BBB 25: aprendizados para a posterioridade

Dinâmicas devem ser, no mínimo, repensadas

Por Bernardo Marchiori

bbb 25
(Foto: Reprodução/ TV Globo)

Com o fim do BBB 25 se aproximando, chega também o momento de refletir a respeito do que deve mudar e o que pode permanecer para as próximas edições do reality show. Nesta terça-feira (15), com a eliminação de Guilherme, Joselma ou Renata, forma-se o top 5 da temporada – que já tem Diego Hypólito, João Pedro e Vitória Strada. Os próximos paredões devem acontecer na quinta (17) e no domingo (20), para formar a final do programa, marcada para a terça da semana seguinte, dia 22 de abril.

A saída de Vinícius foi apenas mais uma das decisões absurdas do público nesta temporada. Dentre os atuais participantes, o brother, sem dúvidas, era uma dos que mais merecia, pelo menos, chegar à final do BBB 25. Ainda mais se comparado às adversárias na berlinda: Renata e Vitória Strada. Em todos os anos, as votações privilegiam os confinados que menos se comprometem. Muito por parte das equipes de redes sociais de cada participante, os embates diretos são priorizados. Assim, os enredos morrem cedo pelo voto do público.

O ponto, já levantado pelo Confessionário, levanta reflexões a respeito de como os paredões devem ser decididos. Vale analisar o sistema de votação. Da mesma forma, agora por parte da produção, é importante pensar nas dinâmicas semanais para formar esses paredões. A impressão é que elas eram formuladas com um maior entendimento sobre o momento no jogo, proporcionando posicionamentos mais comprometedores do elenco e priorizando o entretenimento. Contudo, na temporada 25 foi diferente. Apesar da criatividade em algumas ocasiões, também faltou compreensão acerca do contexto diário e de diferentes cenários.

Por outro lado, é necessário aplaudir, de pé, a criatividade da produção com as dinâmicas do Castigo do Monstro. Os brothers e sisters do BBB 25 começaram a temporada demonstrando estarem se divertindo com as punições impostas por colegas de casa – o que levou a mudanças drásticas. Taxado algumas vezes como cruel, a dificuldade dos castigos foi, certamente, um dos pontos altos da temporada. Afinal, é um dos momentos mais importantes para declarar quem é aliado e quem é inimigo dentro do jogo.

A coluna já havia destacado como as provas Bate e Volta são desnecessárias para o entretenimento, visto que ela gerou alguma emoção em pouquíssimas ocasiões. Outra dinâmica posta em dúvida é o Sincerão. As noites de segunda-feira merecem ser exploradas com esse momento em que os participantes expõem seus posicionamentos ao vivo, em rede nacional. Entretanto, o formato utilizado atualmente não é o ideal. Pelo menos na edição 25, os participantes deixaram claro que preferiram os castigos, como a tinta e a pipoca, ao se comprometer. É importante reforçar que é o momento de deixar claro os sentimentos, as opiniões e o rumo que quer seguir até o fim do programa. Infelizmente não foi assim em 2025.

Bernardo Marchiori

Bernardo Marchiori

Bernardo Marchiori trabalha na Tribuna desde fevereiro de 2023 e cursa Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora. Escreve matérias principalmente para o caderno de editorias gerais, com participação eventual em outras editorias do jornal. Já atuou na assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora e foi bolsista na rádio da Faculdade de Comunicação da UFJF. E-mail: [email protected] LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bernardo-marchiori-da-costa/

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também