Câmara da Mulher Empreendedora: fortalecendo o empreendedorismo feminino em Juiz de Fora

Uma iniciativa da ACE-JF para impulsionar mulheres empresárias e transformar o cenário dos negócios locais

Por É a Vez Delas

O empreendedorismo feminino em Juiz de Fora acaba de ganhar mais força e representatividade com a criação da Câmara da Mulher Empreendedora (CME-JF), um novo braço dentro da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACE-JF). Como uma das entidades mais tradicionais da cidade, a ACE-JF dá um passo significativo na modernização e no fortalecimento do papel das mulheres no setor empresarial.

WhatsApp Image 2025 02 11 at 10.56.42
Consultora de Negócios, Denise Rezende lidera Câmara da Mulher Empreendedora de Juiz de Fora

A CME-JF tem como presidente Denise Rezende, consultora de negócios e profissional com ampla experiência em gestão. A criação deste espaço dentro de uma instituição de tamanha relevância reflete o avanço das mulheres na sociedade e a necessidade de um canal específico para ouvir e atender as demandas das empresárias locais.

As líderes do grupo Só Delas, as empreendedoras Carolina Limma e Rita Ferreira foram convidadas para compor a diretoria da CME-JF. Por isso, na coluna “É a Vez Delas”, de autoria do grupo, conversamos com Denise para entender a importância e o impacto desta iniciativa, especialmente para empreendedoras e empresárias do comércio varejista e de serviços, ambos setores muito fortes da cidade.

Denise, que é psicóloga por formação e tem MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC e em Gestão Empreendedora pelo INSPER-SP, traz sua experiência de mais de 20 anos na Concessionária Toyota para este projeto. Sua liderança é marcada por uma abordagem humanizada, e é com esse olhar que ela pretende fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade.

WhatsApp Image 2024 11 19 at 08.49.52
Equipe eclética de mulheres, com destaque na sociedade, integram diretoria da CME-JF

Para essa missão, Denise reuniu um time diverso e experiente de mulheres para compor a diretoria da CME-JF, abrangendo áreas como marketing, finanças e liderança. O grupo tem promovido diversas ações desde sua criação, como o evento inaugural realizado no Dia do Empreendedorismo Feminino, em 19 de novembro do ano passado. O evento contou com empresárias de destaque, como Flávia Gonzaga, da Condimentos Portuense, e Glória Quina, da HD Embalagens.

WhatsApp Image 2025 02 11 at 09.47.21
Líder do grupo Só Delas e integrante da diretora da CME-JF, a jornalista Carolina Limma faz a mediação do evento inaugural com representantes de grandes empresas de Juiz de Fora

O próximo evento será no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, com uma ação no Parque Halfeld de conscientização e integração com vários grupos de empreendedorismo feminino da cidade . Além disso, no dia 11 de março, está programada a primeira Roda de Conversa, com o objetivo de entender os desafios das empresárias locais e elaborar um planejamento para apoiá-las no crescimento de seus negócios.

De acordo com Denise, a CME-JF não apenas incentiva o empreendedorismo, mas também busca proporcionar suporte real para que as mulheres consigam expandir suas empresas. “Queremos que elas possam sonhar grande e crescer para além do que imaginam”, afirma. O projeto também pretende auxiliar empresárias por meio de qualificação, mentorias, networking e melhores oportunidades de crédito.

WhatsApp Image 2025 02 11 at 09.44.03
Reunião mais recente do grupo discutiu planejamento de várias ações para  2025

Denise destaca que, apesar do potencial do comércio local, há desafios significativos a serem superados, como a falta de qualificação, atendimento ao cliente e gestão eficiente. Além disso, muitas empresárias enfrentam dificuldades para conciliar a vida pessoal e profissional. “Muitas mulheres acabam delegando decisões importantes para homens porque não se sentem confiantes o suficiente. Precisamos mudar essa realidade e capacitá-las para que assumam seus espaços com segurança”, explica.

Ela também ressalta a importância de uma liderança feminina equilibrada, sem precisar adotar um perfil excessivamente autoritário para se impor. “Acredito em uma liderança com doçura, respeitando a essência feminina. Nós somos capazes de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, mas isso não significa que precisamos ser ‘mulheres-maravilha'”, pontua.

Outro aspecto fundamental abordado por Denise é o planejamento. “Muitas empresas fecham nos primeiros cinco anos por falta de estratégia e estrutura financeira. Queremos ajudar tanto quem já tem um negócio quanto quem está pensando em empreender, proporcionando uma visão estratégica de liderança e gestão.”

01
Rita Ferreira (em primeiro plano), líder do grupo Só Delas e da diretoria da CME-JF participa de reunião que discute ações com foco em fortalecer e desenvolver empresárias locais através de benefícios, capacitações, mentorias e acesso a crédito de forma mais facilitada

A CME-JF também pretende oferecer benefícios para suas associadas, como treinamentos, suporte na gestão do tempo e do negócio, além de incentivar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. “Queremos que cada mulher compreenda seu valor, desenvolva sua autonomia e tenha clareza sobre seus objetivos de vida e carreira”, finaliza.

A Câmara da Mulher Empreendedora da ACE-JF é, sem dúvida, um marco importante para Juiz de Fora. Com a liderança de Denise Rezende e uma equipe engajada, a iniciativa promete transformar a realidade das empresárias locais, fortalecendo seus negócios e impulsionando o crescimento econômico da cidade.

Conheça o trabalho em:

@cmejf

@acejuizdefora

@denisemrezende

@sodelasjf

É a Vez Delas

É a Vez Delas

Fundado há 3 anos, o grupo de Empreendedorismo Feminino Só Delas é liderado por Carolina Limma e Rita Ferreira e se dedica a fortalecer, apoiar e incentivar parcerias e networking de qualidade entre mulheres empreendedoras em Juiz de Fora e região. Carolina Limma, jornalista com 20 anos de experiência, atua há 5 anos como empreendedora na área de marketing digital. Ela é Mentora de Posicionamento e oferece mentorias, consultorias, palestras e gestão de marcas femininas no ambiente digital. Rita Ferreira tem 35 anos de experiência em vendas e se especializou em marketing digital e tráfego pago. Sua agência, que atua há 7 anos no mercado, foca em ajudar pequenas e médias empresas a fortalecerem seu posicionamento nas redes sociais, tendo atendido mais de 70 clientes no Brasil e em Portugal.Instagram: @sodelasjf Facebook: @So Delas

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também