Herança: você sabe que pode se recusar a receber? Entenda como

Imagino o que passa na cabeça dos leitores em relação às pessoas que se recusam a receber herança

Por Simone Porcaro

wooden trojan horse 6668295 1280

De fato, quando pensamos em herança imaginamos que é uma coisa boa e por isso surge a dúvida de “quem seria a pessoa que se recusa a recebe-la?”

Vamos pensar juntos: imagine que você e mais 10 outras pessoas são indicadas em um testamento para receber um lote de terreno pequeno, em um lugar inóspito. Eu não sei você, mas eu não ia querer correr o risco de figurar em um processo de inventário, ter despesas e, de sobra, ainda ter que me entender com outras 10 pessoas sobre o futuro desse bem.

Evidente que você não precisa pensar como eu. O que fiz foi a utilização de um exemplo para mostrar que uma herança pode não ser algo tão bom assim.

Pois bem!

Mas nesse exemplo, se você pensa como eu e considera que essa herança é um “presente de grego”, pode se negar a recebe-la.

Para isso, será necessário uma Escritura Pública, lavrada em Cartório de Notas, onde constará que o herdeiro faz a “cessão de direitos hereditários” ou a “renúncia de herança”.

A Cessão de Direitos Hereditários significa que você deixará sua cota parte da herança para uma pessoa específica, que pode ser um daqueles outros 10 herdeiros citados no exemplo ou outra qualquer que queira entrar nessa empreitada.

Já a Renúncia de herança significa que sua cota parte será repartida entre os outros herdeiros existentes, em igualdade de condições.

Agora que já sabem que podem recusar o recebimento de herança, seja por qual motivo for, não tem mais o perigo de receber um “presente de grego” e ter que ficar com ele.

Eu fico por aqui e até a próxima.

Simone Porcaro

Simone Porcaro

Advogada há 31 anos atuando em Juiz de Fora e em vários Estados da Federação nas áreas do Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito Público entre outras. Filósofa formada pela UFJF. Participo do quadro "Em dia com a lei" a muitos anos, inicialmente transmitido pela Rádio Solar e atualmente pela rádio transamérica.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também