Como melhorar seu condicionamento e realizar tarefas simples sem sentir dores
O exercício físico vai muito além de ter um corpo bonito e sarado. Quem nunca se deparou precisando dar aquela corridinha para pegar um ônibus e, quando consegue chegar no tempo, chega “bufando”? Ou quem nunca se sentiu com pouca força ao sair do supermercado tentando carregar apenas duas sacolas? Quem também nunca teve dificuldade ou sentiu dores nas costas ao varrer uma casa? E aquela escada que você gostaria imensamente que houvesse um elevador para não ter que subi-la a pé? Se, pra alguma dessas perguntas, sua resposta foi “eu”… Sinto muito, mas preciso te dizer que você está precisando de condicionamento físico.
O termo condicionamento físico geralmente está atrelado a atletas, que precisam de alta performance para melhorar seu desempenho em determinadas fases da carreira ou campeonato. Porém, todos nós precisamos ter esse condicionamento físico para conseguir realizar tarefas simples do dia a dia sem sentir dores, desconforto ou até mesmo sem lesionar.
O nosso corpo está em constante movimento e, para fazer simples tarefas de vida diária (avd´s), precisamos ter condicionamento, ou seja, conseguir realizá-las de forma eficiente, independente e sem dores. Carregar algumas sacolas, varrer ou passar um pano na casa, correr para pegar um ônibus, subir escadas, muitas vezes é, para algumas pessoas, uma tarefa difícil e desgastante . Além do sedentarismo, o excesso de álcool, o tabagismo, a má alimentação, a privação de sono, o estresse faz com que as pessoas se sintam ainda mais cansadas e com falta de condicionamento para simples coisas do dia a dia.
A prática do exercício físico auxilia o indivíduo a alcançar a melhora no desempenho musculoesquelético e metabólico através do trabalho de força muscular, potência, resistência e flexibilidade gerando assim mais autonomia para realização das mais simples tarefas até mesmo a alta performance.
Então, quais os melhores exercícios para ganhar condicionamento físico?
Como sempre falo aqui, não existe exercício ruim. O único exercício ruim é aquele que você não faz. Agora, para você melhorar seu condicionamento físico, o ideal é que você faça exercícios de maneira orientada por um profissional capacitado. Exercícios de fortalecimento muscular como pilates, musculação, crosstraining, treinamento funcional e eletrofitness, duas ou mais vezes na semana, irão te ajudar no ganho de força. Exercícios aeróbicos como corrida, caminhada, natação ou bicicleta poderão te ajudar na melhora da capacidade cardiorrespiratória. Para melhorar a flexibilidade, exercícios como yoga, pilates ou aula de alongamentos devem ser realizados de uma a duas vezes na semana também.
Claro que, em um cenário ideal, esses exercícios poderiam ser feitos em dias alterados, levando o indivíduo a uma vida mega ativa com prática de atividades todos os dias da semana. Porém, sabemos que não é uma realidade da maioria das pessoas. Portanto, o profissional de educação física com um bom conhecimento poderá te ajudar com protocolos completos que trabalhem todas as valências em um só treino, gerando assim um melhor condicionamento físico e, consequentemente mais saúde, qualidade de vida e longevidade para você.
