Comportamento e mercado de trabalho: a força das Soft Skills

O mercado de trabalho passou por diversas transformações nos últimos anos e essas mudanças não vão parar por aí, muito pelo contrário, elas tendem a serem ainda mais intensas para o profissional do futuro. 

Por Marcelle Larcher

Em 2018, um levantamento da Page Personnel, consultoria global de recrutamento, constatou que “9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo perfil comportamental”. Você já parou para pensar no que está por trás desses dados, no que isso diz sobre o mercado de trabalho e sobre você como profissional?

O mercado de trabalho passou por diversas transformações nos últimos anos e essas mudanças não vão parar por aí, muito pelo contrário, elas tendem a serem ainda mais intensas para o profissional do futuro.   

Se pararmos para analisar, não faz muito tempo desde que as habilidades técnicas de um profissional eram essenciais para ditar o seu desempenho, e abrir portas em um mercado competitivo, contudo, em um cenário atual onde o avanço tecnológico toma conta das empresas e junto com isso, nós mudamos o nosso parâmetro social, cultural e comportamental, o profissional precisa ir além do que estávamos acostumados.

Hard Skills e Soft Skills

Antes de nos aprofundarmos nessa virada de chave do mercado e na relevância do aspecto comportamental, é importante o entendimento do que são as Hard Skills e Soft Skills. Esses são os termos utilizados pelo mercado, principalmente por recrutadores, para especificar as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais.

Soft Skills – são as habilidades comportamentais, elas estão relacionadas principalmente à capacidade de lidar com emoções e pessoas. São aspectos mais difíceis de serem mensurados e podem estar ligados a capacidade natural das pessoas, ao resultado de tudo que o indivíduo vivenciou e seu meio social, bem como, a partir do momento que o profissional identifica a necessidade, ele pode focar no desenvolvimento dessas habilidades.

Alguns tipos de Soft Skills: comunicação interpessoal, inteligência emocional, liderança, criatividade, resiliência, resolução de conflitos, persuasão, dentre outras.

Hard Skills – são as habilidades técnicas, ou seja, conhecimentos aprendidos em sala de aula. Essas habilidades podem ser facilmente mensuradas e identificadas a partir de diplomas ou certificados, porém, como já mencionamos, no atual mercado de trabalho, elas já não são suficientes sozinhas.

Alguns tipos de Hard Skills: cursos de graduação, especializações, treinamentos técnicos, etc.

Habilidades comportamentais como pré requisito do profissional de sucesso

Neste novo contexto, um bom currículo significa muito mais que um acumulado de diplomas e certificados, já é consolidado que as habilidades técnicas não são mais suficientes hoje em dia e todo profissional que almeja conseguir e sustentar uma boa oportunidade precisa buscar também o seu desenvolvimento comportamental.

Isso porque o mercado já identificou que a ausência dessas habilidades provoca problemas que afetam os resultados do negócio, como desgastes gerados pela má relação entre as pessoas e consequentemente a desmotivação.

Por exemplo, de que adianta um profissional extremamente capacitado e especializado, desde quando o mesmo não consegue alcançar o seu potencial e usar seus conhecimentos da forma que deveria, pois, não se comunica de forma clara e tem dificuldade em conseguir integrar com o próprio time?

Comportamental + Técnico, a combinação perfeita

É importante esclarecer que ao falarmos da importância das habilidades comportamentais e de como o mercado de trabalho vem demandando este aspecto, não estamos anulando as competências técnicas, muito pelo contrário.

O que precisamos entender é justamente a potência dessa combinação, um profissional que consegue equilibrar e mesclar esses dois tipos de habilidades é um talento altamente qualificado, ou seja, aquele profissional que sabe o que está fazendo e é competente tecnicamente para sua função e, ao mesmo tempo, suas habilidades comportamentais te permitem interagir de forma eficaz com pessoas e situações, potencializando sua performance.

Contrate comportamento e treine habilidades

Como mencionamos anteriormente ao falarmos em Hard Skills e Soft Skills, temos um cenário onde o técnico é muito mais palpável e digamos, mais simples de ser adquirido. As habilidades comportamentais envolvem fatores, muitas vezes, pessoais e muito individuais que tornam mais complexo e demorado o seu desenvolvimento.

A partir dessa análise, não fica difícil de interpretarmos a mentalidade do mercado na hora da contratação, para as empresas a melhor estratégia tem sido dar um maior peso a habilidades comportamentais, visto que o treinamento para habilidades técnicas é algo que pode ser construído e desenvolvido internamente com mais facilidade.

Desenvolvendo Soft Skills, confira 3 dicas para pôr em prática:

1 – Busque autoconhecimento

Reconhecer suas fortalezas e fraquezas é o primeiro passo para conhecer a si mesmo, volte na lista de habilidades comportamentais e tente identificar em quais delas você se reconhece e quais demandam sua atenção para melhorias. O segredo é identificar para corrigir.

2 – Saia da zona de conforto

A sua melhor versão está fora da zona de conforto, busque desenvolver novos comportamentos, viver novas experiências, conversar com pessoas diferentes, conhecer lugares novos, todas essas são experiências que vão ampliar a sua perspectiva.

3 – Atenção às tendências do mercado

Pense, por exemplo, na realidade pós-pandemia, nela as competências pessoais serão ainda mais procuradas, se você está minimamente atento e preocupado em entender o que o mercado está demandando, não é surpresa nenhuma que aspectos como criatividade, gestão de pessoas, pensamento crítico e inteligência emocional respondem por metade das dez principais habilidades.

 

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Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

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