Tópicos em alta: sarampo / CPI dos ônibus / polícia / bolsonaro / reforma da previdência

Dor na Lombar é a Maior Causa de Incapacidade do Mundo

Por Alice Amaral

20/08/2019 às 12h58 - Atualizada 20/08/2019 às 13h25

Quase todo mundo vai ter dor lombar em algum momento de sua vida. Ela pode afetar qualquer pessoa independente da idade, segundo um estudo feito pelo periódico The Lancet, o numero de pessoas com a doença aumentou em 54% desde 1990. A pesquisa reuniu 33 autores internacionais, mostrou que agora ela á a principal causa de incapacidade em todo o mundo.

A Lombalgia, popularmente conhecida como dor lombar, dor nas costas ou dor na coluna, é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o principal problema de saúde funcional nos países ocidentais industrializados. Estima-se que 15% a 20% dos adultos têm dores nas costas durante um único ano e 50% a 80% experimentou pelo menos um episódio de dor nas costas durante toda a vida. A Lombalgia não diferencia idade e atinge desde adolescentes a idosos, e é uma das principais causas da deficiência na população ativa adulta e uma das principais causas de faltas ao trabalho, elevando o índice de absenteísmos.

A maioria das pessoas com novos episódios de dor lombar se recuperaram  rapidamente, no entanto, a recorrência é comum e em alguns caos se torna persistente e incapacitante. Somente 5 % das pessoas que sofrem procuram ajuda especializada, Tratada muitas vezes de forma desleixada, a lombalgia tem que ser tratada como um sintoma, não uma doença.

O conteúdo continua após o anúncio

Cerca de 90% dos reumatologistas brasileiros recomendam a essas pessoas o repouso,  o número de cirurgias é abusivo e desnecessário, uma vez que nem sabemos qual a causa do problema. Segundo o estudo, no período de 1995 a 2014, o custo de cirurgias espinais aumentou 540%.

No Brasil, a lombalgia atinge 13% da população, segundo o PNAD (Programa Nacional de Amostra por Domicílios), a dor na lombar é a segunda condição de saúde mais recorrente no país, ficando atrás apenas de hipertensão arterial

A dor lombar, ou lombalgia, é uma condição complexa com vários contribuintes, como: fatores psicológicos, sociais,  biofísicos e comorbidades. Fatores de estilo de vida, tais como o tabagismo, a obesidade, e os baixos níveis de atividade física, também estão associados com a ocorrência de episódios de dor lombar.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia