Benefícios do mergulho recreativo com cilindro
Mergulho é um esporte subaquático, que está crescendo, e cada vez tem mais adeptos em todo o mundo. Além de ser uma ótima higiene mental, traz vários benefícios pra nossa saúde. Mergulho é a prática esportiva de submergir dentro d’água usando ou não um aparato para respirar. Existem vários tipos de mergulho:
– Mergulho livre: feito em apneia (com o próprio fôlego).
– Mergulho com snorkel: a pessoa fica maior parte do tempo nadando na superfície, respirando através de um tubo acoplado a máscara de mergulho.
– Mergulho autônomo: feito com cilindro, que contém ar comprimido que permite submergir totalmente e permanecer debaixo d’água por mais tempo. O mergulho autônomo é conhecido como mergulho com Scuba, uma sigla em inglês “Self Contained Underwater Breathing Apparatus” que em português significa dispositivo para respiração subaquática autocontido.
O mergulho é um esporte milenar que teria iniciado na antiguidade com o objetivo de resgatar objetos valiosos, como armamentos e também alimentos. Antes do Scuba usava-se o escafandro, um traje ligado a um aparelho na superfície para fornecer ar. A invenção do Scuba em 1943 por Jacques Cousteau e Emile Gagnan transformou o mergulho autônomo, proporcionando respirar e locomover debaixo d’água. Os mergulhadores carregam sua própria fonte de ar (cilindro), podendo ficar mais tempo submersos. Esse equipamento abriu caminho para os modernos equipamentos de mergulho que temos hoje em dia.
Praticamente qualquer pessoa pode fazer mergulho com cilindro, desde que esteja em boas condições de saúde e que não tenha:
-Problema respiratório como asma, enfisema
-Diabetes descompensado
-Obesidade grave
-Problemas cardiovasculares (insuficiência cardíaca ou arritmia)
-Gravidez
-Doença de refluxo gastroesofágico grave
-Epilepsia, claustrofobia ou síndrome do pânico
-Hérnia inguinal ou umbilical não reparada
-Rinite alérgica não tratada; infecção de vias aéreas superiores
-Membrana timpânica perfurada
-Pessoas totalmente sedentárias, sem nenhum condicionamento físico
-Crianças menores de dez anos
O mergulho além de ser divertido, é um excelente exercício físico. Diminui estresse, ansiedade, depressão, ajuda a relaxar o corpo e a mente, diminui o cortisol (hormônio do estresse) e aumenta a endorfina que causa sensação de bem-estar; melhora o sono, o condicionamento respiratório (fortalece os pulmões); estimula o fortalecimento muscular (principalmente em membros inferiores), aumenta a força, melhora a flexibilidade e o equilíbrio; aumenta a resistência física; estimula o sistema circulatório, diminui a pressão arterial e o ritmo cardíaco e ajuda a queimar calorias (pode-se queimar até 350 calorias por mergulho e geralmente fazemos dois mergulhos). Melhora o autocontrole e a concentração (o mergulhador precisa manter-se focado durante todo o tempo de mergulho, porque qualquer deslize pode ser fatal).
O mergulho também favorece um contato próximo com a vida marinha, proporcionando o privilégio de interagir com os animais no seu habitat natural e observar de perto uma enorme variedade de peixes, corais e outras criaturas. Estimula o desejo de viajar para conhecer lugares novos e de forma diferente, que é mergulhando. Melhora a socialização e ajuda a fazer amigos. O mergulho na maioria das vezes é em dupla, o que cria uma cumplicidade e estimula a cooperação e o companheirismo. Segundo Jacques Cousteau essa pessoa chamada de “dupla” passa a ser importante para nós, porque além de poder salvar nossa vida, passa a compartilhar tudo que vemos e sentimos.
Além disso o mergulho favorece a exposição ao sol ajudando na produção de vitamina D, fator importante na produção de endorfinas (sensação de bem-estar), para aumentar a força e agilidade muscular, na prevenção e tratamento de doenças degenerativas, autoimunes, envelhecimento precoce e até alguns tipos de câncer.
Mergulho também ajuda a superar medos e aumenta a autoestima. Ele provoca uma sensação de paz, segurança e bem-estar, aproxima gerações e une famílias.
Mergulhar é se aventurar no fundo do mar. É um esporte relativamente fácil, mas requer treinamento. E embora seja considerado um esporte radical, é uma atividade segura, desde que siga as normas e critérios de segurança e tenha recebido um treinamento apropriado.