pelas crenças, hábitos, valores e ética que moldam a forma de pensar e agir de todos que fazem parte da organização. Ela é fundamental para o planejamento estratégico de qualquer negócio, já que dita a maneira de conduzi-lo e deve estar sempre de acordo com a missão, visão e valores propostos.
Já o clima organizacional pode ser definido como o conjunto de sentimentos e percepções que as pessoas têm sobre o trabalho, a empresa e o ambiente como um todo. Essa percepção pode ser positiva ou negativa. É comum o clima sofrer alterações e, por este motivo, se torna importante medir periodicamente o nível de satisfação dos funcionários. Para tal, são muito utilizadas as pesquisas de clima realizadas por meio de formulários anônimos, estimulando a participação e sinceridade dos seus colaboradores. Ela deve ser aplicada pelo RH da empresa com o intuito de repensar estratégias que melhorem o ambiente de trabalho e a motivação dos funcionários. Mas, se faz imprescindível transformar os dados coletados nessas pesquisas em planos de ações, caso contrário, não fará sentido. O clima organizacional é uma parte integrante da cultura organizacional e um indicador de extrema relevância.
Entender e promover uma cultura e um clima organizacional que engaje os profissionais na empresa é essencial para realizar uma boa gestão de pessoas e alcançar bons resultados, no entanto, um ponto que precisa ficar claro é que o sucesso disso não é responsabilidade apenas do setor de RH, ela precisa ser uma missão de toda a empresa.
Como conservar a cultura organizacional quando a empresa começa a crescer?
Se a cultura organizacional é o que irá definir a forma como os colaboradores se comportam dentro do ambiente de trabalho, se faz indispensável que o processo de recrutamento e seleção a leve em consideração no momento de atrair novos talentos. Afinal, é primordial que haja uma identificação entre empresa e profissional para se construir uma parceria de sucesso. Apresentar e utilizar a cultura no processo de seleção dará uma maior assertividade às contratações, pois, serão escolhidos profissionais que tenham maior fit cultural com a empresa. Após, efetivada a contratação do novo colaborador, é necessário, também, garantir que no processo de onboarding exista uma etapa de imersão sobre a cultura.
Cada vez mais, os profissionais estão buscando oportunidades de emprego em empresas nas quais se identificam. A cultura organizacional é um dos critérios avaliados pelos melhores candidatos a uma vaga de emprego. Da mesma forma que, apenas oferecer uma boa remuneração e benefícios para os colaboradores não tem sido mais suficiente para que muitos profissionais se mantenham no emprego. Hoje as pessoas querem ter a sensação de pertencimento e de perceberem que seus objetivos convergem com os da empresa.
Acreditar nos valores e na cultura da empresa gera engajamento profissional, redução de turnover, formação de equipes coesas, harmônicas e motivadas. Além disso, de maneira orgânica, interfere positivamente na percepção dos stakeholders em relação à empresa e alavanca melhores resultados.
Na prática, a cultura organizacional serve como um guia de conduta para todos da empresa. Pode-se dizer que, a cultura é tudo aquilo que acontece em uma empresa mesmo quando os donos não estão por perto.
Vale ressaltar ainda que, a cultura organizacional não precisa ser estática. Apesar de ser algo estrutural, ela pode e deve se transformar ou se aperfeiçoar, gradativamente, de acordo com os planos da empresa ou com as exigências do mercado. Ainda que se saiba que processos de mudanças não costumam ser fáceis, eles são possíveis sim, de serem conquistados.
Para finalizar, é fundamental ter em mente que a cultura organizacional precisa ser efetivamente aplicada no dia a dia e não ficar apenas no discurso dos gestores, caso contrário, os colaboradores perderão a identificação com a empresa. A cultura precisa ser uma verdade que pulsa em cada pessoa do time.