Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Gema curada – ingrediente milenar da cozinha asiática

Já comeu gema curada? Experimente! Tá aqui a receita!

Por Claudia Figueiredo

24/07/2020 às 10h15 - Atualizada 24/07/2020 às 10h05

Na Ásia, a técnica é especialmente antiga (existem registros que datam de 500 d.C, na China, de ovos de pato curados) e costuma aparecer em todos os tipos de preparos: dos salgados aos doces – inclusive em sorvetes e como recheio de croissants e macarons.

O gosto da gema curada não tem nada a ver com a versão in natura. Vai bem com queijo parmesão, em lâminas, ralado sobre alguma massa.

Em uma versão mais líquida, a gema curada no shoyu e no saquê se torna o acompanhamento ideal para outras criações, como uma galinhada, por exemplo.

Técnicas de cura

Existem pelo menos duas formas de curar gemas: a técnica seca e a molhada. Na primeira, o ingrediente fica envolto em uma cama de sal e, às vezes, também de açúcar, para ser aplicado em sobremesas.

Embora o sal e o açúcar sejam suficientes para transformar as gemas por completo, nada impede a adição de outras especiarias para uma alternativa inusitada. Um toque de pimenta do reino, curry ou qualquer outra erva pode ser uma forma interessante de agregar ainda mais complexidade ao ingrediente.

O conteúdo continua após o anúncio
Cerâmicas cedidas pelo Atelier Adriana Lopes

Como eu curei a gema

Para curar a gema de ovo, deixe-a imersa 24 horas (sem a clara) em uma mistura de partes iguais de molho shoyo e cachaça (ou saquê). Se quiser a gema ainda mole, deixe apenas 9 horas na mistura.

Versão doce da Chef Janaína Rueda

Mergulhe as esferas douradas em uma calda rala de açúcar com um pouco de sal e rum, depois adicione leite de coco à mistura. Empane com coco ralado bem fininho.

O sabor e a textura mudam completamente! Faça aí e me fala.

Siga-nos nas redes sociais (@gastrocomamor), clicando nas palavras: Facebook, Instagram e Youtube.

Um beeeeiiiijjjjoooo!

#gemacurada #receita #receitadegemacurada #gemadeovocurada #ceramica #adrianalopes #cozinhandonaquarentena #tribunademinas #radiocbn #cbnjuizdefora #espaçogourmet #nacozinhacomclaudinha #gastrocomamor

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor e por encomenda. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". Blogueira do www.gastrocomamor.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia