
Chegou o momento do segundo paredão da temporada do Big Brother Brasil (BBB 25). No primeiro, o público cometeu um grande erro ao eliminar a dupla Arleane e Marcelo. Não que o casal estivesse gerando muito entretenimento, mas dá para perceber quando um participante ainda tem potencial de entregar algo. Na ocasião, Diogo Almeida e Vilma poderiam ter sido os escolhidos pelo público.
Como não foram, atua a Lei de Murphy: a dupla venceu a última Prova do Líder. Enquanto o ator e psicólogo esboçou uma tentativa de se tornar o vilão do programa (sem sucesso) e iniciou uma perseguição a Vinícius – por ter contrariado o brother, que oferecia bebida a Aline, dupla de Vinícius e possível interesse romântico de Diogo -, sua mãe, apesar de boa pessoa, é uma das maiores plantas da edição.
Agora, os holofotes, ficam em Mateus e Vitória Strada (emparedados pelos líderes), Edilberto e Raissa (emparedados pelo Big Fone) e Diego e Daniele Hypólito (mais votados) – Guilherme e Joselma (contragolpe dos emparedados pelo Big Fone) se salvaram na Prova Bate e Volta.
O grupo de pagode Pixote, em uma de suas excelentes canções, afirmou: “Depois de me perder ‘cê’ vai tentar com outro – e vai errar de novo”. Se erramos uma vez, precisamos agir para não errar de novo. Por meritocracia, não perderemos os irmãos Hypólito. Entretanto, ao que tudo indica, há chances reais de perdermos Edy e Raissa.
Mais uma vez, paredão tem gabarito
Mateus e Vitória Strada não deram motivos para ficarem na casa mais vigiado do Brasil. Ele parece não ter voz, nem para cantar e nem para se posicionar quando está próximo à amiga. Já ela, além de ser atriz – o que facilita a criação de personagem no programa -, ainda não perdeu o status de planta. Fora que a dupla já deixou claro algumas vezes que não possue o entrosamento esperado, como se não fossem amigos a esse nível.
Por outro lado, Edy e Raissa já deixaram claro que, a qualquer momento, podem arrumar uma confusão (como foi com Guilherme após a formação do paredão) e gerar entretenimento. Como ambos são do grupo Pipoca, sabem que não têm nada a perder. Seu papel na casa é muito mais importante que a dupla do Camarote.
É de opinião geral que o BBB 25 ainda não entregou o esperado. Entretanto, continuando a música de Pixote: “Um dia ‘cê’ vai entender: que o erro não tá em ninguém, ‘tá’ em você”. Ou seja, o problema não está só no programa. O público também precisa ajudar o objetivo principal, que é o entretenimento. Pelo menos, Diego e Daniele seguem no jogo.
*Sob supervisão da editora Cecília Itaborahy