TikTok: como a estratégia de marketing pode se adaptar à ascensão da rede?

Em abril de 2020, o TikTok já contava com mais de 2 bilhões de downloads no mundo todo. Com números tão expressivos, é quase impossível que a ascensão da plataforma não tenha influenciado a estratégia de marketing das empresas. Mas como uma empresa pode aproveitar todo esse potencial para a divulgação da sua marca?

Por Arthur Barone

Até mesmo para quem não é usuário ativo das redes sociais, pode perceber que, no último ano, a ascensão de uma nova rede gerou algumas mudanças na forma de produzir conteúdo para a internet e fez com que outras redes sociais já perpetuadas, buscassem atualizações rápidas para se manterem competitivas.

O TikTok ganhou força em 2019, e no Brasil em 2020. Ele surgiu, na verdade, na China em 2014, com o nome de Musical.ly – um antigo app em que as pessoas postavam vídeos dublando músicas -, mas só em 2017, o TikTok surgiu oficialmente, quando foi comprado por uma empresa conterrânea que havia desenvolvido um app parecido, o Douyin.

Em 2019 e 2020, decorrente do distanciamento social, a rede se tornou um passatempo – muito divertido, por sinal – que ganhou espaço e dificilmente vai cair em desuso.

O princípio do TikTok é a produção de conteúdo em audiovisual. Vídeos que podem durar de poucos segundos até 3 minutos, com altíssima capacidade de viralização – de conteúdo e músicas – pelo algoritmo favorável, ao contrário de outras redes.

Assim, vídeos e músicas que ficaram famosas na plataforma, viraram Trend e ganharam o mundo através do app, e pessoas que gravavam e regravavam inúmeras vezes um conteúdo cresceram junto com eles.

Com o hype do TikTok e o boom de downloads que o app teve em tão pouco tempo, algumas empresas também embarcaram nas trends e começaram a produzir conteúdo por lá. Mas é preciso ter cuidado para que a presença digital não se torne algo apelativo.

Entendendo o público da rede

De acordo com algumas pesquisas, os usuários mais ativos no Tik Tok tem características bem específicas. Como boa parte dos vídeos postados são voltados para o humor, o público é bastante jovem, ou melhor, adolescente. No entanto, isso é algo que já tem mudado justamente pelo crescimento e destaque que a plataforma tem ganhado. As gerações mais antigas também já estão presentes, e não só como views, mas produzindo conteúdo ativamente.

Sendo mais específico, segundo um levantamento realizado pela GlobalWebIndex, no Brasil, já são cerca de 7 milhões de usuários – sim, é muita gente – e 40% desse público possui entre 16 e 24 anos.

Isso impede que você cadastre a sua empresa na plataforma? Nem um pouco! Se o público alvo do seu produto ou serviço for compatível com os usuários do TikTok ele pode, inclusive, ser uma ótima oportunidade para melhorar o seu posicionamento de marca, ganhar visibilidade e, com o tempo, vender mais.

Mas, e se o público da minha empresa for diferente? Também não é impeditivo. Como mencionamos, com o sucesso que o app tem feito, outras gerações já são usuários ativos da rede.

Estratégias de marketing com TikTok

É normal que uma novas redes sociais comecem a ganhar espaço nas discussões sobre estratégias de marketing nas empresas, ainda mais quando possuem números tão significativos como o TikTok.

A proposta do TikTok é pensar os conteúdos de carrossel do instagram, por exemplo, como vídeos curtos, interativos e que tenham conteúdo interessante para  o público da sua marca.

Sejam tutoriais com fotos, cortes rápidos e uma locução sobreposta, muitas empresas já colocam como parte da estratégia, algum vídeo que ganhe destaque nas Trends. 

Outra forma de estar no TikTok, são vídeos que transmitam o DNA da empresa, valorizem a cultura organizacional e os colaboradores. Isso melhora o posicionamento da marca e atrai profissionais que se identifiquem verdadeiramente com a sua empresa e estejam dispostos, motivados e felizes em fazer parte da equipe.

Como dissemos, o TikTok é ótimo para viralizar conteúdos, e pegar a onda das trends, uma opção para ganhar destaque é estar atento ao para você (feed de descoberta do TikTok) e observar os tipos de vídeos e áudios que estão fazendo sucesso.

E assim, ao utilizar áudios e formatos de vídeo que já estejam virais, o próprio algoritmo da rede impulsiona gratuitamente o conteúdo que você produziu relacionado ao assunto do momento.

Uma dica importante: ao gravar alguma trend, não tenha medo de usar a sua criatividade. A originalidade e espontaneidade é o principal fator para que um conteúdo se torne viral.

Mas não é fácil viralizar logo de cara no TikTok. Por isso, é importante fazer testes, observar o que o seu público gosta de fato, e não desanimar, se manter firme no propósito de seguir produzindo conteúdo para a rede.

Dessa forma é possível ter certeza do que funciona e o que não funciona dentro da plataforma. Pode ser que o humor ou a trend da semana não sejam o principal foco da estratégia de marketing da sua empresa, mas é possível explorar de inúmeras formas as ferramentas que a plataforma fornece.

O TikTok é bem amplo, por isso é preciso testar alguns formatos antes de focar somente em um tipo de vídeo. E assim como qualquer outra rede social que seja utilizada na estratégia de marketing da sua empresa, você também precisará ter paciência antes que o resultado seja perceptível.

Portanto, a melhor maneira de crescer a sua empresa nesta rede social é publicar conteúdo de forma constante. Adicione conteúdos para o TikTok no planejamento e cronograma de postagens das redes da sua empresa, produza materiais didáticos e interativos e invista tempo. Produzir conteúdos próprios e estar presente no TikTok cria uma maior conexão com os seguidores da sua empresa.

CREDITOS LARCHCOMPARTILHAARTHUR

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também