6 dicas para ler melhor

A escrita e a leitura têm absolutamente tudo a ver uma com a outra. Quanto mais você ler, melhor irá escrever e vice-versa. Assim, da escola para a profissão, aos momentos de lazer, elas sempre estão presentes e necessárias. Conheça 6 dicas para ler melhor.

Por Louise Vianello

20/12/2017 às 11h29

A escrita e a leitura têm absolutamente tudo a ver uma com a outra. Quanto mais você ler, melhor irá escrever e vice-versa. Assim, da escola para a profissão, aos momentos de lazer, elas sempre estão presentes e necessárias.

 

Quanto mais você ler, melhores serão seus textos e, da mesma forma, quando mais escrever, melhor compreensão terá dos textos e o processo de escrita que os envolve é um processo diário e pode ser melhorado com hábito e tempo.



Mas fique atento! Administrar o tempo de leitura é tão importante e difícil quanto controlar finanças pessoais. O hábito da leitura deve unir disciplina e prazer. Por isso, preparamos 5 dicas especiais para você ler melhor. Confira a seguir!

  1. Leia com atenção e elimine distrações

Para conseguir absorver o máximo do texto que se está lendo, é necessário uma leitura cuidadosa e atenciosa. Não tenha medo de destacar, anotar e marcar as páginas, sua personalização do livro irá completar aquilo que o autor deseja transmitir. Também fique atento para clichês, ideias ou frases muito usadas. É uma ótima maneira de evitar esses deslizes em seu texto. Mas acima de tudo, se concentre no que estiver lendo e tente fazer uma atividade de cada vez para eliminar distrações que possam atrapalhá-lo.

  1. Faça fichas

Outra maneira de aprimorar a leitura e ter uma visão geral do conteúdo do livro é por meio de fichas. A memória humana é limitada. Para muitos de nós, uma maratona de leituras é uma sobrecarga cerebral. Escrever um pouco sobre cada livro que lemos torna as lembranças mais acessíveis.  Por isso, classifique personagens, faça anotações e tome nota de tudo que quiser e achar necessário. Se aprofundo no que está lendo e anote que considerar importante e que fará diferença em sua leitura.

  1. Aproveite ao máximo o material que estiver lendo

Muitas publicações podem incluir materiais complementares, como questionários, críticas e notas sobre o autor e a tradução, por exemplo. Não ignore as informações e apoio oferecidos por esses materiais, pois eles podem proporcionar um entendimento muito maior sobre o contexto em que o autor escreveu, quais eram suas principais influências e etc.

  1. Leia em voz alta

Ler em voz alta é uma ótima estratégia de memorização e entendimento de leituras mais complexas e exigentes. Quando estiver na fase inicial da escrita de seus textos, ler em voz alta também pode ajudá-lo a colocar as ideias em ordem e evitar que fique confuso ou mal explicado. Erros de gramática e na estrutura das frases também são evitados com mais facilidade quanto você escuta o que escreveu.

O conteúdo continua após o anúncio

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você

  1. Leia sempre mais e tenha sempre um livro ao seu alcance

Não adianta! A melhor estratégia para ler melhor é cultivar a leitura.  Não espere uma tarefa mandada pelos professores para ler por obrigação. Escolha obras de seu interesse e, gradualmente, aumente as opções para diversificar seus conhecimentos e gosto.

Para um leitor prevenido, qualquer momento de espera pode se transformar num momento de leitura. Os entusiastas do livro digital podem usar um tablet ou até mesmo um celular. Bons aplicativos de leitura, como o Kindle e o Kobo, atualizam as marcações de página em cada dispositivo e permitem que a leitura continue sem interrupções. Quem prefere os livros de papel pode reservar um espaço na bolsa ou mochila. Somando as páginas lidas nesses minutos ociosos, é possível ler livros inteiros.

 

6) Tenha um compromisso firmado com a leitura

Ler por obrigação pode ser divertido desde que a obrigação parta do próprio leitor. Para vencer as distrações do cotidiano e a tentação de deixar os livros para depois, reserve algum tempo todos os dias para a leitura. Alguns preferem ler na cama antes de dormir. Outros se sentem mais dispostos pela manhã, antes de ir para o trabalho. O importante é respeitar o tempo dedicado à leitura e, se possível, tentar estendê-lo. Aos poucos, ler se tornará um prazer cotidiano e o leitor se sentirá ansioso para encontrar-se novamente com os livros.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia