Os benefícios da consultoria empresarial para o sucesso do negócio

Sabemos que muitas vezes a jornada de empreender é solitária, cheia de dúvidas e inseguranças. Em um mundo cada vez mais conectado, contar com um parceiro consultivo permite atalhar caminhos e fazer aliados perante os desafios financeiros, estratégicos, operacionais e humanos que encontramos nas empresas.

Por Marcelo Freitas

Sabemos que muitas vezes a jornada de empreender é solitária, cheia de dúvidas e inseguranças. Em um mundo cada vez mais conectado, contar com um parceiro consultivo permite atalhar caminhos e fazer aliados perante os desafios financeiros, estratégicos, operacionais e humanos que encontramos nas empresas.

O primeiro passo é estar aberto. 

Naturalmente o hábito da decisão pode nos tornar mais cheios de certezas, sobretudo no ambiente corporativo onde, embora muito se tem trabalhado e discutido sobre a importância de uma cultura que promova o conforto emocional para que as pessoas tenham liberdade de opinar e discordar, na prática ainda vemos muitas oportunidades a serem trabalhadas. O papel do consultor pode contribuir tanto no comportamental quanto no técnico, seja estruturando meios e rituais que estimulem a contribuição do time ou ainda, ajudando os decisores em uma posição mais aberta à escuta e por que não, de mais consulta ao time.

O ato de consultar implica em pedir a opinião ou o conselho de alguém, o que já traz naturalmente para essência da consultoria empresarial o sentido de somar à tomada de decisão, uma visão externa e imparcial sobre o negócio, seus processos e suas várias formas de se chegar à um resultado esperado.

Para isso estabelecer uma relação de confiança é fundamental, tanto para se mostrar vulnerável diante de dúvidas e inseguranças empresariais, quanto para acolher as sugestões, seguir as determinações e implementar as melhorias acordadas.

Ampliação e transferência de conhecimento

A oportunidade de conectar um maior número de profissionais com diferentes visões, conhecimentos e vivências, pode fazer toda a diferença ao negócio, mas o custo disso pode ser alto em determinados modelos de negócio o que traz outra importante vantagem à consultoria empresarial.

Podemos perceber facilmente que a solução para transpor boa parte das barreiras que nos deparamos nas empresas, já existem e já foram implementadas em algum outro lugar ou segmento, isso quando já não são de conhecimento da própria empresa mas não há momento para se discutir melhorias ou ainda segurança se aquela solução irá funcionar.   

Um parceiro de negócios que entenda a dor se aprofundando nas soluções, mas que principalmente tenha a expertise em como colocar para rodar, sabendo quais as etapas de uma implantação, os caminhos a trilhar com o time e de uma forma metafórica, quais os botões apertar, através de profissionais de especializações diversas, pode ser a chave que falta para transformação da organização.

Direcionamento estratégico

Olhar para dentro da empresa não é fácil, muito menos para fora dela. Entender o cenário externo, as tendências de mercado e as oportunidades não aproveitadas, pode ficar mais fácil se somadas as visões de quem transita em diferentes segmentos e se relaciona com diferentes realidades. 

Ao mesmo passo ter um direcionamento estratégico para o negócio, refletindo seu posicionamento, o propósito da marca ou produto perante ao mercado, pode ser muito complicado sem a ajuda e o direcionamento de um parceiro de negócios que além de ter um olhar mercadológico, domine a técnica de como fazer.

Além disso uma consultoria empresarial pode facilitar a tradução e o desdobramento desta estratégia para todos os níveis da empresa, pavimentando o caminho até alcance dos objetivos esperados. 

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também