Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Os perfis de talentos na análise comportamental

Quando falamos em avaliação comportamental, queremos dizer sobre as particularidades de cada pessoa, bem como, os estímulos que provocam uma reação frente a determinada situação.

Por Marcelle Larcher

22/06/2022 às 20h30 - Atualizada 22/06/2022 às 20h30

Cada pessoa é única, não há duas personalidades que se comparam, nem histórias repetidas. Cada jornada é diferente e tudo que acontece com cada um de nós, cada decisão, circunstância e/ou contexto nos influencia ao longo do caminho, construindo quem somos pouco a pouco. Para a vida profissional, a mesma lógica pode ser aplicada.

O que eu quero te dizer com isso é que por mais que pessoas atuem numa mesma área ou sigam pela mesma profissão, cada profissional também é diferente. Todos possuem um conjunto de competências e habilidades que são o resultado de vivências e experiências ao longo da vida, que quando somados a formações técnicas e acadêmicas, contribuem para moldar o perfil profissional, refletindo diretamente na sua maneira de trabalhar e desempenho.

Em algum momento já falamos aqui sobre os 4 perfis comportamentais: analista, planejador, comunicador e executor. Uma ferramenta de gestão de pessoas para empresa e de autoconhecimento para os colaboradores.

Hoje, vamos aprofundar neste assunto falando sobre os diferentes tipos de talento que podem surgir em uma avaliação comportamental.

O que são os perfis de talentos?

Quando falamos em avaliação comportamental, queremos dizer sobre as particularidades de cada pessoa, bem como, os estímulos que provocam uma reação frente a determinada situação.

Além disso, é possível identificar características comportamentais que definem um profissional, até mesmo suas habilidades naturais, ou seja, aquelas que cada pessoa possui e exerce sem esforço. O que podemos definir como talentos.

Esses talentos se apresentam em características e peculiaridades de cada pessoa e aprofundar o conhecimento acerca disso é importante para o desenvolvimento e evolução do desempenho profissional a partir do processo de autoconhecimento. O que também ajudará empresas em admissões mais assertivas e na retenção de talentos, através do melhor aproveitamento das habilidades e competências dos colaboradores.

Falaremos mais sobre isso, mas agora vamos conhecer alguns desses tipos de talentos.

13 tipos de talentos para avaliação do perfil comportamental

Administrador

Profissionais com o talento administrador são bons em encarar desafios e tendem a ser proativos em prol da busca de resultados e objetivos profissionais e corporativos.

São capazes de gerenciar projetos de um ponto de vista estratégico, passando pela liderança de pessoas e equipes. Dentre suas características estão: foco em resultado, agilidade, facilidade em assumir riscos, boa comunicação, dentre outros.

Comandante

Esse talento compete a uma pessoa que tem facilidade em influenciar o meio com suas ideias, que sempre está a cargo de uma nova iniciativa, um novo projeto. Por isso, é um talento predominante naqueles que optam pelo caminho do empreendedorismo.

Dentre suas características estão: liderança, criatividade, inovação e facilidade em assumir riscos.

Competidor

Um profissional que encara o tudo o que faz como um grande desafio, cada ação precisa sempre ser melhor e superar expectativas, sejam elas próprias ou de outras pessoas.

É movido por vitórias, pela conquista dos seus objetivos.

Dentre suas características estão: determinação, foco, objetividade, facilidade para encarar desafios, dentre outros.

Motivador

Grandes comunicadores, sempre dispostos a ajudar no desenvolvimento de outras pessoas. São bons conselheiros e se destacam por sua disponibilidade e capacidade de inspirar os outros.

Vendedor

O vendedor tem como principal característica a comunicação e possuem facilidade em espalhar ideias de forma persuasiva e convincente.

O conteúdo continua após o anúncio

Dentre suas características estão: boa comunicação, habilidade política, independência, senso de urgência, maior resistência a regras.

Diplomata

Pessoas com o talento diplomata também são bons comunicadores e argumentadores, esse é o talento certo quando algum conflito precisa ser solucionado.

Uma das suas principais características é a sua capacidade da escuta ativa.

Aconselhador

Bons ouvintes, além de uma grande capacidade em persuadir. Um profissional com esse talento tem como principais características: facilidade em articulação, pacificadores, escuta ativa, persuasão e argumentação.

Atendente

Pessoas com esse perfil tem facilidade para atuar em equipe em busca de um objetivo em conjunto. Estão sempre atentas e prontas para ouvir e entender a necessidade do outro a fim de ajudar e atender expectativas.

Professoral

Ajudar pessoas a encontrarem o seu potencial, isso é o que mais motiva aqueles que com o talento professoral predominante.

Buscam sempre compartilhar os seus conhecimentos, dar suporte, e direcionar pessoas em busca de desenvolvimento.

Técnico / Analista

Possuem habilidades quando o assunto são os números, dessa maneira conseguindo ter uma visão analítica a partir desses dados.

Em geral, são pessoas com tendência autodidata e com muita dificuldade em conceber mudanças.

Especialista

A principal característica de um profissional com o talento especialista é a precisão. Os detalhes são importantes para que realizem suas atividades com excelência e tudo o que fazem é sempre com base em regras.

Estrategista

Profissionais capazes de serem eficientes tanto em atividades técnicas como analíticas.

Dentre suas características estão: facilidade em identificar oportunidades, organização, habilidades em trabalhos sistematizados. Em contrapartida, possuem dificuldade de comunicação.

Controlador

Disciplina e organização definem um profissional com esse talento. Tende a ser exigente consigo mesmo e com outras pessoas.

Isso tudo, porque a qualidade na execução de tarefas é fundamental para esses profissionais.

A importância da análise comportamental e compreensão dos talentos para as organizações

Para as empresas, explorar os perfis comportamentais e ter o entendimento dos talentos de cada um dos seus colaboradores é sinônimo de maior sucesso quanto a compatibilidade entre o profissional e as demandas de sua atividade e/ou função.

Dessa maneira, é importante ressaltarmos aqui que não há o comportamento ideal, o bom e o ruim, o que existem são demandas e necessidades para cada atividade e os talentos que mais se encaixam para isso.

Assim, diante de um cargo ou um projeto é possível desenhar os requisitos e diretrizes do perfil e talentos necessários para cada função, e a partir daí poder identificar se um profissional é compatível ou não com solicitado. Em outras palavras é uma forma de trazer mais assertividade na construção de times eficazes para gerenciar projetos, atribuindo tarefas e responsabilidades com base nos pontos fortes de cada profissional, consequentemente melhorando os resultados e a produtividade.

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia