Notícias Cesar Romero desta quinta-feira

Livro celebra personalidades negras
Emocionantes apresentações do Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva (o ponto alto foi o samba “Ah, se eu fosse feliz”), Sil Andrade, Nzignas, Vozes da Rua e Makamba marcaram o lançamento do livro “Nossas Riquezas Pretas – Biografias Afro-juizforanas”.
Com o anfiteatro do Mercado Municipal lotado, o escritor Alexandre Müller Hill Maestrini agradeceu às 54 personalidades “que abriram seus corações e compartilharam suas histórias de dor, lutas e conquistas”. Destacou ainda que o projeto antirracista do Instituto Autobahn tem como objetivo legar exemplos positivos de sucesso de pessoas pretas para as futuras gerações. “A gente não vai crescer como nação se não incorporar essa irmandade, a junção de pretos, brancos e amarelos.”
A secretária Especial da Igualdade Racial, Giane Elisa, homenageou a memória de Adenilde Petrina Bispo, “que fez história na cidade ao construir um novo conceito de pensar a presença negra nas comunidades”. Também entre as saudações, a advogada Carina Dantas ressaltou a importância de celebrar “a memória, a resistência e a potência que nós somos. É importante falar do passado, mas também do presente e renovar o futuro através da luta antirracista”. A jornalista Letícia Damasceno comentou o cotidiano de racismo nos bastidores da TV, aprendeu a não se abalar com as críticas, comemorou a vitória profissional como apresentadora do “Integração Notícia” e o compromisso com o povo periférico.
As fotos registram algumas presenças e o livro está disponível como ‘ebook’ gratuito no ‘site’ do Instituto Autobahn.






Dia de ‘niver’
Quem está aniversariando hoje é Eduardo Villela de Andrade, que completa 85 anos. No sábado, recebe familiares e amigos para almoço no condomínio Aero Ville.
• ANTENADO
Durante a semana, o coletivo Novos Griots, criado por estudantes negros da Faculdade de Comunicação da UFJF promoveu uma série de atividades para fortalecer a autoestima e promover o acolhimento.
A iniciativa nasceu da percepção de que ainda há tensões raciais no meio universitário.
O que, na verdade, é lamentável.
Comida di Buteco
Toninho Simão e a equipe da Done Produção concluíram as fotos dos 40 pratos que vão participar do Comida di Buteco 2026. Com o tema “Verdura”, o concurso vai acontecer entre os dias 10 de abril e 3 de maio, com pratos a R$ 40.
Pelo fim da violência
O Grupo Mulheres do Brasil, presidido pela vitoriosa empresária Luiza Helena Trajano, realiza a 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, no próximo dia 30, em várias cidades brasileiras e no exterior.
Em Juiz de Fora, a concentração será na Praça da Estação, a partir de 9h, com a presença de representantes de órgãos que atuam na defesa da mulher.

TOQUE
É impossível não ser racista tendo sido criado numa sociedade racista. É algo que está em nós e contra o que devemos lutar sempre
(Djamila Ribeiro)
Políticas públicas em JF
A Secretaria Especial de Direitos Humanos estreia o ‘podcast’ especial da campanha “21 Dias de ativismo por direitos – Nossas vidas importam”, hoje, no YouTube e Instagram.
Em 23 episódios, secretários e secretárias municipais falam sobre bastidores, desafios e avanços das políticas públicas em Juiz de Fora. O encerramento será no dia 10 de dezembro, com a prefeita Margarida Salomão.
Gravadas nos estúdios da Funalfa, as entrevistas foram coordenadas pela jornalista Joyce Bellei.
DNA da família
Na recepção do Hospital Evandro Ribeiro, o colunista levou um dedo de prosa com Wany Alvim, realçando elegância e muito bem disposta do alto de seus 94 anos. Ela é mãe de Denise Manfroi, um dos rostos mais bonitos que marcaram gerações da cidade. Aliás, Denise é mãe de Déborah Manfrói, que mantém o DNA da família.
VOO LIVRE
Aniversariando, Rodrigo Mendonça, Isabella Bara, Sílvio Grossi, José Roberto Martins Rosa, Marco Aurélio Gomes de Souza, Marisa Timponi, Lucas Malvacini, Ângela Caixeiro, Jorge Sanglard, Karminha Lopes, Marcelo Barreto, a juíza Ana Maria Lammoglia Jabour e o deputado Noraldino Júnior.
Sandra e Júlio Feitoza passam o feriadão em Angra dos Reis (RJ).
Idealizada pelo juiz-forano Pablo Sanábio, a comédia “Mãe fora da caixa” estreia dia 27, nos cinemas. Miá Mello e Danton Mello são os protagonistas.
A missa de sétimo dia de José Eduardo Ladeira será celebrada nesta quinta-feira, às 19h, na Igreja do Bom Pastor.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Fundação Amor. Ligue 3218-4001.





