Como os excessos alimentares podem impactar nas festas de final de ano?
Como os excessos alimentares podem impactar nas festas de final de ano é uma muito comum! Isso porque consumo excessivo de alimentos gordurosos, rico em açúcar e com muitas calorias durante os períodos festivos podem sim ter efeitos negativos à saúde como o ganho de peso, problemas gastrointestinais, gases e aumento do colesterol e triglicerídeos. Isso ocorre porque a maioria das pessoas começa a se permitir comer de tudo e mais um pouco não apenas na ceia de natal ou virada do ano, mas durante todo o mês de dezembro e mais uns dias de férias em janeiro. Esse período representa quase 15% a menos do seu ano de investimento em alimentação balanceada, hábitos saudáveis e rotina de exercícios.
Não estou falando que devemos deixar de comer durante as festas, mas usar boas estratégias para que isso não torne um pesadelo no final, porque o que realmente importa não é o que você come entre natal e ano novo, e sim o que você come entre o ano novo e o natal.
Dar preferência a bebidas destiladas como gim e wisky é uma boa opção, porém lembrando sempre de hidratar juntamente, ou seja, a cada dose da bebida, o ideal é tomar, no mínimo, 2 taças de água. Preferir entradinhas com os famosos frios (queijos, frutas, torradinhas e pastas) também é uma excelente estratégia pois são alimentos protéicos, leves e que darão saciedade evitando que você coma muito além do necessário na hora da ceia. Mais uma dica de ouro é que você não se deixe levar pelas gostosuras de sobremesas regadas a leite condensado, escolha uma opção apenas ou, se preferir experimentar mais de uma, coloque pequena quantidade de cada.
O exercício físico também é super importante nessa época pois ele vai te ajudar pelo menos na manutenção do peso e auxiliar no processo digestivo melhorando o funcionamento do intestino no pós festa. Mas não precisa ser rigoroso, pois sabemos que nessa época bate aquele cansaço e sensação de férias. Portanto tente praticar ao menos 3x na semana, procure exercícios diferentes dos habituais, aquele que você goste como caminhada, um jogo de bola ou andar de bicicleta ao ar livre. Diminua a intensidade mas não pare de se movimentar. Ah! Lembre-se! Nos dias sequentes as festas, evite fazê-los, de preferência ao descanso do corpo e hidrate-se muito! No mais, boas festas e divirta-se!