O BBB 25 está passando por uma crise?

Audiência na primeira semana assusta

Por Bernardo Marchiori*

Crise no BBB 25: por quê?
(Foto: Reprodução/TV Globo)

A crise no Big Brother Brasil (BBB 25) não é mistério para ninguém. Não por acaso, a audiência da primeira semana foi baixa. De acordo com dados divulgados pela Kantar Ibope Media, a própria noite de estreia foi a pior nesse quesito de toda a história do programa: foram registrados 17 pontos de média na Grande São Paulo.

Para comparar, a edição que ocupava essa cadeira havia sido, curiosamente, a anterior: 22 pontos no BBB 24. Para falar o bom e velho português: o reality show entrou em queda livre em termos de adesão do público. Afinal, assistir à nova edição tem sido a verdadeira prova de resistência. A cada dia, impressiona mais o número de acontecimentos marcantes. Até aqui, o contador ainda não saiu do zero, mas a qualquer momento sairá.

Motivos para a crise no BBB 25

  • Falta de entretenimento

Como citado ontem na coluna, os participantes das últimas edições têm entrado na casa, ao que parece, com o intuito de fazer novos amigos. Sabem que existe o prêmio final, mas esquecem que precisam se posicionar e, consequentemente, se comprometer para conquistar o público. A principal tese é que não assistem ao programa, já que o objetivo de jogo principal é se preocupar com a opinião interna – e não a externa. Queremos caos, confusões, competitividade, esforço.

  • Redes sociais

Não apenas pela presença de perfis que cobrem o programa o dia inteiro. Quantas vezes você parou de assistir a alguma coisa na TV para mexer no celular? Poucas pessoas têm paciência para acompanhar integralmente qualquer tipo de programação devido à presença de uma segunda tela na palma da mão.

  • Público

Um grande problema nas últimas edições do BBB é a decisão do público. Muitos paredões foram pessimamente votados, o que interfere diretamente no andamento do jogo. O primeiro da temporada 25, por exemplo, tinha uma opção melhor para ser eliminada. Fora que os campeões têm sido escolhidos muito cedo – desde o início do 24, já sabíamos que Davi venceria, por exemplo. A previsibilidade atrapalha o interesse.

  • Estratégias

O jeito que a produção se relaciona com quem consome o BBB já foi melhor. As dinâmicas de cada semana podem ter melhor preparação. Além disso, deveriam demandar que os participantes se comprometam mais. Um exemplo foi a decisão destinada a Gracyanne e Giovanna após eliminação de Marcelo e Arleane: entre acrescentar R$ 30 mil ao prêmio final e cada uma ganhar R$ 15 mil e impor uma consequência à casa, as sisters preferiram a primeira opção. Por que avisar que vai ter consequência? Tirou a graça da dinâmica.

*Sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

Bernardo Marchiori

Bernardo Marchiori

Bernardo Marchiori trabalha na Tribuna desde fevereiro de 2023 e cursa Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora. Escreve matérias principalmente para o caderno de editorias gerais, com participação eventual em outras editorias do jornal. Já atuou na assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora e foi bolsista na rádio da Faculdade de Comunicação da UFJF.E-mail: [email protected]: https://www.linkedin.com/in/bernardo-marchiori-da-costa/

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