Sucesso do cliente e satisfação do time: Como manter esses objetivos conectados?

Seu time conhece as funções de um Executivo de Sucesso do Cliente e seu papel no desenvolvimento de uma empresa? Essa metodologia pode, e deve, ser utilizada para clientes externos, mas também para manter a satisfação do time e objetivos alinhados. Confira alguns fatores que precisam estar de acordo para que uma entrega ao cliente seja satisfatória e de valor.

Por Jheny Godenço

A estratégia de Customer Success (sucesso do cliente, em tradução livre) tem se tornado, cada dia mais, um fator essencial para que as empresas melhorem suas ações de fidelização e mantenham o relacionamento com os clientes por mais tempo.

Esse método tem como principal objetivo garantir que o cliente alcance seu resultado esperado através das interações com a empresa e de algumas métricas, como cancelamentos, venda de produtos ou serviços, retenções e pesquisas de satisfação, por exemplo.

Mas por ser um método adotado recentemente em algumas empresas, é preciso conectá-lo com outras áreas da empresa garantindo também a satisfação dos colaboradores no trabalho. E como realizar isso?

Existem diversos fatores internos que podem ser conectados ao desenvolvimento e aprendizado do profissional que tem interação ou que faz parte da entrega final ao cliente. 

Alguns dos fatores essenciais internos, são:

  • Conhecimento sobre a história da empresa: é fundamental que todos os colaboradores estejam amparados e conectados com a história, desafios e conquistas da empresa. Para isso, é preciso que exista frequência no alinhamento de entregas dos executivos e expectativas dos clientes. Uma ação importante da área de CS em uma empresa é justamente o report dessas informações de maneira clara e real.
  • Conhecimento do produto ou serviço: a propriedade de venda e entrega de um produto, também se faz muito necessária para interação e qualificação do resultado esperado. Quando conhecemos os processos da empresa e que área realiza cada função, podemos dar um feedback e reportar todas as atividades dos executivos com mais propriedade.
  • Comunicação efetiva e Processos estruturados: independentemente de uma empresa possuir uma área de CS ou não, a estruturação de processos e desenvolver uma forma de comunicação efetiva são facilitadores para geração dos resultados de valor, além de serem formas de evitar diversos conflitos.
  • Conexão de valores: é essencial que os valores da empresa e o do colaborador estejam alinhados, fazendo sentido a importância e satisfação da entrega, tanto para o cliente quanto para os colaboradores. Para isso é preciso que sejam encontradas formas para motivar a equipe e estimular o trabalho.
  • Implantação e treinamento do Customer Success: se faz necessária para o desenvolvimento e conhecimento do colaborador sobre o conceito, aplicações e importância da metodologia para o negócio, visando o alinhamento de expectativas e resultando em melhores resultados, além de maior satisfação por parte dos clientes e dos colaboradores.

É muito importante ressaltar que o foco no cliente é, sem dúvidas, um dos principais fatores. Toda ação deve ser centrada para que essa finalidade seja atingida.

Nesse caso, não se trata apenas de atender bem, e sim de oferecer todas as condições para que o cliente tenha sucesso. E mesmo que o foco no cliente tenha ganhado lugar na fala dos gestores, o capital mais importante de uma empresa são as pessoas, e por isso o foco nos colaboradores também é uma ação fundamental para o crescimento e sucesso de uma empresa.

CREDITOS LARCHCOMPARTILHAJHENY

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também