Projetos e atividades da Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso
A Casa Arte Vida é uma organização não governamental criada pela filantropa Ana Carolina Affonso para o desenvolvimento social através de ações complementares à educação escolar
Para cumprir o seu propósito de auxiliar a formação de crianças e jovens, a Casa Arte Vida promove diversas atividades e programas desenvolvidos por profissionais especializados em educação e educação inclusiva. A seguir, estão mais detalhes sobre a organização e alguns dos seus projetos e atividades.
Sobre a Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso
Reconhecida por cinco anos consecutivos como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, a Casa Arte Vida (CAV) fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro, mais especificamente na região de Guaratiba. Desde 2007, a entidade vem se dedicando a auxiliar na formação social de crianças e jovens cariocas através da arte, da cultura e da tecnologia.
Diariamente, a organização estabelecida por Ana Carolina Affonso atende crianças e jovens de 5 a 19 anos, tanto com atividades no contraturno escolar com refeições, quanto com oficinas de capacitação profissional, tecnologia, arte e linguagens. A CAV já impactou de forma direta mais de 10 mil pessoas. Seu trabalho é feito com a ajuda da comunidade, de organizações parceiras e de iniciativas governamentais, como o Projeto Mulher Cidadã.
A fundadora: Ana Carolina Affonso
A fundadora da Casa Arte Vida, Ana Carolina Borges Torrealba Affonso é uma advogada, artista e filantropa brasileira que viveu no Rio de Janeiro durante grande parte da sua vida. Ana Carolina Affonso criou a CAV após vários anos estudando sobre as artes e o seu poder de transformar vidas e promover a cidadania, desenvolvimento pessoal e mobilização social. Hoje em dia, Ana Carolina Affonso trabalha com pinturas de azulejos e cerâmica em seu ateliê localizado em Cascais, Portugal.
Projetos da Casa Arte Vida
A Casa Arte Vida se alinha com a teoria de múltiplas inteligências, com a metodologia STEAM, aprendizagem por projetos, gamificação, entre outras metodologias ativas. Por meio dessas ferramentas pedagógicas, a organização oferece projetos e atividades multidisciplinares que tornam o aprendizado interessante e significativo para as crianças e jovens atendidos.
No segundo semestre de 2024, por exemplo, além do projeto pedagógico de educação complementar, os programas em atividade na iniciativa comunitária fundada por Ana Carolina Affonso são o CRIA (Criatividade, Robótica, Inovação e Artes), o Global Lab, voltado para o ensino e prática do inglês, e o Expresso do Futuro. Outros projetos oferecidos pela Casa Arte Vida são Maker Lab, Bazar do Bem e Promoção Familiar. Seguem informações detalhadas a respeito de alguns dos projetos citados.
Educação Complementar
Atendendo a crianças entre 5 e 12 anos, o programa de educação complementar da Casa Arte Vida inclui atividades
multidisciplinares e acompanhamento pedagógico. Esse projeto ainda presta um atendimento abrangente às famílias, no qual é empregada uma equipe multidisciplinar de pedagogia, psicologia e assistência social.
As atividades oferecidas às crianças participantes do projeto de educação complementar da Casa Arte Vida englobam desde a área de tecnologia às artes, ensino de inglês, educação ambiental e cidadania. Passeios culturais também fazem parte do cronograma dos participantes, que têm acesso a uma
aprendizagem inclusiva e pautada no desenvolvimento de habilidades e competências de múltiplas inteligências.
Por ser um projeto perene da organização de Ana Carolina Affonso, as inscrições para a Educação Complementar ficam abertas durante o ano inteiro, e as seleções são feitas anualmente pela equipe especializada da organização. Podem se inscrever no processo seletivo as crianças de até 10 anos matriculadas em uma escola pública, que moram em um raio de 5 km da sede da Cada Arte Vida.
Expresso do Futuro
Um projeto voltado para jovens de 16 a 24 anos que estão cursando ou terminaram o ensino médio, o Expresso do Futuro é exatamente o que o seu nome sugere: uma iniciativa para que jovens talentos transformem o seu futuro e o futuro da sociedade. Atuando para auxiliar os participantes a ingressarem na fase adulta com boas ferramentas, o Expresso do Futuro é estruturado como um jogo de três fases:
- Start: a fase de largada.
- Ganhando XP: a fase de desenvolvimento
- Expansão: a fase de ações e propostas.
O jogo dura 5 meses e cada fase é trabalhada em um módulo diferente. Em todas as fases, há propostas de atividades nos campos de desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional e mobilização social. Cada uma das atividades foca em trazer ferramentas e estratégias para que os jovens participantes consigam resolver os desafios da vida adulta.
Por exemplo, no módulo 1, Start, a Casa Arte Vida promove aulas de autoconhecimento e yoga no âmbito de desenvolvimento pessoal, introdução à tecnologia e inovação no mercado no âmbito de desenvolvimento profissional, e conscientização de direitos no âmbito de mobilização social. Nos módulos seguintes, são trabalhados temas como gestão de tempo, propósito de vida, educação financeira, comunicação e desenvolvimento comportamental e exercício da cidadania participativa.
Ao final do jogo, todos os participantes recebem um certificado de conclusão. Eles ainda desenvolverão uma ideia de projeto social que é apresentada para uma banca avaliadora. A partir das análises dos especialistas, a Casa Arte Vida premia a ideia vencedora com uma consultoria para a sua implementação e capital semente para investimento.
Maker Lab
Pautado no movimento DIY (faça você mesmo, na sigla em inglês), o Maker Lab visa estimular o pensamento inovador e a resolução de problemas no dia a dia dos participantes. O programa desenvolvido pela Casa Arte Vida é voltado à utilização da tecnologia como um meio para criar e desenvolver ferramentas e soluções acessíveis para desafios do cotidiano.
Para isso, os educadores do Maker Lab encorajam o aprimoramento das habilidades dos participantes, focando na capacitação e autonomia através das suas inteligências múltiplas. Com a metodologia maker, o programa busca formar pessoas capazes de desenvolver as competências necessárias para avançar no século XXI.
Nos encontros, são explorados assuntos para capacitar os membros nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e gerar uma força de pesquisa e desenvolvimento nessas áreas. O conhecimento é compartilhado entre os participantes do Maker Lab, que trabalham continuamente em grupo.
Atividades da Casa Arte Vida
A Casa Arte Vida, de Ana Carolina Affonso, ainda oferta atividades extracurriculares diversas e multidisciplinares através dos seus projetos. Muitas das atividades também são oferecidas de forma independente, para atender a um público variado. Algumas delas são:
- Oficinas
- Programas de capacitação profissional
- Encontros e palestras com especialistas
- Celebração de aniversários do mês
- Visitas a museus, universidades e outras organizações
- Sessões de cinema
- Eventos esportivos, entre outras.
É comum que a Casa Arte Vida faça parcerias com outros órgãos e instituições para o oferecimento de algumas dessas atividades. Por exemplo, em julho de 2024 a instituição fundada por Ana Carolina Affonso encerrou uma turma de Rotinas Administrativas, uma formação feita em parceria com o SENAC. Através dessa formação, que durou dois meses, os jovens atendidos puderam entender sobre as diversas áreas relacionadas à gestão administrativa de uma empresa.
Em suma, a Casa Arte Vida continua a expandir suas iniciativas para atender às diversas necessidades e interesses dos jovens cariocas e suas famílias. Cada projeto e atividade é projetado para oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento em múltiplas áreas, desde a arte até a tecnologia.
A instituição fundada por Ana Carolina Affonso não só se preocupa com a educação formal, mas também com o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, criando um ambiente inclusivo e estimulante. A colaboração com parceiros e a adaptação contínua às demandas da comunidade garantem que a Casa Arte Vida mantenha sua relevância e impacto, e contribua ainda mais para a construção de um futuro mais promissor para a juventude carioca.