Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

A importância da harmonia entre vida pessoal e profissional para a autorrealização

Trabalhar com o que gosta e acredita e conciliar isso com o desenvolvimento profissional. Em paralelo, ter tempo de qualidade com família e amigos, consigo mesmo, cuidar da saúde, exercitar-se. Como fazer tudo isso funcionar sem sentir-se sobrecarregado(a)?

Por Marcelle Larcher

10/06/2022 às 11h41 - Atualizada 10/06/2022 às 11h41

Você se sente pressionado pela necessidade de dar conta de tudo?

Trabalhar com o que gosta e acredita e conciliar isso com o desenvolvimento profissional. Em paralelo, ter tempo de qualidade com família e amigos, consigo mesmo, cuidar da saúde, exercitar-se. Como fazer tudo isso funcionar sem sentir-se sobrecarregado(a)?

Essa dificuldade em balancear as diferentes áreas da vida, bem como, a sensação de que não temos tempo para o que gostaríamos de fazer é o que causa insatisfação e nos deixa desmotivados.

Contudo, não dá para mudar o fato de que um dia tem 24 horas e nem podemos viver ansiosos e com pressa. O tempo é suficiente quando há equilíbrio, ou melhor, quando compreendemos que não necessariamente existe uma divisão entre o profissional e o pessoal, que ambos são parte do nosso propósito e se alinhados alcançaremos a harmonia e a autorrealização.

Vida pessoal e profissional, você sabe delimitar cada uma delas?

Vida pessoal e profissional ou apenas vida? Você já se perguntou em que compete cada uma dessas esferas e em que elas convergem?

Nossa vida pessoal é tudo o que fazemos fora do trabalho, são as nossas relações tanto com outras pessoas, família e amigos, como com nós mesmos. É a maneira como utilizamos o nosso tempo para nos divertirmos, aproveitarmos a companhia de quem amamos, cuidarmos da nossa saúde e bem-estar, etc.

Já a vida profissional, é tudo que engloba o nosso trabalho e perspectivas de carreira. Todo o processo, desde o tempo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, até o nosso emprego. Geralmente, onde passamos a maior parte do tempo.

Em muitos casos, a vida pessoal acaba sendo deixada de lado em função da profissional, afinal as responsabilidades podem falar mais alto, o que não podemos permitir é que isso chegue a um ponto nocivo. É comum termos fases de mais foco no trabalho, outras de dedicação à família e/ou a si mesmo, mas uma coisa não deve nunca anular a outra.

Por isso precisamos entender o ponto de conexão entre o pessoal e profissional, ou seja, precisamos entender sobre a importância do propósito para a autorrealização.

Propósito e autorrealização 

O segredo para a autorrealização são os porquês. O motivo pelo qual escolhemos uma carreira, a forma como conduzimos nossas relações, os nossos hábitos… Tudo isso diz respeito ao propósito, ou pelo menos deveria.

Ter um propósito significa ter consciência plena do que se quer na vida, é aquilo que você acredita, que te inspira, a forma como você enxerga o mundo e as situações. Em resumo, podemos dizer que o propósito é o que te motiva a acordar e levantar da cama todos os dias.

Dessa forma, é aqui que as vidas pessoal e profissional se encontram e equilibram em prol da autorrealização.

A vida não começa quando você sai do trabalho, afinal é lá que você passa a maior parte do tempo. Não adianta se sentir realizado(a) profissionalmente quando o preço para isso é abdicar de estar em momentos de lazer ou deixar de lado a saúde e o bem-estar, e vice-versa.

Tudo está conectado em termos de autorrealização e, por isso, hoje as pessoas estão buscando carreiras, trabalhos e empreendimentos cada vez mais alinhados com o que acreditam, ou seja, com os seus propósitos de vida

Como manter a harmonia entre vida pessoal e vida profissional?

  • Tire sempre um momento para se conhecer

Ter um tempo para passar consigo mesmo é importante para descansar a mente do resto do mundo.

O conteúdo continua após o anúncio

Também é uma oportunidade de olhar pra dentro e promover o autoconhecimento. Lembra quando falamos sobre propósito?

Esta é a única maneira de refletir sobre seus objetivos, conhecer suas motivações e limitações, e consequentemente definir rotas.

  • Personalize a sua ideia de equilíbrio

Muitas vezes a ideia de equilíbrio pode soar como algo regrado e meticuloso. Mas, precisamos levar em consideração que o que funciona para uma pessoa, pode não ser bom para outra.

 Por exemplo, enviar e-mails de trabalho ou participar de uma reunião durante o fim de semana não anula o seu “tempo livre”. Assim como fazer uma pausa durante o dia de trabalho é falta de dedicação. Perceba o que funciona para a sua rotina.

  • Gerencie seu tempo e energia

Organizar o seu tempo não é simplesmente programar cada detalhe e sim ter o controle do seu dia em relação às suas demandas profissionais e pessoais, tornando essa dinâmica produtiva.

Vale ressaltar ainda, que ser produtivo não é estar ocupado a todo momento. Pelo contrário, é comum pessoas que ao final de um dia ou uma semana exaustiva e cheia de tarefas, olham para trás e sentem que não fizeram nada de importante, ou que gostariam de ter feito. Ser produtivo é produzir resultados, e não estar cheio de demandas.

Por isso, priorize suas tarefas de trabalho e a partir disso, planeje sua rotina. Alguns métodos e ferramentas podem te ajudar com isso.

Adotar uma lista de tarefas é uma excelente opção, técnicas de gerenciamento de tempo, como o método pomodoro também. Outras ferramentas que podem se tornar essenciais no seu dia a dia são: Google Agenda, Google Keep, Trello, Evernote, etc. 

Também é importante entender que a nossa energia naturalmente passa por altos e baixos durante todo o dia⁠, por isso, não se recrimine por não estar em pico de produção constantemente.

  • Cuide da sua saúde física e mental

A harmonia entre a vida pessoal e profissional depende essencialmente do seu bem-estar.

Por isso, não descuide do corpo e da mente. Mantenha uma boa alimentação, pratique alguma atividade física e realize exames médicos periódicos.

Além disso, descanse, não permita que o desequilíbrio ou o excesso de trabalho afete sua saúde. 

Encontrar essa harmonia entre vida pessoal e profissional não é simples, nem é algo que vai funcionar do dia para noite. Estamos falando de um processo que envolve desenvolvimento, autoconhecimento e disciplina. 

Portanto comece derrubando esse muro e encarando tudo como a sua vida, o que faz os seus olhos brilharem? Você está onde gostaria? Qual área precisa de mais atenção para ter equilíbrio neste momento?

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia