Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

A cara do inverno

Por Ana Paula Calixto

19/06/2020 às 06h49 - Atualizada 18/06/2020 às 21h55

Este ano não vai ser igual àquele inverno que passou. A estação mais fria do ano, considerada a mais charmosa por conta dos looks mais elaborados, está começando e chega num cenário de moda completamente atípico. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus afetando toda a cadeia de produção da moda e também os hábitos de vestir, vários conceitos estão sendo revistos. Com todos os acontecimentos, especula-se uma mudança no calendário do varejo, com um movimento da indústria para se realinhar e lançar as coleções coincidindo com o início e término das estações. Mas muita água ainda vai rolar, os ajustes não são fáceis de ser aplicados, e não dá para fazer exercício de futurologia para tentar adivinhar o que irá acontecer com o mercado de moda, mas algo já mudou acentuadamente nos últimos três meses com as pessoas passando mais tempo dentro de casa: a maneira de se vestir. E como estamos vivendo um momento de grande mudança social, o comportamento influencia diretamente as coleções e, consequentemente, as tendências de moda.

Tudo o que está ao nosso redor influencia o modo como nos vestimos. O que assistimos na TV, no cinema ou em nosso feed do celular, se nos agrada, tentamos fazer igual. Somos induzidos, a todo tempo, a criar referências e a reproduzi-las em um determinado momento. De uma maneira bem direta, pode-se dizer que tendência é oferta e estilo é escolha. A tendência qualifica um momento da moda caracterizado por seus especialistas, traduzindo em peças de roupas temas, cores, tecidos, estampas e formas. E assim como todo o sistema da moda, o ciclo das tendências também será alterado.

Não existe mais uma única verdade vestível, e sim várias. A moda contemporânea não combina com ditar regras. Daí as inúmeras possibilidades de estar na moda.

Hoje, a maior tendência é ser você!

Mas como a gente adora uma listinha e estamos sempre de olho nas invenções de moda por aí, a coluna trouxe sugestões de peças que são a cara do inverno pra você já entrar no clima, cada vez mais frio, da estação.

Nos looks de inverno, a textura das peças faz toda a diferença. Nas temperaturas mais baixas, o gostoso é a roupa que abraça, que traz conforto. A vontade mesmo é de ficar enrolada na coberta o dia todo, mas peças em pelúcia, tricô, moletom, plush, lã fazem bem o papel de aquecer e acolher.
Inspire-se nas cores, texturas e estampas das peças típicas do inverno para um look quentinho.

Estampas

As clássicas padronagens invernais como o xadrez (em várias versões), o pied-de-poule (pé de galinha) e o pied-de-coq (pé de galo, a versão maior) já deixam o look no clima de imediato, mas as estampas selvagens como oncinha, leopardo, cobra e zebra são sempre ótimas opções.

Pra alegrar dias cinzentos, vista-se de cores intensas! Um toque de cor e alegria nos dias invernais sempre cai bem! Invista em cores vibrantes como rosa, verde, laranja e, se animar, entre na vibe neon, os tons eletrizantes voltaram com tudo!

O conteúdo continua após o anúncio

Aproveite as dicas das tendências para dar um boa olhada no seu armário, montar looks gostosos e estilosos para passar os dias mais frios e lembre-se que, em tempos de quarentena, ressignificar é a palavra de ordem: usar suas peças de maneira diferente, com outras combinações, em outro contexto e mais do que nunca, do seu jeito.

E quando for pensar nos looks de inverno que estão no seu armário, aproveite para separar peças para quem não tem como comprar ou não possui peças adequadas para enfrentar os dias e as noites frias. Instituições estão sempre realizando campanhas do agasalho. A tendência mais bonita de todas é ser solidário.

Moletom
A estrela da temporada! Já teve até coluna especial dedicada a ele. Use e abuse dessa peça. E vale usar de maneira inusitada ou numa proposta oversized, aquela modelagem exagerada. Aqui vale dar uma espiada no armário do marido, namorado ou filho e dar uma variada na produção.

Tricô
Seixa o look mais arrumadinho com o mesmo conforto. Nestes tempos de aumento das atividades manuais, os pontos de tricô podem ser uma boa terapia pra passar o tempo

Conjuntos esportivos
As calças e casacos com pegada esportiva, os famosos conjuntinhos, são os campeões nas escolhas dos looks de inverno. Sempre dá match!

Cardigans
De casaco da vovó pra peça fashionista! O cardigan está bombando em várias produções das redes sociais. Pra usar como “manda” a tendência é só colocar o cardigan sem nada por baixo e com alguns botões fechado, como se fosse uma blusa. Look pronto!

Casaco de pelúcia
Praticamente um cobertor de vestir! Peça mais gostosa das coleções de inverno, aparecem em várias versões

Conjuntinhos
Estampados, lisos, de plush, no estilo pijama, é a hora e vez desses looks que já vêm prontos, é só vestir mesmo. O perigo aqui é só querer usar o tempo todo!

Legging
A melhor parceira para todos os tops! A legging assumiu o protagonismo dos looks e não aparece só na clássica versão preta a criatividade está solta!

Ficha técnica:

Ilustração: @mercadodasalvacaostudi

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia