Plano de Contas Gerencial: o que é e qual a sua importância

O objetivo do plano de contas gerencial é estruturar as contas conforme prioridades, para que seja possível visualizar a empresa como um todo, analisando de forma estratégica os resultados financeiros, econômicos e patrimoniais do negócio, com receitas, custos e despesas.

Por Priscila Soares

Plano de Contas representa CONTROLE. É por meio dele que se pode reunir e classificar todos os registros financeiros para ter uma visão sobre a origem e o destino de cada operação.

Existem basicamente dois tipos de planos de contas. Os realizados pelas contabilidades são chamados de Planos de Contas Contábeis e os realizados pelos gestores de empresas recebem os nomes de Planos de Contas Financeiro, Gerencial ou Orçamentário.

O Plano de Contas serve como base para gerar indicadores financeiros como a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial (BP), que são muito relevantes para qualquer empresa. Gera embasamento para as tomadas de decisões devido a visão financeira completa sobre tudo o que acontece.

O objetivo do plano de contas gerencial é estruturar as contas conforme prioridades, para que seja possível visualizar a empresa como um todo, analisando de forma estratégica os resultados financeiros, econômicos e patrimoniais do negócio, com receitas, custos e despesas.

Grosso modo, podemos dizer que o plano de contas se divide em: contas que representam as entradas de dinheiro na empresa e as que representam as saídas de dinheiro da empresa. Tudo que movimenta dinheiro – seja entrando ou saindo, se estabelece um nome para essa movimentação. E ela precisa ser registrada de forma clara e padronizada. Essa padronização é indispensável para o correto lançamento e, posteriormente, para servir como fonte de informação de qualidade para os gestores.

Normalmente, o plano é dividido em dois grupos:

  • Sintético: que são os grupos principais, divididos em receita bruta, custos e despesas.
  • Analítico: que são os subgrupos dos grupos sintéticos, que vão especificar essas receitas, custos e despesas.

Também é possível compreender e classificar essas movimentações de entradas e saídas como:

  • Contas operacionais que são relacionadas diretamente a atividade fim do negócio. Exemplo: venda, prestação de serviço e compra de matéria-prima.
  • Contas não operacionais que não tem a ver diretamente com a atividade fim da empresa. Exemplo: aporte, venda de imobilizado, pagamento de empréstimo e retirada de lucro.

Dentro das saídas operacionais ainda é possível desmembrá-las em outras duas partes:

  • Variáveis: variam diretamente em relação as vendas, produção ou prestação de serviço. Exemplo: pagamento do Simples Nacional e comissão sobre vendas. Se vender mais os gastos variáveis também aumentarão, da mesma forma que se vender menos, os gastos acompanharão a queda.
  • Fixos: não tem essa relação direta. Independentemente do volume de vendas ou produção, tem-se determinados gastos a serem pagos. Exemplo: pagamento de aluguel do imóvel e os salários dos funcionários.

Uma confusão muito comum é entender os gastos variáveis como sendo aqueles que variam de valor a cada mês e os gastos fixos aqueles que acontecem todos os meses. Como se pode ver, não é uma verdade.

Cada conta do plano de contas representa um fato financeiro da empresa. Elas são representadas por uma sequência numérica, sendo as contas de crédito representadas pela conta sintética 1 e tendo contas analíticas 1.1, 1.2, 1.3, 1.3.1 e assim sucessivamente. O mesmo raciocínio se aplica para as contas de débito, porém essas se iniciam com o número 2 para custos e 3 para despesas.

Abaixo um exemplo muito simplificado para facilitar o entendimento:

 

1.Receita Bruta

1.1 Receita de vendas de produtos

1.1.1 Vendas à vista

1.1.2 Vendas a prazo

 

2. Custos

2.1 Fornecedores

2.2 Impostos sobre faturamento

2.3 Frete de compra

2.4 Mão de obra

 

3. Despesas

3.1 Despesas Operacionais

3.1.1 Manutenção de máquinas e equipamento

3.1.2 Aluguel de equipamentos

3.1.3 Veículos

 

3.2 Despesas Administrativas

3.2.1 Imóvel

3.2.2 Sistema e TI

3.2.3 Telefonia e internet

3.2.4 Material de escritório

3.2.5 Serviços públicos

3.2.5.1 Água

3.2.5.2 Energia elétrica

 

3.3 Despesas com pessoal

3.3.1 Salários

3.3.2 Encargos

 

Importante destacar que o plano de contas ideal deve ser personalizado conforme as necessidades específicas de cada empresa. Não existe nenhuma necessidade de criar um plano de contas gerencial complexo, o ideal é que ele seja simples, porém, bem estruturado. Isso gera informações valiosas e as decisões deixam de ser baseadas em sorte e azar. O problema de não ter um plano de contas financeiro bem estruturado é ficar no escuro para a domada de decisão.

 

 

PRISCILA

 

 

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

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